Peleje, já que vc antendia a Nikon antão vc deve ter tido contato com o pessoal da T.Tanaka.....um pessoal muito legal. Eu trabalhava com a linha industrial da Nikon, mas abandonamos, pois quando lidávamos com o Japoneses direto sempre foi uma maravilha, depois que passaram o controle da América do Sul para os Americanos, só podíamos nos reportar à eles....aí a coisa degringolou e mandamos os caras catar coquinho....mas eu sinto falta da linha....mas de tratar com os Japas, claro.
Pai do Pedro, não sei se é o caso da sua câmera, mas algumas são difíceis mesmo de conseguir o enquadramento desejado e manter o foco ao mesmo tempo, isso acontece por limitações das lentes.....mas como o Peleje disse, depois é só cortar no Photoshop....aliás nem precisa disso, no próprio Windows Photo Editor (acessório do Office) faz isso muito bem e rápido, sem alterar as proprieades originais da foto. Mas para fazer isso, selecione a câmera para a melhor resolução possível, se não vc acaba perdendo detalhes ao cortar, pois a ampliação vai mudar também....
Tem gente que é radical d+ quanto ao Photoshop, mas cortar área de uma foto existe a mais de 100 anos, só de cortava o papel ou então o próprio filme, que aliás já fiz muito.....e depois refotografava o próprio filme para fazer a foto parecer (original)....fazer o que....
Abs.