Powered by vBulletin

Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 49 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171819 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/04/2013, 17:12
    Pablo.pinto2007
    1 Anexo(s)
    Bem trabalhos quase pausados...

Essa semana peguei as carcaças do câmbio na oficina (o câmbio está na revisão) só para pintar... já entreguei ao mecânico de volta, e estou aguardando ficar pronta para poder montar todo o conjunto... mas pra isso tenho que comprar os parafusos do volante do motor que são caros e difíceis de achar e ainda tenho que torquear como manda o figurino... enfim... depois dessa etapa, irei montar a carroceria em cima do chassis e aí o jeep vai começar a ter cara de jeep...
    Os amortecedores eu instalei na traseira... os originais que havia comprado a pouco tempo... me falta agora investigar um par pra dianteira que tem uma abertura de 57 cm...

Eh! Trabalheira!!! Mas vale a pena cada gota de suor!!!

Ah! uma fotinha dos novos calços...

Pablo

Anexo 404895
  • 08/04/2013, 18:15
    Pablo.pinto2007
    4 Anexo(s)
    Hoje, estava olhando umas fotos e deu um orgulho de ver o antes e o depois de algumas fotos, as do motor foi a que mais me impressionou...

Anexo 404906Anexo 404907

Uma foto de como ficaram as ultimas aplicações, travessa do câmbio (reduzida), os amortecedores e o sistema de tubulação de freio (que mal da pra ver)...

Anexo 404908

E um projeto do para-choque novo, que ainda está no papelão... que embora eu tenha achado ele muito estreito, mede só 120 cm, ou seja um metro e vinte centímetros... não quero mandar fazer antes de ver os pneus dianteiros no lugar, pois se realmente ficar pequeno posso dar uma incrementada nas laterais de pelo menos 5 cm de cada lado!!!

Anexo 404909

É isso!!!

Pablo
  • 14/04/2013, 21:33
    Pablo.pinto2007
    6 Anexo(s)
    Hoje, o jeep ganhou seu lugar na garagem (onde fora desmontado)... isso porque vou colocar o motor em cima do chassis e com isso ele ficar pegando chuva e sol, não dá certo (se bem que chuva aqui tá difícil, mas de vez em quando cai uma escondida)... acoplei o câmbio ao motor, e pintei o caixão na sua cor definitiva, embora esteja precisando de uns retoques, coisa de pintor novato... deixei acontecer uns escorridos (coisa pouca) e algumas gotas de água que ficaram num buraco acabaram por escorrer na tinta ao aplicar (a pistola soprou a água)... enfim, coisa pouca... amanha estarei pegando uns reforços braçais para "transportar" o motor e câmbio para cima do chassis... e a carroceria essa semana vai pra cima também, ganhando seu lugar... e vamos que vamos!

Anexo 405911Anexo 405910Anexo 405912Anexo 405913Anexo 405914Anexo 405919
  • 14/04/2013, 22:44
    juleymar73
    Falo Pablo, da gosto de visitar esse topico , esse seu conjunto motor + cambio ficou bem bonito,
    to vendo que esta pintando vc mesmo o seu Jeep , eu to precisando de umas dicas pois eu to querendo fazer umas pinturas nas peças aqui , pois spray e muinto ruin e enferruja por baixo , entao la vai as duvidas , que tinta eu uso pra ferrugen nao voutar?? como ou que tinta eu uso pra ficar mais dura /? pois eu pinto com spray e ela sai facin so em passar a unha , ouvi falar que se eu usar tinta sintetico e catalizador sintetico a tinta fica dura , e eu sempre uso zarcão de serralheiro aquele Ferrolar depois de soldar ou respar a tinta, problema e que ele demora dias e ate semanas pra ficar duro , e a base de aguarras , sera que posso misturar catalizador sintetico ou diluir ele com thiner pra secar mais rapido??
    obrigado .
  • 15/04/2013, 09:04
    Pablo.pinto2007
    Citação:

Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Falo Pablo, da gosto de visitar esse topico , esse seu conjunto motor + cambio ficou bem bonito,
    to vendo que esta pintando vc mesmo o seu Jeep , eu to precisando de umas dicas pois eu to querendo fazer umas pinturas nas peças aqui , pois spray e muinto ruin e enferruja por baixo , entao la vai as duvidas , que tinta eu uso pra ferrugen nao voutar?? como ou que tinta eu uso pra ficar mais dura /? pois eu pinto com spray e ela sai facin so em passar a unha , ouvi falar que se eu usar tinta sintetico e catalizador sintetico a tinta fica dura , e eu sempre uso zarcão de serralheiro aquele Ferrolar depois de soldar ou respar a tinta, problema e que ele demora dias e ate semanas pra ficar duro , e a base de aguarras , sera que posso misturar catalizador sintetico ou diluir ele com thiner pra secar mais rapido??
    obrigado .

