Se vc reparar na foto, verá que os suportes das molas trazeiras estão soldados ao lado do chassi. assim, o Jeep fica muito mais estável sem comprometer o funcionamento da suspensão.
[ ]'s
Versão Imprimível
desculpe.:oops: esqueci da foto. (repare a seta vermelha)Anexo 91747
[ ]'s
Saudações 4x4 a todos que estão acompanhando o tópico...
Estive lendo todo esse tópico (levei 2 dias) e enfim terminei (ufffaaaa)!!!
Mas me surgiu algumas duvidas:
1 - Estando diante de um cambio de chevette (clarkette), e ele não esta mais no carro (é lógico) e o dono do Ferro Velho não sabe do onde ele foi tirado (qual carro), como fazer para identificalo? (saber se é 4 ou 5 marchas é facil) mas e o resto??? Se veio de um 1.0, 1.4 ou 1.6????
2 - Se alguem souber, por favor, poderia postar a relação de marchas (1a. marcha) dos cambios clarkette 4 e 5 marchas para comparar o poder de redução de ambas? Eu gostaria de ver o quanto a 5a. marchas é mais reduzida que a de 4 marchas...
3 - Sabe-se que os cambio de chevette tem a numeração CL 2205, mas que essa numeração acompanha mais um digito, ou seja CL 2205 A ou B ou C ou D ou E ou F e isso implica no torque suportado(não sei explicar direito)... Mas então a duvida é saber identificar isso sendo que o cambio não esta mais no carro de sua origem!!!
Oh Vida, Oh Céus, Oh azar!!!
Alguem por caridade pode me ajudar???
...alguém saberia me informar se o câmbio da foto abaixo é do Chevette ou do Opala?
http://img.photobucket.com/albums/v3...t/DSCF5558.jpg
Trata-se de um câmbio de 4 marchas para frente com a ré posicionada ao lado da primeira.
Obrigado e até!
Acho meio difícil ser a de Cheva, pois dizem que ela não aguenta o motor 4100!
MAZZI, é o seguinte, estou no escritório e sem as tabelas mas adianto a Vc que os câmbios do chevete (ou dos Opalas 89-91), é o CL 2205 D ou E e só existem duas versões de 5 marchas, a do 1.6 e a do 1.0 (chevete Júnior) sendo que esta última (porque o chevette 1.0 precisava de maior força para partir) tem a 1 marcha bem mais reduzida. A do 1.6, mais barata e fácil de encontrar,tem a 1 marcha mais reduzida que os Willys e a 2m quase igual. A diferença, pra mim muito significativa, é que a 5 marcha do 1.6 é "Over-drive" (o cardan gira ~20% mais que o motor) deixando o Jeep mais solto na estrada. Desta linha Clarck, vc só encontrará outro over-drive no câmbio da A-20 mas adianto que esse é um dos piores em matéria de resistência e custos.
Prá saber qual câmbio de chevette vc tem na mão, faça o seguinte:
Marque uma posição no eixo secundário e uma no eixo primário com giz ou similar. Então engate a quinta marcha e gire o eixo secundário uma volta completa. Se for 1.0, é 1:1 (1 volta num eixo equivale a uma volta no outro); se for 1.6, o eixo secundário irá girar ~20% mais que o eixo primário.
P.S. No 1.0, a 1marcha é mais reduzida que no 1.6 mas a 5 marcha é 1:1.
Depois posto as tabelas técnicas. OK?
[ ]'s
Carvalho
Essa é uma caixa de câmbio de chevette (clarkette) 4 marchas. Pois olhando pra ela vejo que é igual a que eu ja tenho. E também segundo o que vc diz sobre a posição das marchas isso se confirma.
A capa seca (ou caixa seca ou ainda fucinho de porque como muitos a conhecem) pelo que vejo é de opala, assim sendo um motor de opala também e olhando para o carter deve ser um 6 canecos... Será que vai guentar quantas pegadas??? hehehe...
Até...