x
Convex Datacenter
Página 47 de 57 PrimeiroPrimeiro ... 3738394041424344454647484950515253545556 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 553 a 564 de 677
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por Stellfeld Ver Post
    Como fica sebando se meu CJ5 tem o "tal" "eixo semi-flutuante'' ASSASSINO???
    simples se é original ele tem
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Leopoldo

tenho uam duvida, pode ajudar? -----> http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64977
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    .... Sobre o shimmy estou curioso!!! qual a idéia?

Voltando ao tópico, embora seja meio off topic deste, mas respondendo à sua pergunta, aparentemente resolví meu problema de shimmy.

Depois que instalei um jogo de pneus 35"x12.5"x15" trepador, o maledeto veio com tudo. Foi então que eu fui observar aonde estavam as folgas do sistema de direção, ví que muito era proveniente das buchas da panhard. Aí ocorreu a ideia de como matar a folga: com terminais rotulares.

Fiquei um tempo procurando as peças para montar um kit para o meu monstrinho, e acabei achando a combinação perfeita.

Eu vou passar a minha solução para vc’s. Esta solução pode eventualmente corrigir problemas de shimmy para quem suspensão 4 link, ou semelhantes. Esta solução é a mais caseira possível, pois não vai criar dependência de recorrer a torneiro e pode ser feita com as ferramentas profissionais que vc pode eventualmente ter em casa.

Atenção:

1- barra panhard não pode ser instalada e jeep com suspensão normal (com feixe de molas). Neste caso, deve se recorrer ao sistema Watt, e nesse caso, usar os terminais rotulares.
    2- Embora seja a solução mais caseira possível, certas ferramentas são mandatórias. Certo grau de perícia também.

Para transformar um kit panhard de buchas para terminais rotulares, vc necessita dos seguintes materiais:

1- Serra copo de 19 mm e suporte apropriado;
    2- Furadeira pneumática de baixa RPM (até 500);
    3- Obvio ... compressor de ar e linha de ar com filtro e regulador;
    4- Retífica pneumática;
    5- Se houver sistema de lubrificação da ferramenta pneumática ou não esquecer de colocar óleo na entrada de ar da ferramenta pneumática antes de usar;
    6- Jogo de ponteiras para a retifica (variadas);
    7- Meio de lubrificar e refrigerar a serra copo;
    8- Maquina policorte ou serra de fita ou se tiver sorte, um torno em casa;
    9- Uma barra de direção de Toyota, PN 4546198001;
    10- Um par de porcas para terminais de direção de Toyota, com rosca esquerda e direita, Dia. 20 mm e passo 1,5 mm;
    11- Um par de terminais rotulares INA GAR 20 UK/GAL 20 UK (ou equivalentes)
    12- 2 pares de buchas lisas IKO IR 20x25x16;
    13- Um par de parafusos Allen de 20 x 110 mm, meia rosca;
    14- Um par de porcas parlock 20 mm;
    15- Primer e fundo fofatizante;
    16- Lata de graxa molikote;
    17- Protetores de ouvido e olhos;
    18- Luvas de raspa;
    19- Esmerilhadeira elétrica;
    20- Discos de corte de Dia. 5” e espessura 2 mm;
    21- Maquina de solda elétrica ou jogo de macho esquerdo e direito Dia. 20 mm, passo 1,5 mm em aço rápido;
    22- Furadeira de coluna ou de bancada. Para suportes ou peças que podem ser removidas para a furação; e
    23- Mascara de solda.

Explicação:

Os terminais rotulares selecionados possuem a mesma rosca do barramento da toyota, e mais importante: esquerdo e direito ( Dia. 20mm, passo 1,5 mm). Não dá para usar barramento de jeep ou rural porque não existe terminal com rosca 11/16 UNF. Barramento de toyota é comum em lojas e não há de se ficar inventando barramentos exóticos.

A furadeira pneumática é a única forma de utilizar a serra copo para alargar os furos nos suportes de chassis, porque a RPM máxima para a a serra é de 400 rpm. Senão vai fritar e destruir a serra.

As buchas IKO são utilizadas para ajustar o posicionamento da rotula sobre o parafuso allen que vai ao suporte. A folga lateral de trabalho entre a rotula e o parafuso deve ser absolutamente ZERO. O trabalho danado é cortar pelo menos uma de cada par na lagura certa com o disco de corte. Elas são feitas em aço feramenta.

