Galera,
assim como muita gente aqui, tbém aprendi a fotografar e me aperfeiçoei com a velha e boa Zenit..........trambolhão pesado, feio e totalmente mecânica, excelente para treinar noções de abertura, velocidade etc..........fora o barulho inesquecível do obturador de cortina.......rsrsrsrs
Eu sempre fui maluco por fotografia desde criança....hoje vc compra uma câmera maravilhosa por volta dos mil reais e uma muito boa por uns R$500 até....mas quando era moleque a coisa era muito diferente.....família sem condições.....ficava maluco querendo uma câmera....nos meus 12 anos (já trabalhava)......juntava tudo que eu podia....acho que com uns 15, consegui comprar um Zenit, toda em Magnésio (hoje são de plástico)....o manual era original em Russo......fiz fotos muitos boas com essa câmera.....uma pena que vendi pra poder comprar outra melhor uns 2 anos depois.....mas essa câmera foi responsável por por eu ter adquirido todo o meu conceito de fotografia.....
Postado originalmente por arlei_vitara
Aproveitando os professores de plantão, vou lançar no ar uma dúvida:
tenho noção da regra dos terços e procuro utiliza-lá sempre que possível. Acontece que em muitas fotos de paisagens (as minhas preferidas) como montanhas, praias etc, vc. não tem um "assunto" principal, mas a paisagem em si, portanto fica complicado "enquadrar" por exemplo uma cadeia de montanhas usando a regra dos terços. O resultado é que a foto acaba ficando muitas vezes sem graça, meio sem motivo.........embora a paisagem seja bonita etc etc........alguma dica ou macete para trazer alguma vida, algum destaque a este tipo de foto ??
Essa é uma boa pergunta tbém....Não se pode esquecer nunca que uma foto é sempre em duas dimensões (2D) pois é plana (largura x altura)....logo falta o terceiro eixo que é a profundidade.....por isso a técnica é importante, na verdade, com a técnica certa, vc "engana" o cérebro humano e passa a dar a sensação da terceira dimensão a foto....e isso é o que diferencia uma foto fantástica de uma medíocre.....por exemplo, quando vc está lá no lugar olhando aquela montanha linda maravilhosa e imponente e pensa: Tenho que fazer uma foto disso !!! Quando vê o resultado, fica uma foto "chapada" e a montanha virou uma pedrinha......pra resolver isso existe algumas dicas.....vc pode incluir em primeiro plano uma pessoa (para dar escala a foto)....acaba com o problema na hora.....mas as vezes não dá, e aí ?.....se a montanha tiver uma base, imagine que ela é a "linha do horizonte"....posicione essa linha no terço inferior na foto e pronto, matou a pau......se não tiver base, rese pra ter um céu bonito, e posicione a "linha do céu" no terço superiror.....matou a pau também......
Lembrem-se que estamos falando até agora, de fotografia convencional....dentro desse conceito, exitem fotografias que precisam de condições específicas, como o clima, etc.....se não esqueça. Algumas fotos que fiz tive que ir várias vezes no mesmo lugar até achar a condição certa......perseverança e sorte também são ferramentas muito boa ao fotógrafo.....
Abs.
OK, vamos lá a mais uma sessão....hahaha....tá ficando divertido....
Obrigado pela ajuda mestre!!!
Postado originalmente por Leo - Beethoven
A escala é fundamental se quiser dar noção de dimensão pra alguma coisa, e não vale apenas para dar a sensação de grandeza, mas pra dar a sensação de pequeno também.....ex. ao fotografar um inseto, procure fazê-lo em um flor, ou até na mão (isso se o inseto for amável)....hahaha
A regra dos terços funciona muito bem....mas requer retreinar os miolos....não é fácil perder antigos hábitos....mas depois de um tempo vc acostuma e caba sendo automático, não vai precisar mais nem pensar...
OK!!! Aprendido!!! Vamos treinar os miolos....
Grande foto, além de criativa, tem um certo humor a coisa.....detalhe pra esta foto é que a regra dos terços foi bem aplicada....imgine a mesmo foto se ela tivesse sido centraliza....com certeza, ficaria menos interessante....veja que o olhar leva primeiro a pessoa (não pq é bela... ) e depois o olhar te leva para a pedra automáticamente.....isso é o cérebro que funciona assim....por isso a regra dos terços é importante.....
Outra coisa, veja como a regra da escala funciona também aqui.....vc consegue ter uma idéia exata do tamanho e peso da pedra....se tivesse tirado a foto só da pedra....seria só uma pedra qualquer....
Você deve ter notado que a Pedra estava a cerca de 10 m atrás dela...
Gosto dessas fotomontagens ao vivo, sem uso de fotoshop. Tenho mais algumas, vou procurar.