Juleymar esse problema eu tive há uns dois anos quando resolvi pintar a armação da capota... vc pinta, demora que só pra secar e no final sai na unha... é chato demais isso!!! Também já usei muito spray... é rápido, prático, limpo e não dá trabalho...

Eu também me irritava com essa de ter um trabalhão de lixar, limpar, pintar e a tinta não aderir com firmesa... ou então enferrujar com pouco tempo.

Então eu resolvi pintar com tinta de gente grande!!! A tinta que utilizo para o chassis é a epoxi, essa tinta é bastante resistente à água ou seja ela cria uma camada de tinta bastante espessa e impede da água chegar ao metal, o que consequentemente impede a oxidação de voltar... enfim, como tudo na vida existem as desvantagens... ela perde logo o brilho quando esposto às intempéries, sol, chuva, e ela não sai com a unha, mas se bater ela quebra, não descasca, mas quebra... então eu to tomando muito cuidado na montagem pra não bater e ter que dar retorques... e outra coisa, fede demais, principalmente a amarela... nossa senhora...
    Continuando... a epoxi eu utilizei no chassis, eixos, câmbio, acessórios do motor (o que está em amarelo), o que está em preto no motor é sintética, por causa da temperatura, poderia ser também PU. Para toda pintura sair boa, deve-se primeiro limpar, principalmente a epóxi, se não deixar no metal cru, a pintura não fica boa, fica cheio de irregularidades... então procure deixar tudo no aço, brilhando... como fazer isso? eu comprei um esmeril de bancada (um lado rebolo, do outro escova)... para limpar pequenas peças, parafusos, coisas pequenas e fáceis... para chassis e peças mais difíceis, como eixos, motor, e outras coisas, comrpei uma esmerilhadeira pequena mesmo e comprei uma escova de aço rotativa tipo copo, uma maravilha, existem dois modelos tipo copo, um de fios fininhos (que não serve nem pra escovar os dentes, pois vai embora ligeiro, devido a alta rotação da esmerilhadeira) e uma de cabos mais grossos trançados tipo um cabo de aço, essa sim dura bem... custa na faixa de R$ 26,00 mas vale a pena... e no que não alcançar lixa neles... e antes de pintar tem que limpar, tirar todo o pó, ou com água ou solvente, isso mesmo água, agora tem que secar bem, e se tiver chovendo, ou bastante nublado nem pense em pintar nesse dia, pois "arrupeia"...
    Para os demais acessórios, pode-se utilizar a tinta sintética (todas essas em spray, tinta de portão, essas baratinhas mesmo), agora é essa problemática, vc vira dias e ela continua úmida... pra ela secar mais rápido, solvente na diluição, existe no mercado um secador (tipo um catalisador) ela seca a sintética rápida, tenho um primer sintético aqui que é fogo, pintou em meia hora tá seco... mas a secagem final só com 24 horas... o fundo do meu caixote (carroceria) pintei de sintético, achei bem interessante, mas realmente não tem resistência nenhuma... sei que logo logo irá arranhar, ou não... vai depender da quantidade de galhos que entrarem debaixo!!!
    E finalmente a tinta PU pra carroceria, essa sim eu gostei, vc utiliza o primer PU é claro, essa tinta utiliza de um diluidor próprio e um catalisador (endurecedor), fica uma maravilha... eu acho que não tem tinta melhor pra se pintar, adorei...
    Ah e meu equipamento de pintura é um compressor sem vaso espansor, sem armazenamento, ou seja é aqueles bem simples mesmo... comprei uma pistola boazinha... e estou mandando ver... só tem um problema... vc pinta e vê aquela maravilha de pintura, aí quando termina ainda tem que limpar o equipamento, eu acho essa a pior parte...

Juleymar... qualquer dúvida a mais, me dá um toque, que o que souber, eu ajudo!!!

Abraços!