O resto é trabalho braçal: furar com a copo de 19 mm, alargar e ajustar o furo para 19,99 a 20 mm. A copo alarga quase que o suficinete para o parafuso entrar mas é necessário o ajuste com a retífica. O dia. real do para fuso é de 19.97 mm.

A barra pode ser cortada e soldada no comprimento certo ou vc pode cortar a barra e usar um lado já roscado e usinar a rosca no outro lado. A vantagem de usar rosca esquerda/direita é que a barra fica regulável. Obviamente que o corte e ajuste da barra é a ultima tarefa.

Fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-img0040a.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-img0041a.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-img0043a.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-img0044a.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-img0045a.jpg  
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

É Incrivel! Trabalhei com frota de 336 veículos sendo 112 jipes, e diretamente no campo com jipes na Campanha de Combate a Febre Aftosa nos anos 70. Nesses ultimos 40 anos nunca deixei de ter um jipe, já rodei nos mais impossiveis terrenos e nas mais dificeis condições e até hoje ando aqui no Pantanal-ms e nunca me aconteceu nada com eixos e semi-eixos. Sempre eu mesmo que atualizo e reparo meus jipes, não confio em ninguem para essa missão que me apraz muito. Mas respeito suas dicas e parabenizo-o pelo trabalho. icojavali@hotmail.com

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Agradecimentos: 0
    Ico javali,

Desse universo de jipes que já rodou, quantos usvam pneus 33" ou 35" com rodas com offsets extremamente negativos, bloqueios nos diferenciais e etc?

Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Ico javali,

Desse universo de jipes que já rodou, quantos usvam pneus 33" ou 35" com rodas com offsets extremamente negativos, bloqueios nos diferenciais e etc?

Confirmo isso por experiencia propria, recentemente vendi os eixos originais que usava em meu jipe, eles estavam rodando há mais 14 anos no jipe com pneus 31, passei para um amigo que instalou em um javali com pneus 35 e motor 4.1 da F-1000, foi dar uma volta no quarteirão para fazer o teste e na hora de manobrar uma pequena acelerada a mais e estourou uma ponta de eixo (teve sorte que estava quase parado).

Nenhum. Todos usavam pneus originais tipo militar aro 16. Sempre procurei o equilibrio da maquina, pneus, motor etc... Inclusive a maneira de mandar, sempre preservando o veículo. Senão ficamos na estrada....

IMAGINO QUE HOUVE UM EXAGERO SEM PARAMETROS, SEMPRE TEM QUE CONSIDERAR A MOTORIZAÇÃO, TEM QUE HAVER HARMONIA. O EIXO QUE VOCE TIROU DEVERIA SER TAMBÉM DE UM JAVALI, CASO CONTRARIO A BITOLA SERIA DIFERENTE, E A RESISTENCIA MECANICA TAMBÉM.
    sE COLOCARMOS UM MOTOR DE SCANIA NUM FUSCA NÃO DÁ CERTO.
    SE COLOCARMOS UM MOTOR DE FORMULA 1 NUM JIPE TAMBÉM NÃO DÁ CERTO.
    UM FORMULA 1 TEM QUASE 1000 CAVALOS DE POTENCIA. UM CAMINHÃO MB 1113 TEM DE 128 A 130 HP. SE VOCE TROCAR OS MOTORES EM CADA UM NADA DÁ CERTO. UM QUEBRA E O OUTRO NÃO ANDA. JAMAIS DARIA CERTO UM MOTOR 4.1 NO JAVALI, É COLARO COMO 2 + 2 É 4..... E NA CONTA QUERIA QUE DESSE 6...ABRAÇOS MAS GOSTEI DAS EXPERIENCIAS QUE VCS FIZERAM icojavali@hotmail.com

A DIFERENÇA ENTRE EIXOS COM COROAS E PINHÕES DIFERENTES É O MESMO QUE O DIAMETRO DE PNEUS DIFERENTES A FRENTE E A TRAS. COM A RODA LIVRE AUTOMÁTICA AS VEZES COMPENSA ESSA DIFERENÇA. MAS O IDEAL É QUE SEJAM COROAS EPINHÕES COM NUMERO DE DENTES IGUAIS E TAMBÉM PNEUS CO DIAMETROS IGUAIS. MAS POR QUÊ ESSA TROCA? OS EIXOS SÃO MUITO BONS. ABRAÇOS icojavali@hotmail.com

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por icojavali2009 Ver Post
    Nenhum. Todos usavam pneus originais tipo militar aro 16.
    Eis a questão: pneus originais é a sua realidade e não a da maioria do pessoal do fórum.

