Se a 4ª é 1:1 então não é overdrive. Para ser overdrive tem que ser 1 para qualquer coisa menor que 1.
[s]
Versão Imprimível
Quando mudei de idéia e abandonei o projeto do motor AP, pensei em utilizar o cambio do cheva, que já estava na garagem, mais pesquisei um pouco e achei que não aguentaria o motor a diesel 4-203 (perkinho) pelo torque em baixa rotação, dai optei pelo 240F.
Também quero ver quanto tempo ira durar, pois na época fiquei com muita vontade de testar.
Nada, que polêmica! Quando há o debate civilizado é que aprendemos mais.
Eu fui um pouco restrito na minha colocação, mas é quase aquilo: vc realmente pode usar os eixos desalinhados, porém, neste caso, vc terá que mudar os ângulos entre as cruzetas da t-case e do diferencial, para compensar o desalinhamento. É exatamente como a coluna de direção: os eixos são desalinhados entre si, mas os ângulos entre as cruzetas também são. O problema é saber o ângulo correto pra desalinhas as cruzetas; um dia, há muito tempo, eu soube calcular este ângulo, mas não trabalho com isso há mais tempo que gosto de contar. Só lembro que, para eixos paralelos, este ângulo é de 90º.
E, no pior dos casos, o cardan pode ser montado errado, sim. Neste caso, o motor vai absorver parte da vibração transmitida pelos diferenciais, t-case e câmbio. Só que, como eu falei, um dia quebra alguma coisa...
obrigado, joao k. chikui.
e sobre transformar a caixa 4 marchas do jeep numa caixa de 3 marchas com uma 4a overdrive ? você sabe dizer algo ?
Alguem sabe me dizer se o cambio do chevette 5M aguenta bem o motor do opala 6cc? Tanto o 1.6 como o 1.0?
vi que as caixas da C-20 e a do chevete tem semelhanças a CL2205A é da C-20 e as outras parecem ser do chevete? quais as diferenças? é na relação, as 3 são overdrive ou é no tamanho e resistencia?, se alguem souber e puder me ajudar agradeço.
Obrigado
Systema
eu mesmo ja descobri no manual da clarck, se alguem precisar tenho em PDF:
E ai Sidnei? Estive fora uns tempos e voltei a mexer na minha criança. Mas me deparei com alguns vários problemas, porém um está me encucando bastante. A diferença de comprimento do conjunto motor+câmbio+reduzida está dando mais de 200mm. Antes com motor de opala+câmbio 3m jeep+reduzida e agora com o mesmo motor, mesma reduzida, mas câmbio de chevette. Pelo que estou vendo terei q levar o motor pelo menos 120mm para frente para caber as alavancas da reduzida. Vou ter que procurar uma ventoinha que caiba entre a grade e o radiador para fazer isso. Tem idéia de onde estou errando?:parede:
Amigo,
Estou realizando a mesma adaptação e no CJ3 não teve jeito, precisei cortar o suporte do radiador da grade da frente e posicionar o radiador próximo a grade, não precisou encostar na grade, mas ficou próximo. Ganhei +- 80 mm.
Tirei tb a hélice do opala e substitui por ventoinha eletrica. Ganhei +- 60 mm.
Com isso, precisei reposicionar as alavancas +- uns 60 mm para trás.
Boa sorte,
Ualaite blz?
cara eu tenho a mesma configuração mecanica que seu jeep tem,terminei a cerca de 1 mes a adaptação da caixa de chevette com o gm 151,e me deparei com esse mesmo problema.A solução que encontrei foi a seguinte e ficou bem legal,na travessa tem 2 furos de fixação no chassi certo,reposicione a travessa para tras de tal fora que vc aproveite um furo,ai refaça o outro que vai um pouco para tras,acho que uns 80 mm,se vc fizer isso vai caber a helice do opala mesmo e ainda fica uns 2 cm do radiador,se o radiador for original.Outra saida que me apresentaram foi encurtar a polia da bomba d'agua,parece funcional.Mas ainda prefiro deslocar a travessa,as alavancas ficaram otimas e a posição do motor tbm.
assim que der providencio fotos blz?
abraços e qualquer duvida posta ai