
Postado originalmente por
Sidnei Diogo
Por partes:
- O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso mas, possui uma distância muito grande entra as posições da alavanca, o que prejudica as trocas rápidas e, no caso de prolongamento da alavanca, requer um espaço um pouco grande para um Willys. Sua construção é, tecnicamente, igual a do 260F (F-1000 e cia) e se enquadra na mesma categoria (trasmissões leves - Eaton/Clark).
Um detalhe importante: O eixo primário é travado axialmente apenas por 2 "anéis de trava" localizados no rolamento do eixo-piloto e o secundário, não suporta carga axial (No chevette esta exigência não existia). Portanto, é fundamental numa adaptação que se construa um eixo com ressalto a ser travado entre as carcaças do câmbio e da T-case e tbm algum dispositivo que assegure a fixação axial do eixo primário. Caso isto não seja observado, ao receber carga axial, os eixos se deslocam e "escapa" marchas na desaceleração (perigoso em um declive acentuado).
Esse "detalhe", quando não observado, é a causa de muitas das reclamações de que o câmbio do cheva não aguenta.
- Os Diplomatas de 88 a 92 (os últimos) saíram de fábrica com o câmbio do chevette 1.6 (tanto os 4 como os 6 cc) acho que isso responde uma parte das perguntas, ou seja, aguenta o 6cc GM-250S; O Falcon é um pouco + complicado pq tem mais torque, mas é pra aguentar sim.
- A torção a que o câmbio é submetido é absorvida por todo o trem de engrenagens (saída do motor, engrenagens do câmbio, da reduzida, e dos diferenciais) e inicia na potência do motor e termina no diâmetro dos pneus. Caso o conjunto seja sub-dimensionado, o componente mais frágil é que vai pro saco (pode ser ponta de eixo - o mais comum, luva de acoplamento de cardan, cruzetas, engrenagens e até mesmo o motor caso seja mais fraco que o necessário). Acontece que as engrenagens são mais resistentes para aguentar forças radiais e dificilmente quebram por esse motivo.
- Os câmbios semi-pesados (caso do 260-F) são mais resistentes por causa, única e exclusivamente, de serem maiores mas se a exigência for de giro alto por ex., o do cheva é melhor (nesse quesito).
- O 260-F e afins são, portanto, mais resistentes "fisicamente", porém, chegam a custar até 5x (Eu só colocaria, prá "matar a pau", o ZF e não os Clark/Eaton).
- A relação das marchas do Cheva é melhor (para os CJ e 4x4 leves e curtos) que a do 240.
Agora, já que vc está com a cx seca da C-10, poderia utilizar o CL 2215 ou o 240 FS, mas são caros.
Enfim... O que vale mesmo é o gosto, a grana e o zêlo na adaptação.
[ ]'s