Por isso a necessidade do flutuante!

Citação Postado originalmente por icojavali2009 Ver Post
    IMAGINO QUE HOUVE UM EXAGERO SEM PARAMETROS, SEMPRE TEM QUE CONSIDERAR A MOTORIZAÇÃO, TEM QUE HAVER HARMONIA. O EIXO QUE VOCE TIROU DEVERIA SER TAMBÉM DE UM JAVALI, CASO CONTRARIO A BITOLA SERIA DIFERENTE, E A RESISTENCIA MECANICA TAMBÉM.
    sE COLOCARMOS UM MOTOR DE SCANIA NUM FUSCA NÃO DÁ CERTO.
    SE COLOCARMOS UM MOTOR DE FORMULA 1 NUM JIPE TAMBÉM NÃO DÁ CERTO.
    UM FORMULA 1 TEM QUASE 1000 CAVALOS DE POTENCIA. UM CAMINHÃO MB 1113 TEM DE 128 A 130 HP. SE VOCE TROCAR OS MOTORES EM CADA UM NADA DÁ CERTO. UM QUEBRA E O OUTRO NÃO ANDA. JAMAIS DARIA CERTO UM MOTOR 4.1 NO JAVALI, É COLARO COMO 2 + 2 É 4..... E NA CONTA QUERIA QUE DESSE 6...ABRAÇOS MAS GOSTEI DAS EXPERIENCIAS QUE VCS FIZERAM icojavali@hotmail.com
    O pior que realmente colocou um 4.1 no javali, não achei errado não, o que não achei certo e colocar um pneu 35 em eixos que foi feito para aguentar pneus 225/75 R15, pelo menos se fosse os da F-75 que e para aguentar peso talvez daria certo, mesmo assim eu não arrisco.
    Ele colocou esses eixos por conta de ter comprado o javali sem eixos motor e caixa.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    tudo depende...

Usar todo conjunto original e com esforço apenas de ruas de terra e terrenos acidentados leves com certeza nunca vai precisar fazer nada com eixos...

Porém, devido as re-potencialziações (por questões práticas de consumo, desempenho, facilidade de peças de manutenção, ou para off-road em condições extremas) seria impossível utilizar os eixos originais...

A questão é quanto mais torque, menos os eixos aguentam, isso é natural!

De toda forma os eixos nunca quebraram, mas se quebrarem a 80km/h numa rodovia a "merda" tá feita... e o "SE" é a pior coisa que vc pode ter... SE e TALVEZ é foda!

Se você pode prever, e minimizar a possibilidade de problemas que arrisquem sua vida (e a dos outros) você não faria?

- Cinto de segurança de 3 pontos tb é só utilizado em acidente e nem por isso o pessoal deixa de instalar só proque nunca bateu... (o de 2 pontos resolve, mas vc bate o nariz no vidro que tal?).

- Gaiola ou santo antonio tb sót em serventia em uma capotagem, mas porque vc nunca capotou creio que não deixaria de ter...

O fato é, brasileiro ADORA um penduricalho inútil no carro, principalmente se faz o carro parecer mais alto, mais bunito, mas esquece compeltamente da segurança... isso explica o porque de poucos carros sairem originalmente com AIRBAG, porém todos tem "kit adventure", "kit aerodinâmico", "kit de rodas mais bunitinhas"... etc...

Agora KIT SEGURANÇA?? pra que? ah sim... vc nunca bateu!!!

BRASIL-SIL-SIL-SIL

Existem coisas que não precisam acontecer pra você se precaver, eu prefiro pecar pelo excesso de zêlo do que pela falta dele

abraços de flutuenates, freio a disco nas 4 e se puder de airbag tb eheeheh
    Jeep Cherokee SPORT 2000

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem