Sabe que até hoje não tinha reparado nisso??? mas analisando a foto na qualidade original percebi que inclusive formou-se no ponta do rabo uma mancha de sangue, sinal que teriam cortado o rabo dela há pouco tempo.
Pode ser duas coisas: Em regiões que tem muito morcego ou infestação de mosca varejeira, é comum os fazendeiros cortarem o rabo dos bichos, pq é o primeiro lugar que moscas e morcegos atacam....aí cortam o rabo, pois o bicho fica sempre mexendo e nunca cicatriza...e daí pra infecção é "um-dois"....
Já ouviram a expressão "Saiu o maior arranca rabo" ? Expressão mais do que comum pra briga, mas poucos sabem de onde surgiu.....Essa prática tanto no Brasil quanto na américa latina, herdamos dos Portugueses e Espanhóis....em uma briga ou richa entre fazendeiros era comum cortarem os rabos dos animais e exibi-los como prova de vitória ou ainda de provocação.....em alguns lugares no Brasil, sei que isso ainda acontece....
Postado originalmente por WCarlos_902
Pois é Leo, isso é uma prova de que o talento, não necessariamente, depende de sofisticadas tecnologias, nem tampouco, a geografia é determinante. Quanto às preferências do paladar, fico feliz em saber que aprecia uma "buchadinha de bode"... he, he, he. Quem nunca comeu, não sabe o que está perdendo, né?.
Aliás, aqueles que quiserem dicas sobre o que for a respeito de fotografia, técnicas, equipamento, etc....sintam-se a vontade em postar aqui e prometo ajudar no que for possível. Acho que o tópico é bem pertinente, primeiro que não conheço um jipeiro que não ande sem uma máquina.....praqueles que querem se aprimorar um pouco mais, prometo ajudar...e sem cobrar comissão....
Quando a buchadinha de bode...realmente eu curto essas coisas.....aliás é dificil dizer o que eu não coma....infelizmente estou longe de ser perfeito e até tenho alguns preconceitos.....mas em se tratando de comida e bebida, com certeza não há.....Maldito seja o cara que inventou o colesterol, glicemia, excesso de peso......
Postado originalmente por WCarlos_902
Foi só para descontrair... tenham todos uma ótima semana! Se vocês me mandarem procurar o quê fazer, não ficarei chateado.
Vou ter que mandar vc procupar o que fazer mesmo....hehehe...pode começar tirando mais fotos e postando aqui....hehehe.... ....de resto, tá tudo certo.
Eita ! gostou de lá ? to pensando em ir no feriado desta semana santa. eu sempre vou pra la.[]'s
Muito bom, Ricardo. Eu sempre ia, mas de carro de passeio. De traçado, essa foi a primeira vez. E ainda bem, pq se não, nada feito... choveu pacas
Pretendo voltar pra lá no meio de abril... Se vc for antes, boa viagem!
Abs,
Estas são de Ilhabela.
Cachoeiras do Tobogã (na entrada da trilha do Bonete) e outra no caminho para Castelhanos.
Note esta foto "dupla" da cachoeira. De proposito, foi feita com uso de flash e sem flash. Note a diferença da sombra nas pedras e ... o resultado na agua descendo da cachoeira. Pela diferença na velocidade e abertura, vc tem o efeito de 'congelamento' da agua ou de 'névoa'.
Por coisas assim, é que os fotógrafos dizem "fazer a foto" e não 'tirar a foto'.
Com experiência e conhecimento do equipamento, vc pode antever boa parte do resultado.
Mas vou tentar, esperando aprender mais de fotografia com vocês!!!
É um tema que me interessa muito, mas ainda não ganhou o estudo merecido...
Comentários e dicas para melhorar serão bastante apreciados!!!
Como vc pediiu as dicas, então vamos lá....não vou palpitar na foto de ninguém que não tenha pedido, por educação e respeito....
