Eu sempre fui maluco por fotografia desde criança....hoje vc compra uma câmera maravilhosa por volta dos mil reais e uma muito boa por uns R$500 até....mas quando era moleque a coisa era muito diferente.....família sem condições.....ficava maluco querendo uma câmera....nos meus 12 anos (já trabalhava)......juntava tudo que eu podia....acho que com uns 15, consegui comprar um Zenit, toda em Magnésio (hoje são de plástico)....o manual era original em Russo......fiz fotos muitos boas com essa câmera.....uma pena que vendi pra poder comprar outra melhor uns 2 anos depois.....mas essa câmera foi responsável por por eu ter adquirido todo o meu conceito de fotografia.....
Essa é uma boa pergunta tbém....Não se pode esquecer nunca que uma foto é sempre em duas dimensões (2D) pois é plana (largura x altura)....logo falta o terceiro eixo que é a profundidade.....por isso a técnica é importante, na verdade, com a técnica certa, vc "engana" o cérebro humano e passa a dar a sensação da terceira dimensão a foto....e isso é o que diferencia uma foto fantástica de uma medíocre.....por exemplo, quando vc está lá no lugar olhando aquela montanha linda maravilhosa e imponente e pensa: Tenho que fazer uma foto disso !!! Quando vê o resultado, fica uma foto "chapada" e a montanha virou uma pedrinha......pra resolver isso existe algumas dicas.....vc pode incluir em primeiro plano uma pessoa (para dar escala a foto)....acaba com o problema na hora.....mas as vezes não dá, e aí ?.....se a montanha tiver uma base, imagine que ela é a "linha do horizonte"....posicione essa linha no terço inferior na foto e pronto, matou a pau......se não tiver base, rese pra ter um céu bonito, e posicione a "linha do céu" no terço superiror.....matou a pau também......
Lembrem-se que estamos falando até agora, de fotografia convencional....dentro desse conceito, exitem fotografias que precisam de condições específicas, como o clima, etc.....se não esqueça. Algumas fotos que fiz tive que ir várias vezes no mesmo lugar até achar a condição certa......perseverança e sorte também são ferramentas muito boa ao fotógrafo.....
Abs.