A foto em si ficou razoável....boa iluminação e composição, eu apenas teria dado um zoom maior, aproximado mais a cena e cortado mais a parte da grama.....tem muita grama na foto e poderia ter fechado mais na casinha e conseguido mais detalhes.....mas o caminho é esse.....
OK!!!
Boa foto....pra ter ficao perfeita, se tivesse posicionado o Sol bem na linha do terço e por sequência a linha do horizonte também ficaria na linha do terço, a foto estaria perfeita....está quase lá.....
Eu particularmente prefiro a alvorada do que o pôr do sol.....ainda mais se vc não tem "o equipamento" certo e alguns filtros.....isso é por conta do Azimute da terra, que é a inclinação do eixo da terra, como na alvorada o sol está a 6° da linha do horizonte, associada ao azimute, favorece melhor a difração do sol na atmosfera resultando na cor laranja.......mas isso é papo de astro-físico...aqui é sobre fotografia....resumindo....vc consegue melhor aquele tom alaranjado, bonito, que todos querem.....
Estou postando uma que fiz em Brasília.....era pouco mais de 6 da manhã e fiz com uma câmera 35mm Canon do tipo apontar-e-atirar.....sem filtros, recursos de zoom, abertura, nada de nada....
Abs.
O duro é acordar cedo...
Vamos que vamos tentanto melhorar!!!
Depois coloco mais fotos, vou deixar espaço para a galera!!!
Agora eu queria retratar mesmo aquela mata toda atrás com a casinha no canto... talvez uma daquelas fotos "compridas" melhorasse ainda mais!!!
Mesmo que a foto não tenha a proporção original da máquina 35mm (2x3 é isso?) a regra dos terços ainda vale?
Abs,
Loras,
Acho que mesmo com o recorte, vc mantem a ideia da grande mata atras da casinha. Com uma foto "Panorâmica", que a maioria das boas digitais atuais tem, vc teria essa ideia melhor representada, claro.
Uma dica : na hora da ampliação (vulgarmente chamada de revelação), vc pode pedir para "recortar" o negativo, enquadrando da forma que vc quer. Assim, pode fazer estes recortes e melhorar a foto usando a regra dos 2/3.
E a regra dos 2/3 valem para qualquer formato sim...
Prá simplificar, escolha o objetivo principal e coloque ele próximo a um dos cantos da foto. Ou + simples ainda... tire do centro e das "metades" da foto.
Não sei se eles ainda mantem os cursos. Se ainda existirem, recomendo a todos para fazerem os cursos da Fuji, no predio da Matriz, aqui em SP. Eu fiz o basico e cameras Reflex e gostei muito. E quase.... ganhei um livro maravilhoso do Mestre Sebastião Salgado que foi sorteado entre os alunos...
Contato :
Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-7706627
Suporte Técnico para Câmeras: 0800-128600 MATRIZ:
FUJIFILM do Brasil Ltda.
Av. Vereador José Diniz, 3400
São Paulo-SP 04604-901
conforme prometido, estou anexando algumas das fotos de minhas andanças.......para os pitacos dos mestres, o objetivo é trocar idéias e melhorar ouvindo quem sabe mais. Todas foram tiradas com uma Sony S-90, quase sempre em modo automático ( ô preguiça de ajustar exposição, velocidade etc....)
1 - vinhedos a beira da estrada em Nova Pádua, serra gaúcha;
2 - Rio das Antas, serra gaúcha. Esta foto é um daqueles casos que comentei antes, onde a paisagem é grandiosa e vc. acaba sem ter um "assunto principal" para enquadrar segundo a regra dos terços.............comentários, comentários please !
3 - ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma e Farroupilha;
4 - Rio das Antas;
5 - Barragem dos Bugres, em Canela - RS
Ok, a pedido do Dieselboy aí vai.....eu sou suspeito, por que tenho uma identificação muito grande com as Canons....tem os recursos que eu gosto, mais econômicas que as Nikons e os acessórios além de primeira, possuem opções que são mais vantajosas pra mim.
Mas as Nikons são excelentes também......outras que dependendo da condição, são as Pentax, mas sem grandes opções de acessórios.....as Minoltas tiveram uma grande era....mas depois que foi comprada pela Konica, niguém sabe o rumo...a verdade é que os preços de câmeras desabaram....se fizer uma busca no mercado livre vai encontrar preços que nem eu acredito.....
Se quiser uma 35mm (filme) semi-pro e que vai dá pra fazer 95% de todo o tipo de foto que quiser pode pesquisar pela Canon EOS-300, Nikon F65 ou N65, ou a Pentax *ist QD....Se quiser semi-pros Digitais...pode procurar pela Canon Rebel XT ou XTi, ou Nikon D50, D60 ou D70....são as melhores.
