Não, óleo perde as propriedades de lubrificação com o tempo. Nas mesmas condições, andando pouco, eu troco a cada 6 meses.
Abs.
Versão Imprimível
Para ser sincero ,,isso do oleo ser trocado com 6 meses ,acho coisa do passado ,,tanto que diversos carros a troca agora é anual ,ou por km ,o que ocorrer primeiro. O Renegade flex é 12.000 km ou um ano,o que ocorrer primeiro.
Acho que com um jeep tem que usar o bom senso ,,as vezes o cara roda menos de 2000 km por ano ,mas o pouco que roda é na pauleira,trilha pesada,rotação sempre lá em cima ,temperaturas altas ,etc ,,melhor trocar com mais constância ,,,, mas um cara que roda só para passeios ,sem abusar de altas rotações ,sem a temperatura subir alem do normal ,etc ,,não vejo o porque de trocar com menos de um ano. Lembrando que uma troca de óleo de boa qualidade custa cerca de 70 reais ,gastar isso por ano acho que o jeep merece.
Se cada um faz como "acha" estar certo, não há motivo então pra vir a público perguntar se "pode" ou não. Cada um sabe onde o sapato aperta e entre fazer a troca de óleo e filtro com mais frequência ou arriscar retificar um motor por conta disso (e já vi acontecer), prefiro ficar com a primeira opção.
Abraço.
A questão não é "achar " que pode ou não ,,nem as fabricas tem uma formula correta,,que só seria obtida com a analise constante do óleo para determinar se ele ainda atende ou não. Basta ver que para motores com configuração semelhante(claro que cada fabricante conhece como ninguém o seu motor) uma fábrica recomenda a troca com 5 mil km outra com 10 mil ,, uma com 6 meses e outra com 1 ano ,etc .
Como curiosidade ,,um amigo meu ,técnico em mecânica ,trabalhou anos como consultor de duas grandes Css ,meu carro quando novo foi para as duas primeiras revisões e trocou o óleo com menos de 2500 km rodados nas duas revisões ,,esse meu amigo trabalhava na Css ,em outro setor,,, segundo ele se trocaram realmente o óleo do meu carro,foi sorte minha,,disse que carros com km baixas como o meu,eles só trocavam o filtro e completavam o óleo ,,,que era normal isso. Como também o carro usado "revisado" , disse que nunca revisou ou viu revisando carro usado nenhum ,dão uma boa lavada no carro e se o possivel comprador questionar algo, ai sim eles revisão/consertam.
Mas como disse anteriormente ,, e baixo até o valor, com 50 reais troca o óleo,,,não tem o porque economizar isso.
Sempre troquei óleo com kilometragem baixa ou prazo de seis, oito meses no máximo, meus motores sempre rodaram mais de 200 mil km, nos jeeps troco a cada 3mil km ou seis meses e nunca tive problemas (ainda mais que no jeep vai óleo mineral), economia besta que pode representar um motor ferrado...
tipo wd40 (18 reais) ou genericos de 5 pilas, podem falar o que quiserem, mas não é a mesma coisa...:discordo:
[]'s
Essa questão do óleo é curiosa.
Já funcionei motor que ficou mais de 04 anos parado, foi bater na chave e pegar...tirar o carter e o óleo está como se fosse novo, ao menos visualmente. Agora já tive caso em que o motor ficou parado 02 anos e travou. Tah! travar não tem muito a ver com óleo (até tem) pq. o mesmo teria descido para o carter. Mas há motores que vc. abre e passa a mão na camisa do pistão e dá para sentir que tem óleo ali... como se fosse um filme.
Acho que isto varia de motor para motor, de uso para uso. Como os remédios fazem efeitos diferentes nas pessoas... cada caso é um caso.
O que, no meu entender é primordial, é o bom senso. Mais vale pecar pelo zelo do que pelo descaso.
Existem óleos e óleos, um óleo sintético de primeira linha pode durar sim, muito mais do que o especificado, mas óleo mineral ferra sim!
Já viu o que acontece com o óleo mineral velho em contato com o ar? Aquele que está guardado na oficina dentro da garrafa não está armazenado nas mesmas condições que o que está dentro do seu motor...
Então, imagine essa gosma dentro do seu motor.
A recomendação está aí, tanto das fábricas e montadoras, como dos manuais dos veículos, dos fabricantes de óleo e dos colegas com mais experiência, cada um faz a cagada que quiser :concordo:
[]'s pecando por excesso.
Tuna concordo com vc. Peco pelo excesso.
No meu carro eu não deixo, inclusive troco o óleo faltando quilometragem que é para não correr o risco.
No jeep... bom como não toh andando com o jeep... mas qdo for pro batente vai ser a mesma coisa.
Pessoal, passando aqui para desejar aquele verdadeiro Feliz ano Novo a todos aqui e principalmente aos amigos que tenho aqui e que me ajudaram muito na construção do meu sonho de ter um Jeep Willys feito por mim.