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  • #769
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    Wdi, desculpe a gente mas como você levantou a bola e o assunto é pertinente...

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Daniel , não fique ofendido , não foi no posto , foi na casa de troca de óleo , eles são especialistas em troca de óleo , tem catálogo de todos os motores , antigos e novos , ele falou isso mesmo que vc falou , sobre a circulação qdo o motor está frio , só que ele poderia comentar tb que como o óleo fica mais fino arrasta sujeira e entope o filtro , um detalhe que poderia ser explorado ... rs .
    Assim que chegar de Bananal vou ter que trocar o óleo , vou trocar pelo 15W40 e trocar o filtro , vou ficar de olho no manômetro e trocar o filtro de novo se a pressão cair ... bem simples ...
    De qqer maneira , fico grato pela dica ...

    abs ... Edu
    Eduardo; tudo bem?

    Jamais ficaria ofendido pelo seu comentário. Eu compreendi o contexto mas nao podia deixar de pegar a brincadeira.

    O negocio de arrastar a sujeira do motor para o filtro eu ACREDITO que seja decorrente da aditivação e não da viscosidade. Em algum lugar eu li do costume de colocar lubrificante de motor diesel em motores a gasolina mais cansados como forma de fazer "flusing". Mas o risco é a limpeza exagerada das borras que muitas vezes são até parte do motor, pode-se assim dizer.

    Um OFF-Topic: Eu sempre usei lubrificante de motor diesel em carros a gasolina. Era só sair da garantia e Ursa TDX no motor! No Peugeot da minha esposa o motor passou a trabalhar com o ponteiro da temperatura abaixo da metade. Antes eu usava o Total 15W50 SJ (fabrica). Depois foi Ursa mesmo e quando troca o filtro não há qualquer sinal de borra.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #770
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    Test Drive 4x4.

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Esses óleos para motores Turbinados são todos bons , mas minha preferência seria para o Top Turbo ou um que não está na sua lista que é o Tection da Castrol ...


    Abs ...

    Edu, esqueci de comentar. [No meu Pajerin V6, utilizo o Castrol Magnatec 10W40]. No auto service, onde mando trocar óleos, há disponibilidade de produtos consagrados. O Tection Global; também. Na EFE, ainda não utilizei, mas veja se essas duas fotos, te dizem algo. Esse tambor está [vazio, para aplicação "secundária", na fazenda], na caçamba da picape [risos].








    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Waldir assim que fizer o teste drive indo pro sitio , informa a gente se está tudo OK ... Qdo descer o morro avisa pra gente prosear um cadim ... rs


    abs ...

    Testado. Funcionando, sem "pobremas". Acionei o sistema de tração [4x4Hi and Low], inclusive com a picape carregada. No LOW RANGE Mode a criança "sobe coqueiro"! Devido aos relatos da semana passada, fiz questão de repetir o teste; alternando os modos, uma dezena de vezes. Só lembrando: Faço esse tipo de teste, periodicamente. Dessa vez, apenas caprichei.

    Não saiu tudo cem por cento, porque, numa das - dez - vezes, o acionamento ["botãozin faiô"] não se completou. Mas, eu já conheço bem esse tipo de ocorrência. Às vezes, falha. Tomara, que nunca ocorra, quando eu estiver precisando transpor um lamaçal bagaça. Hehehe.






    Detalhe: Em TODAS as vezes, procurei seguir, rigorosamente, as orientações técnicas; inclusive, com a aplicação da marcha ré, após "desativar" a tração 4x4.








    Mesmo "sentindo" [ui!] que o sistema funcionou corretamente; inclusive manobrando em piso "seco", com esterçamento. Por precaução, após chegar na cidade, ainda mandei erguer as rodas dianteiras. RL "desacoplada".


    EDIT: Essa foto não foi após esse teste. A EFE tá um cadin suja. De lama e de cocô de vaca. Risos.








    Outra foto, com o diferencial traseiro aberto.












    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Wdi, desculpe a gente mas como você levantou a bola e o assunto é pertinente...

    Abs!!!


    Relaxa, amigo Shimo. O tópico é público e "nosso". Só não vale, xingar a [minha] mãe. Hehehe.