Agora, para aqueles que querem um bom modelo compacto digital, sem gastar muito e ainda com alguns recursos sugiro a Canon A430 ou melhor ainda a A630, as Nikon da série Coolpix também são muito boas....Alguns modelos Cybershoot da Sony, série P....tipo P52..P92, etc....também são interessantes......Fuja igual diabo foge da cruz dessas promoções da TV, do Tipo Câmera de 12 Megapixels, joguinho, "fogão e geladeira"...que é só dor de cabeça.....lembra do que eu disse, que nem sempre Megapixel é tudo ? Pois é....esse é o caso....
Os cursos da Fuji eram uma boa mesmo....muito bons....mas não sei se ainda existem....tinha um amigo que lecionava esses cursos por lá, mas saiu a alguns anos.
O Flávio postou umas fotos bem legais com bons exemplos da regra dos terços. Agora é que eu me dei conta que ele postou a mesma foto da casinha que o Loras fez, mas com uma composição diferente....se comparar as duas, vão perceber a real diferença do impacto que causa uma composição da outra....
Flávio, fazia anos que eu não ouvia alguém falar em montagens panorâmicas com filmes...Ah....agora eu vi pq....tá mais ou menos na mesma faixa de idade que eu....hehehe....eu já fiz muitas panorãmicas mas com slides...é mais fácil....com negativo é cruel demais.....mas como a galera aqui ainda tá no básico...ia dar as dicas de panorâmicas mais pra frente....mas já que mencionou, se quiser fazer umas panorâmicas a partir de uma seqüência de fotos digitais, procure por "panorâmica" no www.superdownloads.com.br .....tem vários softwares free que dá pra se divertir....
conforme prometido, estou anexando algumas das fotos de minhas andanças.......para os pitacos dos mestres, o objetivo é trocar idéias e melhorar ouvindo quem sabe mais. Todas foram tiradas com uma Sony S-90, quase sempre em modo automático ( ô preguiça de ajustar exposição, velocidade etc....)
1 - vinhedos a beira da estrada em Nova Pádua, serra gaúcha;
2 - Rio das Antas, serra gaúcha. Esta foto é um daqueles casos que comentei antes, onde a paisagem é grandiosa e vc. acaba sem ter um "assunto principal" para enquadrar segundo a regra dos terços.............comentários, comentários please !
3 - ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma e Farroupilha;
4 - Rio das Antas;
5 - Barragem dos Bugres, em Canela - RS
É isso aí galera, depois posto mais algumas
[ ]s fotográficos
Boa vamos lá.....
1- A profundidade de campo (foco na menor e maior distância) da foto ficou 10. Mas vc "matou a foto pq saiu a cabeça de alguém logo embaixo....outra coisa, foi a "linha do horizonte" que ficou torta....mas dá pra consertar no Photoshop fácil....recorte de vez a foto (reduzinto o tamanho) e gire a foto em um ângulo que torne a linha da flores (horizonte) paralela a parte superior da foto. Vai ficar show....
Vamos agora para uma outra regra da composição: A regra da Cruz ou diagonais.....quando vc quer fotografar um rio, ponte, estrada, ou qualquer tema que tem um ínicio próximo a vc e um fim distante, a melhor forma de fazer isso é compor a cena de tal forma que o ínicio do tema fique em um quanto qualquer da foto e o fim (que está longe de você) fique posicionado no outro canto na diagonal......veja a sua última foto por exemplo: Ela lhe dá mesmo a sensação de profundidade...e leva o observador a pensar: como essa coisa é grande.....se vc tivesse usado essa regra, a foto teria sido perfeita.....mas ela ainda dá pra ser recortada e ampliada, se o seu arquivo original estiver em alta resolução.....se quiser, me manda o arquivo por MP que eu arrumo aqui e posto pra galera ver a diferença....tipo: antes e depois....
De uma forma geral, as fotos estão bem razoáveis.....só um comentário sobre a segunda....o tempo não ajudou pra esse foto....devia ser entre 10-14 horas (pelas sombras)....aí não tem jeito....não há o que faça pra ficar bom....as machas esbranquiçadas (nessa resolução, não dá pra ter certeza), mas aconteceu um efeito ou defeito, que chamamos de "flare"....é uma difração de luz que causa essa névoa branca na foto e que provavelmente não havia na paisagem original....isso acontece por ter muita luz direta ou má qualidade da lentes....Quando eu digo má qualidade, não vá achar que o seu equipamento é uma droga....mas ele tem certamente uma qualidade diferenciada de um outro...é só eveitar a luz direta....aliás, é a pior condição pra se fazer uma foto....nem photoshop dá conserto as vezes....