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  • #517
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Citação Postado originalmente por jz1978 Ver Post
    E alguém poderia então relatar melhor as experiências com o 6cc de opala?
    JZ: Te mandei uma MP.

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  • #518
    Usuário Avatar de hpnardino
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    Cade o cara que ia instalar o cl2205D no perkins, esta rodando? Quais são os resultados?

  • #519
    Usuário Avatar de eortiga
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    Meu jeep tem o conjunto AP 1.8 + caixa de chevette. To com essa configuração desde Dez/2007. Até hoje nao me deu problema, porém o conjunto apresenta um ronco (parece metal com metal) quando o jeep está em ponto-morto com a embreagem solta. Quando piso na embreagem o ronco para. Deve ser alguma coisa na adapatação entre motor e caixa. O que vcs acham? Alguém já passou por algo parecido? O que fazer? Será que pode quebrar a qualquer momento?

  • #520
    Usuário Avatar de edwint
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    Citação Postado originalmente por eortiga Ver Post
    Meu jeep tem o conjunto AP 1.8 + caixa de chevette. To com essa configuração desde Dez/2007. Até hoje nao me deu problema, porém o conjunto apresenta um ronco (parece metal com metal) quando o jeep está em ponto-morto com a embreagem solta. Quando piso na embreagem o ronco para. Deve ser alguma coisa na adapatação entre motor e caixa. O que vcs acham? Alguém já passou por algo parecido? O que fazer? Será que pode quebrar a qualquer momento?


    pode ser tanto a parte de embreagem, como o proprio cambio mesmo, pq, quando vc pisa na embreagem, o cambio para tambem.

  • #521
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Citação Postado originalmente por eortiga Ver Post
    Meu jeep tem o conjunto AP 1.8 + caixa de chevette. To com essa configuração desde Dez/2007. Até hoje nao me deu problema, porém o conjunto apresenta um ronco (parece metal com metal) quando o jeep está em ponto-morto com a embreagem solta. Quando piso na embreagem o ronco para. Deve ser alguma coisa na adapatação entre motor e caixa. O que vcs acham? Alguém já passou por algo parecido? O que fazer? Será que pode quebrar a qualquer momento?
    Eortiga, existe uma bucha de bronze no centro do volante (aquele que possui a cremalheira da partida e onde o disco de embreagem encosta) que recebe a ponta do eixo-pilôto. 99% dos meca que fazem adaptação não se lembram de cuidar desse detalhe. Pelo que vc relata, o problema é aí. Basta vc checkar o diâmetro interno da bucha e o externo do eixo-pilôto (aproveite e verifique o comprimento que este encaixa na bucha). O ideal é mandar tornear outra de acôrdo com sua adaptação (o material ideal é bronze sinterizado auto-lubrificante).

    Quando a bucha não está adequada, e o câmbio não está tracionando (ponto-morto), a ponta do eixo vibra e raspa na bucha originando este ruído a que vc se referiu.

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  • #522
    Usuário Avatar de eortiga
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    Sidnei,

    Vou verificar se realmente é isto. Pretendo desmontar o conjunto semana que vem para fazer uma manutenção preventiva, e quero aproveitar para resolver este problema. Valeu pela ajuda de todos. Depois de abrir eu relato o que realmente estava ocorrendo.

    Abraço!

  • #523
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    pessoal, penso em montar um ap2.0 injetado + 2205D + t-case willys......
    como esse conjunto se comporta com pneus 33?

    alguem me aconselha algo melhor?
    uso será misto, estrada, cidade (transito intenso) e trilhas.

    abraços

  • #524
    Sidnei

    Li todo o tópico (ufa) e alguns outros, e também tenho interesse nessa adptação em motor 6c.
    Tenho um motor F1000 Falcon 6c com cambio de C10 3m e quero saber se nesse motor dá para adaptar uma clarkette de 5m?

    Certo de sua atenção e de todos, agradeço.

  • #525
    Paulo Adati:

    Uso o câmbio 3m como o seu, qual a motivação para migrar para o "clarkette"?

  • #526
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Citação Postado originalmente por Paulo.Adati Ver Post
    Sidnei

    Li todo o tópico (ufa) e alguns outros, e também tenho interesse nessa adptação em motor 6c.
    Tenho um motor F1000 Falcon 6c com cambio de C10 3m e quero saber se nesse motor dá para adaptar uma clarkette de 5m?

