Postado originalmente por
Diego Ricardo Laranjeira
Juleymar,
coloquei no meu CJ5 ano 1972, tirei o BF161 gasolina beberrão. Sem dúvida a potência é menor, motor diesel sem turbina por si só já não fica veloz, e sendo 1.6 é bem menos que o que estamos acostumado. Mas nunca tive problemas por falta de força, mesmo porque com a 1ª do chevette que já é bem reduzida e com a reduzida ligada, não tem obstáculo que não passe, pode faltar aderência do pneu com o terreno, mas faltar força do motor não. Confesso que não me sinto seguro em passar dos 80 km/h no Jeep, acho que o máximo que já coloquei foi 90 km/h, mas não sinto estabilidade e segurança de forma geral para colocar mais que isso, então para mim esse motor atende muito bem, não vive dando manutenção, pois cuido bem dele (troco o óleo com antecedência, cuido da água para não corroer o cabeçote e o mais importante é o olho no ponteiro da temperatura, se passar do ponto de trabalho paro e olho se algum mangote está vazando ou coisa assim, nunca esperei o ponteiro chegar ao vermelho para parar e olhar o que era, mas só esquenta se vazar água, isso aconteceu poucas vezes e apenas por causa de oxidação de abraçadeiras), muitas peças são idênticas à do AP gasolina (bronzinas, buchas, pinos de pistons, peças externas), e não tem as chatices dos motores a gasolina com problemas de carburador desregulado, sujo etc e nem os problemas elétricos com distribuidor, cabos de vela isolando etc. Ocorreu de eu passar 10 messes sem andar no Jeep, sem ligar, apenas dei uma carguinha na bateria e pegou de primeira, sem titubear, meus colegas de Jeep ficam impressionados com isso, pois num gasolina carburado isso nem daria para pensar, sobretudo em região litorânea onde moro (a 500 m da praia). Isso sem falar na vantagem de eu nem me preocupar com água no distribuidor. Gosto muito desse motor.
O meu está fazendo cerca de 13 km/L na cidade (pisando forte, sem economizar), mas espero fazer mais em breve quando eu trocar o pino chorão pelo pino com roletes, trocar os rolamentos, revisar meus diferenciais (que nunca abri até hoje) e também mandei fazer uma carroceria de fibra que vai ficar bem mais leve que a original.
Com relação à legalização, é legalizável em qualquer estado do país, pois quem define isso é uma resolução do CONTRAN que define que pode usar diesel veículos utilitários que são os veículos com capacidade de carga acima de 1000 kg ou com tração 4x4 com redução (atenção que a antiga pampa 4x4 não tem redução, bem como muitos veículos AWD, então não pode transferir para diesel).