    []s
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  • #771
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    Waldir , muito bom heim camarada ... tudo funcionando ... então o estalo pode ter sido da lona de freio ou da RL destravando ...
    O Tection da Castrol é da mesma classe do Tec turbo da BR , junto com top turbo da BR são os recomendados pelo meca espcialista em turbo pra minha Tracker ...
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  • #772
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Waldir , muito bom heim camarada ... tudo funcionando ... então o estalo pode ter sido da lona de freio ou da RL destravando ...
    O Tection da Castrol é da mesma classe do Tec turbo da BR , junto com top turbo da BR são os recomendados pelo meca espcialista em turbo pra minha Tracker ...
    Castrol, Texaco, Valvoline, BR são produtos excepcionais.

    O unico produto que eu fiquei com ressalva mas não foi por causa dos motores diesel e sim do Peugeot da minha esposa foi o Ipiranga F-1 Master 4x4 15W50 semi sintético: Usei, rodamos 10 mil km muito em estradas (foram algumas viagens de 100km ida e volta) e quando mandei trocar o óleo, ao abrir o filtro (do tipo ecologico - troca o elemento apenas) surpresa! Borra! num motor que estava na segunda troca de óleo e 4 meses desde a ultima troca.

    Ai também apelei: Mandei colocar 3,5L de Ursa TDX API-CI-4 15w40 para motores diesel....no 1.4L do Peugeot

    Vamos ver como vai se comportar. Por enquanto o motor tem trabalhado mais "frio" com o ponteiro dsistema de arrefecimento sempre abaixo da metade (antes do Ursa TDX ele ficava na metade e as vezes até acima)

    Abs!!!
    _______________________

    PS: Wdi, vi a foto que postou com o adesivo de instruções sobre o uso do 4x4 e algo me saltou a vista: O emblema da Autolatina. Na minha, no lugar do AL no canto superior esquerdo, tem o simbolo oval da Ford. Vou tirar uma foto e te mando!

    O mesmo carro o mesmo ano de fabricação e o emblema diferente.
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  • #773
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    Malditos larápios!

    PessoALL, com a EFE está tudo bem, mas essa semana me aborreci. Explico: Desde quando mandei trocar as molas dianteiras da picape [saíram as originais e entraram as molas da F-250], por relaxamento e abuso da sorte, deixei as usadas nas caixas das novas; na caçamba.

    A anta amiga que vos escreve, por estacionar raramente na rua [utilizo estacionamentos], facilitou a ação de marginais. Sim, levaram as molas! Bandidagem rola solta. Esse tipo de prejuízo me chateia. Não apenas pelo valor material, mas pelo desaforo. Reconheço que "dei mole", mas fiquei pasmo, como os caras "advinham"! Foi por pouco tempo.


    Ufa! Dos males, o menor. Imaginem que o pneu estepe [um BFG 33x12,5R15 novinho!] estava "livre". Meti um baita cadeado. Hehehe.



    Para "distrair" e esquecer essa porr@, tenho uma novidade: a "nossa" EFE está abastecida e revisada. Amanhã cedinho, rumo a Santos e "adjacências". Quem sabe, lá prás bandas de Sampa, eu não decida endoidar [de vez!] e mande mais um UP na criança?






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  • #774
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    Waldir , desejo excelente viagem pra vc e qdo estiver passando pela Capital da Fumaça for dar uma pausa tem o num. do meu celular e o fone aqui de casa , pode ligar pra gente prosear e se precisar de um auxilio estamos a disposição ...

    Se vier pela Ayrton Senna pega a Jacupessego e Rodoanel , fica bom pro ABC e pra Santos ...

    abs ... inté +
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  • #775
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Waldir!

    Hoje em dia, é complicado, não pode descuidar em nada.

    Mais dos males, o menor, pois como disse, o estepe estava lá, soltão, sem um cadeado para acompanha-lo...

    Fico contente em saber que está tudo bem.

    Uma boa viagem!

    Abraços.

    Kim.

  • #776
    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    PessoALL, com a EFE está tudo bem, mas essa semana me aborreci. Explico: Desde quando mandei trocar as molas dianteiras da picape [saíram as originais e entraram as molas da F-250], por relaxamento e abuso da sorte, deixei as usadas nas caixas das novas; na caçamba.

