Muito bom. Mas Kasemodel o que faria o jeep mudar seu caster se nenhuma mudança foi feita?
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Grande vava... cara, sinceramente, não sei não... Vamos aguardar os especialistas, pois também estou curioso pra saber!
O meu também estava assim, o volante não voltava a posição, mas como ainda não desmontei pra olhar, não sei dizer o que pode ser (não mexi em nada na suspensão)... A única coisa que fiz foi trocar os jumelos por aqueles mais altos... melhorou, mas ainda não está com o cáster certo... No meu caso, como uso muito pouco o jeep, vai ficar assim até resolver definitivamente! hehe...
E agora ainda tenho que mandar ver o porque a junta do cabeçote queimou... Algo de errado não está certo naquele cabeçote... ou no bloco, não sei... Semana que vem ele vai pro mecânico e saberei o que ocorreu... Infelizmente não tenho tempo de fazer as coisas em casa...
Abraço,
Kasemodel
Olha um videozinho básico sobre caster. Olha a complexabilidade da coisa
RC BRAZUCA - Ângulo de Caster e Como ele Afeta Carros On-Road e Off-Road (On/Off-Road RC Caster) - YouTube
Já se perguntou por que o garfo dianteiro das bicicletas é inclinado para frente? É o ângulo de caster, que faz justamente com que a roda vire na direção em que a bicicleta está caindo, garantindo que o “efeito centrífugo” funcione mesmo sem um condutor! Nunca imaginei que aquele ângulo pudesse ser o principal fator para a estabilidade de uma bike, permitindo que andemos mesmo “sem as mãos”.
fonteComo andar de bicicleta? Uma bicicleta com rodinhas? dentro da roda | 100nexos
Meu jeep sofre desse mal. Depois que coloquei o kit susp. Toyota, e veio com jumelos altos, e eu não tinha estudado muito a respeito do assunto, resultado ,,,não anda no towbar(tem que ir dentro dirigindo), um shimmy danado, e a direção não volta. Vou medir o ângulo e ver se resolvo,, vou trocar os jumelos, ou refurar os atuais. e ver ser melhora.
Todas as situações levantadas acima alteram o cáster, por, teoricamente, fazerem o eixo rotacionar. Seja a instalação de jumelos maiores, seja acrescentar ou diminuir o número de lâminas nos feixes e até mesmo feixes arriados ou excessivamente arqueados podem afetar o cáster. Portanto, após qualquer uma das alterações acima, por mais simples que seja ou até mesmo com a suspensão original, como é o seu caso, é sempre importante verificar a inclinação do pino mestre, não devemos esquecer que mesmo se tratando de "feixes de mola originais", estamos falando em componentes que tem bem mais de 30, 40 anos de uso. Existem algumas formas de se verificar o cáster em casa, inclusive ja vi aqui mesmo ferramentas "home made" que possibilitam isso, mas a mais fácil e é óbvio, nenhum pouco "precisa" é olhando a parte de trás da bola do seu diferencial, o local onde é fixo a flange do cardan deve estar levemente inclinado para baixo.
Abraço e até mais.
Muito bom meu caro Ensane4x4,mas considerando que na parte da frente os suportes das molas são fixo, os calços que coloquei so aumentariam o angulo bom, aumentando a inclinação da flange do diferencial. Nao é isso mesmo???
Em tempo: A capota chegou depois de 45 dias...
Calços? Que calços? Os feixes não estão "originais"? "Ângulo bom" de cáster é 3º.
Bom dia insano Rsrsr. Relatei isso em post anterior. Foi assim: coloquei um pedaço de barra de ums 08mm entre o feixe e a sapata, que era quando a barra de direção pegava no feixe de mola, masi esse calço é plano e só faria aumentar o angulo de avanço (caster) positivo, que "é" o bom, já que que os suportes das molas dianteiros sao fixos. Ou nao? Ou isso rotaciona o eixo no sentido anti horário???
Agora entendi, mas a meu ver, com a colocação do calço entre a sapata e o feixe, o eixo rotacionou no sentido contrário, ou seja, pra melhor visualizar, o pinhão ficou apontando um pouco mais pra cima. É a minha opinião.
Abraço.
Acho que vc estar certo vou retirá-los. Visualmente a saída do diferencial estar 100% horizontal, o que daria 0º de angulo de caster. Conversando a gente se entende, e juntos seremos capazes de fazer até um planador movido a cocô de vaca. (isso nao é difícil) OBRIGADUUU!