Meu velho, primeiro de tudo, nunca sinta vergonha de suas fotos (mesmo todos e até vc achando que não prestam).......Como dizem, "vergonha é roubar e não poder carregar"....e tem mais, por pior que uma foto esteja, ela ainda poderá te servir para o que "não se deve fazer".....logo tudo tem a sua utilidade.....
Boa foto e em P&B dá um ar de saudosismo do tempo em que o CJ ainda era fabricado.....só a composição poderia ser melhorada, mas nos casos em que se registra um ação qualquer, a condição não favore e as vezes não dá tempo pra isso....
Postado originalmente por Loras
Foto 02: Vale de Lua - Chapada dos Veadeiros - Sony P100 (do além...)
Esse lugar é show, estive lá em 2000.....Na foto, faltou uma referêcia de escala, como uma pessoa ou algo assim, pra ter dado a idéia da monstruosidade do lugar.....a foto em si está legal....só faltou essa referência. Dica, sempre que pensar em tirar uma foto e logo vem a sua mente: vou tirar essa foto por isso-ou-aquilo é enorme ou pequeno....sempre tem que incluir uma referência....
Foto 03: Auto Retrato - Itatiaia - Sony P100 (ôoo cara bunitu!!!)
Acho que o tema não era adequado....sorry, não resisti a piada....ficou muito boa, boa composição e exposição (luz) correta.
Foto 04: Treeking Itatiaia - Sony P100 (sorte, muita sorte!!!)
Show essa foto, mas se vc tivesse posicionado a galera na trilha no canto esquerdo da foto e deixado um espaço da paisagem vazio no lado direito, isso força o olhar humano a percorrer á foto com os olhos.....no final chega a dar a sensação de que a trilha está presente na foto.....No demais é foto ficou muito boa....
As pessoas tem o hábito de sempre centralizar o tema a ser fotografado e isso vai tornar sempre a foto parecendo retrato 3x4.....esqueça isso de centralizar (pelo menos nestes temas que estamos postando por aqui).....existe uma regra na fotografia que chama-se "Regra dos Terços" ou ainda "Golden Rule" como dizem os gringos.....Imagine que a foto é retangular, divida a foto em 3 na horizontal e 3 na vertical.....vc terá então 4 pontos de intersecção dessas linhas e o motivo central de sua foto, sempre deverá ser posicionado em uma dessas intersecções....
Complicado ? No início é, mas precisa educar a sua mente a pensar dessa forma....depois fica automático.....pra treinat, vc pode pegar um papel vegetal no mesmo tamanho da sua foto (impressa) e faça as linhas com uma caneta....depois pega várias fotos que vc tem guardado, coleque o vegetal em cima e poderá conferir a sua composição.....vc vai perceber que as suas fotos mais legais, estaram com a composição correta....
Por aqui só fica difícil avaliar e palpitar em questões do tipo, cor, brilho e contraste, pq a resolução a ser postada aqui as vezes não ajuda.....
Valiosas dicas aquela da regra das intersecções tinha lido em algum lugar, mas não lembro exatamente onde porém minha mente no momento de fazer o "click" sempre centraliza o objeto no meio da foto, pois me parece que estarei relegando à um segundo plano o objeto principal a ser focado
Leo, minha maior paixão é fotografar veículos adoraria produzir fotos com a qualidade daquelas impressas nas propagandas de lançamentos de carros nas revistas
Não sei se isto é possível com uma digital comum mas com certeza este é ainda um dos meus objetivos
Outra pergunta que me persegue, é o que fazer para eliminar aquela maldita granulação que surge em algumas fotos, sobretudo quando fotografo em locais com pouca iluminação Será que isto é inerente à própria marca da máquina? Há alguma marca que não apresente este problema?
Por favor corrija-me se estiver errado, mas parece-me que a luz da manhã é melhor para fotografar que a luz vespertina, isto procede?