    A anta amiga que vos escreve, por estacionar raramente na rua [utilizo estacionamentos], facilitou a ação de marginais. Sim, levaram as molas! Bandidagem rola solta. Esse tipo de prejuízo me chateia. Não apenas pelo valor material, mas pelo desaforo. Reconheço que "dei mole", mas fiquei pasmo, como os caras "advinham"! Foi por pouco tempo.


    Ufa! Dos males, o menor. Imaginem que o pneu estepe [um BFG 33x12,5R15 novinho!] estava "livre". Meti um baita cadeado. Hehehe.



    Para "distrair" e esquecer essa porr@, tenho uma novidade: a "nossa" EFE está abastecida e revisada. Amanhã cedinho, rumo a Santos e "adjacências". Quem sabe, lá prás bandas de Sampa, eu não decida endoidar [de vez!] e mande mais um UP na criança?






    []s
    Vão se os aneis, ficamos putos, mas faz parte.....
    Boa viagem e que venham os ups!

    []s
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  • #777
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Amigos, estou de volta! [Edu, desculpa por não ter te ligado! Planejamento da viagem, com alguns imprevistos]. Devido às várias "atividades", vou separar os assuntos:



    1. Viagem:

    1.1 Percursos [rodovias]: Ida => [Aracaju-SE/Itaobim-MG/Resende-RJ/São Paulo] BR-235/BR-101/BR-116/BR-393/Via Dutra_BR-116/Anchieta. Volta => Fernão Dias_BR-381 [São Paulo/BH+Ipatinga+João Monlevade+Governador Valadares/Aracaju BR-116/BR-101/BR-235.

    1.2 Imprevistos, riscos e sustos: Me considero um sujeito calejado em rodovias, mas ninguém está imune aos riscos. Numa viagem dessas, a gente vê "coisa feia". Destaco dois momentos difíceis. O primeiro, na rodovia BR-393, entre Três Rios e Vassouras, no estado do RJ, uma "ondulação" na pista, SEM "marcação" [estava descendo um retão "embalado", tipo 120ph!], quase me faz perder o controle da picape. O segundo, foi no retorno, justamente entre João Monlevade e Ipatinga - um dos trechos de rodovia mais perigosos da região -, nas Minas Gerais. Em outro retão, "testando o intercooler", eu descia "embalado", quando, de repente, uma C-10 [fumegante e leeenta!] saiu do mato e entrou na minha frente! Foi, por pouco. Nessas horas, a gente "lembra" de Deus. Se a pista contrária não estivesse livre, poderia ter acontecido um acidente grave. Não é demais lembrar, que os freios de uma F-1000 não são "tão eficientes" [rindo, para descontrair].

    1.3 Outros [imprevistos]: Não sou "novato" no complexo Anchieta/Imigrantes, mas "peguei um bronca" de lascar! Véspera de feriado, é sabido que a "operação descida" é pesada. Carro demais e os já conhecidos congestionamentos paulistanos/paulistas. Pois bem, como após os "negócios" em São Bernardo do Campo, eu planejei ir - pegar uns trecos, de final de reforma -, até Santos, no litoral, onde tenho um imóvel alugado. Pois bem. Acordei cedo e, comecei a descida, imaginando que o trânsito estaria fluindo, intensamente, mas sem "retenções". Tudo ia bem até a praça de pedágio [R$ 22,20, um a$$alto!]. Depois, parou totalmente! [Depois, coloca uma fotinha da EFE, com o motor desligado]. Um caminhão bateu na mureta da Anchieta. Houve derramamento de combustível. Resultado: A EcoVias [é isso mesmo, Edu?] FECHOU a descida; por horas intermináveis. Depois de uma longa espera - por sorte, estava a poucos metros de um viaduto de retorno -, alguns carros "pequenos" conseguiram manobrar de ré e a EFE ficou "livre". Pensei rápido e metí a marcha ré [ui!]. Abortei o plano A [descer pela Anchieta], abortei o plano B [voltar até o planalto e acessar a Imigrantes], e tomei a decisão de desistir, adotando o plano C. Hehehe.


