
Postado originalmente por
Eduardo Velo
Waldir , esse eixo diant. é mais chato pra abrir , essa capa é uma capa protetora pra Diferencial usada no lugar da tradicional ( tras. ) , não sei se saiu na F1000 de fábrica , mas é só soltar os parafusos que a capa sai e o óleo tb ... Para dif. convencional não é recomendado 85W140 , só pra auto blocante , pode usar tanto 0 80W90 como o SAE 90 api GL5 , estranho na placa da Dana recomendar o 85W140 para o convencional ... não é o que diz a literatura a respeito ... nos cambios antigos como os nossos seria melhor usar o 80W90 ou 90 GL4 que tem menos aditivos , qdo usamos o GL5 no cambio ele fica mais duro de engatar no inicio pq os aditivos " extras " agem enqto ele está frio , aí a recomendação seria deixar numa marcha só por uns segundos pra aquecer um pouco o óleo e depois trocar de marcha ... uso o SAE 90 GL4 e só troquei uma vez faz uns 5 anos pq acabou soltando o bujão da guia principal ( pra desmontagem ) e o eixo de arvore ficou " trabalhando " , aí tive que frezar a 2a e o óleo ficou contaminado com o desgaste da peça ... tanto óleo de diferencial como de cambio não necessitam trocas cttes , podem ser trocados a cada 50.000 km em uso agressivo ou cada 80.000 km em uso normal , ou por tempo a cada 5 ou 6 anos ...
O problema nos diferenciais é que são mais vulneráveis a entrar água que o câmbio , aí a gente sempre precisa verificar se precisa trocar ou não , se entrar em poças dágua é bom verificar assim que parar a vtr tira o bujão e verifica se não esta com cor de café com leite , se tiver com essa cor entrou água , vai ter que trocar e ver por onde está entrando , se tivder cor normal , coloca o bujão de volta e esquece ... tem que ser assim que para de rodar senão a água decanta e vc não vai perceber ...
O respiro do dif. é esse da foto de cabeça pra baixo , na ponta da mangueira tem uma valvula pequena com uma tampa tipo moeda , qdo o dif. trabalha , aquece e cria pressão essa valvula abre e alivia , qdo esfria ela tampa o suficiente pra não criar vácuo , por isso fica no alto pq se entrar na água o resfriamento cria vácuo e puxa um pouco de água pra dentro do dif. se essa valv. estiver mergulhada ...
Ainda não sei se o dif. da sua F1000 é autoblocante ou não , se for é Dana 44.3 , o mesmo da Cherokee , alguém pode tirar essa dúvida pra gente , olhando a foto não vi os discos de fricção , por isso a dúvida ...
abs ...