Valiosas dicas aquela da regra das intersecções tinha lido em algum lugar, mas não lembro exatamente onde porém minha mente no momento de fazer o "click" sempre centraliza o objeto no meio da foto, pois me parece que estarei relegando à um segundo plano o objeto principal a ser focado
Sim isso acontece, por que é natural....o cérebro trabalha assim: o centro é o mais importante (não leve por outro lado...hahaha).....por isso, na maioria das vezes, estando fora do centro a foto sempre vai chamar a atenção.....a mente irá procurar o centro, como não existe, vai buscar o primeiro plano, e por sequinte o segundo plano.....o cérebro remonta as imagens e causa a sensação de profundidade (3D) que na real não existe em uma foto que é sempre 2D...
Isso requer treinar a visão e percepção, pra alguns leva tempo, outros não.....o lance do papel vegetal ajuda bastante....mas tem que se policiar....depois de um tempo é automático....
Postado originalmente por Dieselboy
Leo, minha maior paixão é fotografar veículos adoraria produzir fotos com a qualidade daquelas impressas nas propagandas de lançamentos de carros nas revistas
Ali é mais difícil, por requer estúdio e equipamento de iluminação.....mas há algo pra se fazer que vai obter bons resultados.....A foto sempre deverá ser feita na luz do dia....ou nas primeiras horas da manhã até no máximo 9:00 ou depois das 16:00.....o ideal são os dias nublados (sem chuva)....escolha um lugar aberto, tipo um terrão, gramado ou simplesmente a maior área aberta de conseguir....comece visualizado os ângulos das imagens que vc vê nas revistas e procure repetir o mesmo ãngulo.....normamente o melhor ângulo é 45° de frente ou trazeira.....aí é só treinar.....
Não sei se isto é possível com uma digital comum mas com certeza este é ainda um dos meus objetivos
É sim...pode ir na fé nas dicas que eu mencionei acima....fica show....
Outra pergunta que me persegue, é o que fazer para eliminar aquela maldita granulação que surge em algumas fotos, sobretudo quando fotografo em locais com pouca iluminação Será que isto é inerente à própria marca da máquina? Há alguma marca que não apresente este problema?
Agora sim tá ficando bom.....a granulação pode ser uma infinidade de coisas.....primeiro resta saber que tipo de câmera é...filme ou digital ???
Considerando digital....muitos pensam que quanto maior a resolução da câmera, melhor a imagem, certo ? ERRADO !!! Existe 3 coisas em uma câmera digital que são muito importantes a serem consideradas, além da resolução: 1o. Contraste, que é a sensibilidade da câmera em detectar com precisão os tons de cinza. 2o. Delta Ave. , que é a capacitada de diferenciar os inúmeros tons de cor e 3o. Nível de Ruído, que afeta diretamente neste efeito de granulação que vc menciona. É difícil explicar em poucas palavras, mas resumindo, já vi fotos muito boas feitas com uma velha câmera de 1.0 Mega pixel, melhores que uma nova de 6 Mega pixel.....o problema é que nas lojas, niguém divulga esses fatores, até por que ninguém vai entender.....mas que são importantes são.
Por favor corrija-me se estiver errado, mas parece-me que a luz da manhã é melhor para fotografar que a luz vespertina, isto procede?
Eu prefiro justamente ao contrário....de manhã há muita emissão de Ultra Violeta (UV) que prejudicam as fotos....mas algumas câmeras já estão vindo com filtro UV incorporado....a tarde o problema é muito menor....
Agora, esqueça sol do meio dia....as fotos sempre vão ficar uma droga...dizem que fotógrafo tem que acordar cedo e dormir tarde....hehehe
Se puder me ajudar agradeceria muito
Aí vc me diz se ajudou....qualquer coisa, vai postando por aqui....
OK, vamos lá a mais uma sessão....hahaha....tá ficando divertido....
Gostei do comentário sobre a escala!!! Vou observar!!! Obrigado.
A escala é fundamental se quiser dar noção de dimensão pra alguma coisa, e não vale apenas para dar a sensação de grandeza, mas pra dar a sensação de pequeno também.....ex. ao fotografar um inseto, procure fazê-lo em um flor, ou até na mão (isso se o inseto for amável)....hahaha
Sobre a divisão, já tinha conhecimento, mas ainda tenho de pensar muito para lembrar disso!!!