    Abre EDIT:

    1.4 Mais imprevistos
    : Aceleração, em marcha lente e "desligar" o motor. Escrevo, mais à frente.

    Fecha EDIT:



    2. INTERCOOLER
    2.1 Materiais.
    2.2 Instalação.
    2.3 Dúvidas e incertezas [obrigado, pela ligação e pelos esclarecimentos, "Tio"].
    2.4 Performance [Delta P, "nova" pressão do turbo, "nova" temperatura de trabalho e outros: "sob análise"].
    2.5 Melhorias [ajustes]: programada revisão [BI e bicos], para a próxima quarta-feira. Explico, depois. Na viagem de ida, portanto ANTES do INTERCOOLER, constatei que a picape está um pouco "amarrada". Em subidas longas, onde antes eu conduzia em quinta marcha, turbina marcando tipo 1,2 bar[g], velocidade tipo 110ph, nessa viagem, ficou difícil cortar carretas.

    Tomei conhecimento que há uma - boa - discussão [by Diesel Power] aqui no fórum sobre o uso do diesel S50, em motores como esses nossos. Coincidência, ou não, essa "piora", em viagens longas, ocorre depois de passei a abastecer com o S50.


    Fotos:

    F-01: Frontal_grade;
    F-02: Idem;
    F-03: Colméia;
    F-04: Curva [entrada do IC];
    F-05: Nova posição da turbina e detalhe do [novo] flange, no coletor de admissão;
    F-06: Vista frontal da colméia - instalada -, sem a grade;
    F-07: Curva [saída do IC];
    F-08: Curva [entrada do IC, vindo da turbina];
    F-09: Overview [o arranjo, com curvas "suaves" prevê atenuação de perda-de-carga];
    F-10: Conexão flexível "siliconada" e braçadeiras inox;
    F-11: Detalhe do suporte de fixação [um deles] na carcaça do motor;
    F-12: Curva [entrada do IC];
    F-13: Idem;
    F-14: Curva [saída do IC];
    F-15: Conexão flexível "siliconada" e braçadeiras inox;
    F-16: Como a turbina ficou "nova", após "escovação";
    F-17: Nova posição do mecanismo de ajuste Waste Gate [a turbina foi "girada" 180 graus];
    F-18: Detalhe da saída da turbina;
    F-19: Nova posição do mecanismo de ajuste da WG;
    F-20: Detalhe do novo flange [saiu a curva com o FLG original da TA31] e da "tomada" de pressão, para o painel.



    A gente vai detalhar e discutir "tudo". Antecipo que o INTERCOOLER ficou muito bem instalado e os primeiros "sinais" confirmam o quanto é importante, "alimentar" o motor com ar puro, mais denso e "frio".

    Mais 5.013 quilômetros [dei uma esticadinha até Sorocaba-SP] no hodômetro da EFE. Haja test drive. Hehehe.






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  • #778
    Waldir,

    Que intercooler usastes?

    E cadê as fotinhos????

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  • #779
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Fala Waldir , bela esticada ... 5000 km de F 1000 nem sente a viagem ... rs
    Cara , nem sei qdo foi a ultima vez que fui pra baixada Santista , faz muitos anos que não desçe essa serra , da minha casa na praia são 60 km , me nego a pagar esse absurdo por 30 km de pista ... mas pode ver que enche de gente , mesmo que for 100,00 o pedágio vai encher de gente ... rs ... falta de imaginação desse povo de onde ir num feriado ... rs
    Da uma olhada nas ultimas fotos , são do congestionamento do pessoal subindo a Serra pra S. José pela Tamoios e nós indo pelo caminho alternativo por Salesópolis , Taiaçupeba , Quatinga e Paranapiacaba , não pegamos nenhum trafego no caminho e muito menos pedágio ... rs
    https://picasaweb.google.com/cida.ve...EngesaBananal#

    Qto a habilidade dos nossos motoristas , sofro o mesmo que vc ... só escapo de tragédia pq estou sempre muito atento ao movimento , caminhoneiro só da seta depois que entra na sua frente ... mulher freia em curva como se fosse bater , tanto faz curva aberta ou fechada , freia sempre ... rs , tem tb os que freiam qdo chegam perto de caminhão ou onibus e ficam do lado não passam e nem deixam passar ... fora a molecada que anda na Castelo , Bandeirantes , Ayrton e acham que todas as pistas vão ser pista dupla e retão ... , qdo pegam uma Fernão Dias ou uma Regis acabam causando ...

    Qual a média de consumo da F1000 agora ??
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  • #780
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    Bah! Muito show! A Efe está intercoolada!
    Agora posta as fotos, pois já sabemos do que serão... ahahahah!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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