    Certo de sua atenção e de todos, agradeço.
    Por partes:

    - O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso mas, possui uma distância muito grande entra as posições da alavanca, o que prejudica as trocas rápidas e, no caso de prolongamento da alavanca, requer um espaço um pouco grande para um Willys. Sua construção é, tecnicamente, igual a do 260F (F-1000 e cia) e se enquadra na mesma categoria (trasmissões leves - Eaton/Clark).

    Um detalhe importante: O eixo primário é travado axialmente apenas por 2 "anéis de trava" localizados no rolamento do eixo-piloto e o secundário, não suporta carga axial (No chevette esta exigência não existia). Portanto, é fundamental numa adaptação que se construa um eixo com ressalto a ser travado entre as carcaças do câmbio e da T-case e tbm algum dispositivo que assegure a fixação axial do eixo primário. Caso isto não seja observado, ao receber carga axial, os eixos se deslocam e "escapa" marchas na desaceleração (perigoso em um declive acentuado).
    Esse "detalhe", quando não observado, é a causa de muitas das reclamações de que o câmbio do cheva não aguenta.

    - Os Diplomatas de 88 a 92 (os últimos) saíram de fábrica com o câmbio do chevette 1.6 (tanto os 4 como os 6 cc) acho que isso responde uma parte das perguntas, ou seja, aguenta o 6cc GM-250S; O Falcon é um pouco + complicado pq tem mais torque, mas é pra aguentar sim.

    - A torção a que o câmbio é submetido é absorvida por todo o trem de engrenagens (saída do motor, engrenagens do câmbio, da reduzida, e dos diferenciais) e inicia na potência do motor e termina no diâmetro dos pneus. Caso o conjunto seja sub-dimensionado, o componente mais frágil é que vai pro saco (pode ser ponta de eixo - o mais comum, luva de acoplamento de cardan, cruzetas, engrenagens e até mesmo o motor caso seja mais fraco que o necessário). Acontece que as engrenagens são mais resistentes para aguentar forças radiais e dificilmente quebram por esse motivo.

    - Os câmbios semi-pesados (caso do 260-F) são mais resistentes por causa, única e exclusivamente, de serem maiores mas se a exigência for de giro alto por ex., o do cheva é melhor (nesse quesito).

    - O 260-F e afins são, portanto, mais resistentes "fisicamente", porém, chegam a custar até 5x (Eu só colocaria, prá "matar a pau", o ZF e não os Clark/Eaton).

    - A relação das marchas do Cheva é melhor (para os CJ e 4x4 leves e curtos) que a do 240.

    Agora, já que vc está com a cx seca da C-10, poderia utilizar o CL 2215 ou o 240 FS, mas são caros.

    Enfim... O que vale mesmo é o gosto, a grana e o zêlo na adaptação.

    [ ]'s

  • #527
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por Sidnei Diogo Ver Post
    Por partes:

    - O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso

    Será mesmo?? Eu tenho um pé atras com estes cambios... Tive opala 5 marchas(mesmo do chevelho) e sempre me deram dor de cabeça com cambio, teve um que troquei o cambio pq estava ruim, e o outro que coloquei no lugar em 6 meses já estava roncando...isso num 4 cil que eu só usava pra dar umas voltas.




    - Os Diplomatas de 88 a 92 (os últimos) saíram de fábrica com o câmbio do chevette 1.6 (tanto os 4 como os 6 cc) acho que isso responde uma parte das perguntas, ou seja, aguenta o 6cc GM-250S; O Falcon é um pouco + complicado pq tem mais torque, mas é pra aguentar sim.

    5 marchas em opala 6 cil só em 1992, e era Clark. Todos os outros anos sempre foi 4 marchas. Pq será?

    -
    ..........

    Falou!

  • #528
    Usuário Avatar de brunobregoli
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    Para colaborar...

    Pessoal, estou utilizando a cxa do chevette com AP 1.8 um pouco modificado. A caixa esta aguentando muito bem e a relaçao é simplesmente ótima.

    Já fundi o motor uma vez e a caixa nada....

    A disposição.

    Abraço

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