Com certeza é pela relação custo benefício, nesse caso muito custo para não muitos benefícios. Eu ainda tenho uma característica peculiar pra explicar isso....eu mesmo, só compro óculos escuros daqueles vagabundos (e mando por lentes boas, claro), sabe por que ? Por que não tenho dó deles....hehehe....não exatamente assim, mas tiro leite de pedra com as minhas câmeras....se tiver que entrar em um rio, subir uma ribanceira com ela pendurada, pegar poeira, areia, etc....pra fazer uma foto, eu com certeza a farei. Logo fazer isso com uma Leica....sem chance....e depois me frustrar por não ter feito aquela foto....no way. Sem contar que possuem poucas opções de lentes e que são tão caras quanto as câmeras.....manutenção então, nem se fala.....
Mas eu acho o design dela muito retrógrado e incômodo para fotos de campo.....Eu sou fã das Canon (sem comissão)....e as minhas ainda estão com os grips.....véio, vc sente a câmera e os controles dela firmes na sua mão como se fosse o volante de um carro....
Quem seria o público dessas câmeras então ? Tenho um exemplo pra isso também.....Imagine que vc tem muita grana pra comprar o 4x4 quiser, OK ? Me vem a mente vários modelos, mas em nenhum momento me vejo comprando um VW Tuareg ou um Porshe Caienne....que até podem ser excelentes carros e tudo mais....mas é uma questão de estilo e gosto, sacou ?
Ex. do que eu já fiz com a minha. Veja a foto....Coloquei a câmera no tripé, e disparava a câmera com um controle remoto...entrava no Beethoven, acelerava feito um louco e disparava....fiz isso umas 15-20 vezes pra conseguir uma foto apresentável.....a câmera depois disso ficou parecendo uma caixa de todinho, toda marrom de barro.....valeu a pena ? Pode apostar !!!!
Isso é verdade, a qualidade ópticas das Leica são talvés as melhores junto das Voithladers (mesmo design da segunda guerra).....mas eu tive a chance de testar a qualidade óptica dessas lentes na filial da Nikon nos EUA usando um colimador especial e posso de garantir que a diferença na qualidade das Leica para as Canos e Nikon, não justificam esta grana toda....
Eu particularmente odeio câmeras de médio e grande formato.....são péssimas para fotografia de campo e só são eficientes para fotografia de estúdio, porém como o filme é maior, a resolução é maior, logo impressões em grandes formatos são melhores também. Alguém pode perguntar: Resolução ? Em filmes ? Sim isso mesmo !!! Os filmes também tem sua resolução, claro que avaliada de uma forma diferente dos sensores em câmeras digitais, mas sim, possuem resolução.
Se eu tivesse grana, atpe compraria uma Mamiya médio formato 645F-D....excelente, mas seria um investimento de R$20K pelo menos....e só usaria para fotos bem específicas.....para fotos de campo (ação, paisagens e off-road), nada melhor que as Single Reflex Lens (SLR) que já citamos aqui.....seja pra filme 35mm ou as digitais.
Sinceramente, as vezes 400 fotos pode ser até pouco....fiz fiz provavelmente o dobro disso em um dia.....tem momento em que vc simplesmente não pode perder a chance de se ter boas fotos daquele lugar....então fotografa de tudo que é jeito...em diferentes horários do dia....de cima, de baixo, de lado....diferentes aberturas e velocidades.....no final, vai ter uma monte de fotos mesmo e só vai aproveitar uma ou duas, as melhores....
Abs.