Postado originalmente por
Flavio Miranda
Alguns prédios/monumentos do Centro de Santiago...
Note na segunda foto, como uma contrução moderna pode 'destruir' um monumento....
Talvez com uma abertura prox a 2 conseguiriamos desfocar o fundo ou até enegrecer de vez. Ou buscar outro angulo mais favoravel e aí... perder esta face do monumento...
Na terceira, quiz demonstrar um efeito chamado 'spanning'.

Explico...
Spanning, de forma simplificada, é o registro do movimento de um objeto. Normalmente, acompanha-se o objeto em movimento com a camara e clica. O objeto sai focado e tudo em volta sai desfocado, com 'riscos' horizontais, dando a ideia do movimento. Como se fosse um "rabo de luz" saindo dos objetos...
No caso desta foto, eu estava num onibus de turismo em movimento e ao congelar o prédio, as pessoas, o gramado e as arvores "borram" com o movimento...
Na quarta foto, este ERRO crasso

demontra o efeito do sol na frente da lente....
Tem um acessorio de borracha ou plastico que vc instala na frente da lente chamado PARALAX que elimina 'PARTE' deste problema. Na prática ele 'aumenta' o comprimento da lente evitando que os raios do sol chegem à lente...
Mas o melhor é colocar o sol atraz de vc ou ao seu lado, tendo o cuidado com as sombras produzidas...
Na 5a foto, já melhorou um pouco...

dadas as circunstancias de estar atras de uma grade com a policia chilena (muito mais rigorosa e respeitada que a nossa !

) em frente durante esta cerimônia da troca da guarda no palacio do Governo.
Talvez com o Photoshop, possamos eliminar aqueles predios indesejáveis ao lado do Palácio, melhorando muito o resultado...
[ ] s
PS.: Leo, corrige aí se eu falei alguma besteira...

faz tempo que aprendi essas coisas e estou puxando pela memória..