Pablo
  • 15/04/2013, 22:18
    EduardoLang
    Pablo,

Boa Noite ! ! A tinta epóxi é uma EXCELENTE TINTA. Dentre as tintas existentes no mercado é a que apresenta maior nível de dureza e resistência às intempéreis. Bem, no meu jeep, eu tbm utilizei a tinta epóxi para pintar toda a parte inferior do jeep, ou seja, do chassi pra baixo é tudo epóxi na cor preta. A diferença é que aqui em São Paulo temos alguns recursos que nos facilitam, como por exemplo o jateamento por micro esferas de alumínio, mais conhecido como jateamento de areia. Este processo cria microporosidade nas peças que ao aplicar a tinta epóxi, ela não descasca e nem quebra, claro que não se pode aplicar uma camada muito grossa de tinta, pois se aplicar muito grossa ela acaba lascando ( quebrando). Pra vc ter uma idéia, esta tinta, depois de seca, não sai com thiner. Se passar um prego no chassi, ele marca a tinta mas não descasca.

Agora, realmente ela perde o brilho com facilidade, mas para chassi e demais abaixo, não vejo nenhum problema. O fato de "quebrar" está diretamente relacionado à ancoragem e à espessura da camada que vc pintou. E BOTA FEDIDO NISSO ! ! !
  • 15/04/2013, 22:19
    juleymar73
    Opa , Opa valew Pablo eu entendi , mis eu nao quero usar spray mais nao e uma b@$t@ sai atoa , eu usei como disse zarcão tinta aqueles que na propaganda diz pra passar ate em cima da ferrugen, mais minha duvida e se posso usar catalizador no Zarcão pois o zarcão e diluido no aguarras , e sera que posso usar thiner no zarcao que e a base de aguarras ??
    obrigado.
  • 16/04/2013, 08:09
    vavarusso
    Meu caro irmão Pablo parabéns pelo serviço, tá de primeira.
    Juleymar como vc sabe eu estou fazendo o meu sozinho e nao sou profissional, apesar de me achar melhor do que muitos que dizem ser.
    Sobre minhas pesquisas sobre pinturas e minhas práticas: 1º retirar toda tinta velha; 2º retirar toda ferrugem; 3º limpar bem limpo; 4º aplicar wash primer. 5º aplicar primer; 6º lixar e limpar; 7º pintar.
  • 16/04/2013, 10:32
    Pablo.pinto2007
    Citação:

Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Meu caro irmão Pablo parabéns pelo serviço, tá de primeira.
    Juleymar como vc sabe eu estou fazendo o meu sozinho e nao sou profissional, apesar de me achar melhor do que muitos que dizem ser.
    Sobre minhas pesquisas sobre pinturas e minhas práticas: 1º retirar toda tinta velha; 2º retirar toda ferrugem; 3º limpar bem limpo; 4º aplicar wash primer. 5º aplicar primer; 6º lixar e limpar; 7º pintar.

É isso mesmo Vavá... agora quanto eu fui escolher a tinta, ou melhor, o tipo de tinta a pintar, me informei em algumas lojas, inclusive ouvi informações divergentes... então como trabalho na Peroba (petrobras) consultei um pintor mesmo de terceirizada e como a gente só usa praticamente epóxi, conversei com ele e também li alguns tópicos aqui no fórum à respeito... tem gente que a eleva aos céus e tem gente que diz que o wash primer é melhor para jeep.. mas quando falamos em wash primer, primer, tinta, etc e tal, estamos falando de que tipo de tinta? pois epóxi é um tipo de tinta, que tem suas diversas linhas, como oxibar, primer (epóxi), e tem tinta bicomponente (1:1) e bicomponente (1:8), enfim... uma infinidade, então tira nossa dúvida aí Vavá sobre que tinta usaremos se utilizarmos esse wash primer? seria sintética? seria PU mesmo, ou qual?

Sei também que existe a compatibilidade, se pintar o primer tal, não adere bem a tinta tal... não sei dizer ao certo que combinação é essa, só sei que usei exatamente o primer correspondente... ou seja, primer óxido epóxi para tinta epóxi (no meu caso base vermelha e acabamento preto e vermelho), primer sintético de secagem rápida (para tinta sintética, no caso o verde do fundo e preto do motor), e o primer PU para a tinta PU (primer cinza e tinta verde carroceria)...

Aproveitar para atualizar...

Ontem tive que desacoplar o motor do câmbio novamente pois esqueci de aplicar loctite nos parafusos do volante e como não utilizei os parafusos originais de fábrica, achei melhor não arriscar e colocar o loctite, perdi uma meia hora só para desmontar, aplicar, torquear novamente e montar... enfim, valeu a pena o tempo... e depois tive que conseguir mais 4 ajudantes para transportar o motor da "oficina" - bancada para o chassis que está na garagem... oh negócio pesado... mas deu tudo certo!!!
    Agora é montar a reduzida, cardãs, dar um acabamento na tinta amarela do conjunto (quero tudo pintado, pois os parafusos não foram pintados ainda)... essa semana quero ver se concluo isso!!!