A regra dos terços funciona muito bem....mas requer retreinar os miolos....não é fácil perder antigos hábitos....mas depois de um tempo vc acostuma e caba sendo automático, não vai precisar mais nem pensar...
Foto 01 - Itatiaia - Sony P100
Grande foto, além de criativa, tem um certo humor a coisa.....detalhe pra esta foto é que a regra dos terços foi bem aplicada....imgine a mesmo foto se ela tivesse sido centraliza....com certeza, ficaria menos interessante....veja que o olhar leva primeiro a pessoa (não pq é bela... ) e depois o olhar te leva para a pedra automáticamente.....isso é o cérebro que funciona assim....por isso a regra dos terços é importante.....
Outra coisa, veja como a regra da escala funciona também aqui.....vc consegue ter uma idéia exata do tamanho e peso da pedra....se tivesse tirado a foto só da pedra....seria só uma pedra qualquer....
Foto 02 - Itatiaia - Sony P100
A foto em si ficou razoável....boa iluminação e composição, eu apenas teria dado um zoom maior, aproximado mais a cena e cortado mais a parte da grama.....tem muita grama na foto e poderia ter fechado mais na casinha e conseguido mais detalhes.....mas o caminho é esse.....
Foto 03 - Itatiaia - Sony P100
Boa foto....pra ter ficao perfeita, se tivesse posicionado o Sol bem na linha do terço e por sequência a linha do horizonte também ficaria na linha do terço, a foto estaria perfeita....está quase lá.....
Dicas sobre o pôr do sol? Como medir a luminosidade? Uso flash junto?
Eu particularmente prefiro a alvorada do que o pôr do sol.....ainda mais se vc não tem "o equipamento" certo e alguns filtros.....isso é por conta do Azimute da terra, que é a inclinação do eixo da terra, como na alvorada o sol está a 6° da linha do horizonte, associada ao azimute, favorece melhor a difração do sol na atmosfera resultando na cor laranja.......mas isso é papo de astro-físico...aqui é sobre fotografia....resumindo....vc consegue melhor aquele tom alaranjado, bonito, que todos querem.....
Estou postando uma que fiz em Brasília.....era pouco mais de 6 da manhã e fiz com uma câmera 35mm Canon do tipo apontar-e-atirar.....sem filtros, recursos de zoom, abertura, nada de nada....
Qdo eu virei gente grande.... ( !!!???) comprei uma..... ZENIT !! Um verdadeiro tijolo, mas com fotometro básico e posso afirmar sem medo que ela foi responsável por algumas das minhas melhores fotos.
Guardo ela com muito carinho até hoje..
[ ] s
Galera,
assim como muita gente aqui, tbém aprendi a fotografar e me aperfeiçoei com a velha e boa Zenit..........trambolhão pesado, feio e totalmente mecânica, excelente para treinar noções de abertura, velocidade etc..........fora o barulho inesquecível do obturador de cortina.......rsrsrsrs
Bom, este tópico tá NOTA 10 mesmo, muitas dicas boas, muitas imagens bonitas....também não ando no meu 4x4 sem a câmera na mochila.
Aproveitando os professores de plantão, vou lançar no ar uma dúvida:
tenho noção da regra dos terços e procuro utiliza-lá sempre que possível. Acontece que em muitas fotos de paisagens (as minhas preferidas) como montanhas, praias etc, vc. não tem um "assunto" principal, mas a paisagem em si, portanto fica complicado "enquadrar" por exemplo uma cadeia de montanhas usando a regra dos terços. O resultado é que a foto acaba ficando muitas vezes sem graça, meio sem motivo.........embora a paisagem seja bonita etc etc........alguma dica ou macete para trazer alguma vida, algum destaque a este tipo de foto ??
PS: depois com mais tempo posto algumas fotos minhas, para os pitacos dos universitários !