E vamos em frente!!!

Pablo
  • 16/04/2013, 10:44
    Pablo.pinto2007
    Citação:

Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Opa , Opa valew Pablo eu entendi , mis eu nao quero usar spray mais nao e uma b@$t@ sai atoa , eu usei como disse zarcão tinta aqueles que na propaganda diz pra passar ate em cima da ferrugen, mais minha duvida e se posso usar catalizador no Zarcão pois o zarcão e diluido no aguarras , e sera que posso usar thiner no zarcao que e a base de aguarras ??
    obrigado.

Juleymar, eu não sou chegado em aguarrás... a meu ver o thiner (na verdade só uso solvente 101) por ser mais indicado para brilho, pois esses solventes a granel é uma intermediária entre o thiner (solvente 101) e o aguarrrás (quimicamente falando)... só que o aguarrás fede demais, a mão fica podre, embora eu use luvas de procedimento de látex (aquelas de doutor e enfermeira)... mas eu acho que não tem problema de vc usar o thiner na solução do zarcão... eu só não o utilizaria... eu procuraria algo mais "forte" pra aplicar... um convertedor de ferrugem (que também tive uma experiência e não fui feliz utilizando o da marca PCF num reboque que tenho)... ou alguns que dizem galvanizar... mas para aplicar em locais críticos da estrutura / carroceria. Mas nada como limpar mesmo, deixar em ferro cru... e dar um bom primer... esse negócio de spray, como diz o ditado, é para os fracos, o negócio é pintar na pistola... e hoje está tão acessível... um compressor desses de diafragma custa menos de 300 reais, uma pistola mediana custa na faixa de 80 reais... o resto é insumo... solvente, estopa, luvas e prática... quando comecei a pintar, escorria tudo, a tinta não saía da pistola (tinha que diluir mais) enfim, só a prática para ensinar mesmo...

Abraços!

PAblo
  • 16/04/2013, 10:58
    vavarusso
    [QUOTE=Pablo.pinto2007;1908479]É isso mesmo Vavá... agora quanto eu fui escolher a tinta, ou melhor, o tipo de tinta a pintar, me informei em algumas lojas, inclusive ouvi informações divergentes... então como trabalho na Peroba (petrobras) consultei um pintor mesmo de terceirizada e como a gente só usa praticamente epóxi, conversei com ele e também li alguns tópicos aqui no fórum à respeito... tem gente que a eleva aos céus e tem gente que diz que o wash primer é melhor para jeep.. mas quando falamos em wash primer, primer, tinta, etc e tal, estamos falando de que tipo de tinta? pois epóxi é um tipo de tinta, que tem suas diversas linhas, como oxibar, primer (epóxi), e tem tinta bicomponente (1:1) e bicomponente (1:8), enfim... uma infinidade, então tira nossa dúvida aí Vavá sobre que tinta usaremos se utilizarmos esse wash primer? seria sintética? seria PU mesmo, ou qual?

Sei também que existe a compatibilidade, se pintar o primer tal, não adere bem a tinta tal... não sei dizer ao certo que combinação é essa, só sei que usei exatamente o primer correspondente... ou seja, primer óxido epóxi para tinta epóxi (no meu caso base vermelha e acabamento preto e vermelho), primer sintético de secagem rápida (para tinta sintética, no caso o verde do fundo e preto do motor), e o primer PU para a tinta PU (primer cinza e tinta verde carroceria)...

Meu caro como eu disse sou um hobista, mas veja bem: A minha pintara é em PU, entao tudo que usei foi pra essa finalidade(PU) já o wash primer me parece que independe do que vc vai usar.
  • 16/04/2013, 11:28
    Pablo.pinto2007
    [QUOTE

Meu caro como eu disse sou um hobista, mas veja bem: A minha pintara é em PU, entao tudo que usei foi pra essa finalidade(PU) já o wash primer me parece que independe do que vc vai usar.[/QUOTE]

Ah! agora eu entendi!!! beleza... é bom saber, pois ainda não havia escolhido que forma iria pintar a grade do para-brisa... acho que vou nessa de wash primer, para dar uma reforçada... e PU nela!!!

Grande abraço!

Pablo
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 49 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171819 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:07.