Postado originalmente por
Waldir Carlos
PessoALL, estou de volta. Tentarei ser o mais objetivo e claro, possível. Mas, peço-lhes um pouco de paciência. Devido à minha limitação de conhecimento, muitas vezes expresso-me com pouca clareza e posso escrever "conceitos vagos".
Portanto, peço-lhes considerar que, pelo menos no "terreno das F", estou aprendendo.
1. FATOS:
1.1 Vazamento pelo RETENTOR do pinhão do DIFERENCIAL traseiro: Corrigido, com a substituição do RETENTOR [Sabó].
1.2 Vazamento - quase "microscópico" - pelo RETENTOR lado "oposto", próximo à parte anterior da CT: Idem [Sabó].
2. INCERTEZAS:
A hipotética situação de "rodas presas", já relatadas anteriormente, na linha de argumentação [leiam, adiante, o contraponto!] do mecânico, estava ocorrendo pelo "travamento" das LONAS de FREIO. Ressalte-se que adoto como prática usual, sempre, a aplicação do FREIO de ESTACIONAMENTO.
3. FALHAS OPERACIONAIS:
Propositalmente, deixei essa parte para o final. Inicialmente, peço-lhes especial atenção para as informações técnicas [
PROCEDIMENTO OPERACIONAL], capturadas na íntegra, conforme o MANUAL do USUÁRIO:
Aqui reside a minha
confissão de culpa! Mesmo que PONTUAL. Sempre respeitei esse procedimento. Até fui mais conservador. Evitava acionar a tração 4x4 com o carro em movimento. Mesmo sabendo que, há vasta orientação, dando conta que é "permitido" fazê-lo, com o veículo em movimento, desde que, respeitando a velocidade de 80 Km/h.
Mas, então onde eu estava falhando? Mesmo que "algumas poucas vezes", eu - talvez, "desatento" e acostumado com o tipo de acionamento [através de alavanca] do meu Pajero V6 -,
NÃO estava seguindo, RIGOROSAMENTE, o procedimento para "liberar" a RL_AUT!
Como assim? A "anta" amiga [risos] que vos escreve, algumas vezes, estava "desligando" a tração 4x4, com o carro em movimento! Isso, contraria a orientação de engenharia"! Pior: Nem sempre eu me certificava que a RL_AUT - aplicação da marcha à ré_3 metros -, teria sido "desativada".
Bom, é possível - e desejável -, que haja questionamentos. Mas, isso é bom e ajuda a esclarecer. Em assuntos de engenharia mecânica, geralmente, a discussão é acalorada. Muito bom! Como sempre, as respeitarei, afinal me considero um aprendiz.
4. LEI DE MURPHY:
Agora, mais uma vez, desejo contar com mais um pouco de atenção dos amigos. Para os que não recordam, ou têm dúvida, o acionamento da TRAÇÃO 4x4 da "nossa" EFE, dá-se por "botões". Não me parece necessário descrever como funciona. Mesmo porque, esse amigo ["anta"?] que vos escreve tem limitações de natureza técnica, para tal.
O que posso afirmar e garantir é que no painel da EFE, temos um botão "acionador" para a tração 4x4 e outro para aplicação da famosa "reduzida". LOW RANGE. Sabem o que aconteceu? Nããão! Eu não seria tão burr@ldo, a ponto de tentar acionar a "reduzida", com o carro em movimento. [Risos].
Mas, e então? [Deixa de lero-lero, Waldir]. Conta logo! Lá vai: Um simples fusível de 30 amperes, "quase" faz um baita estrago! Como assim? Pasmem: Justamente na mesma tarde, onde relatei que notei o carro "preso", nas manobras com esterçamento, eu realizei alguns testes do sistema de tração, numa estradinha de terra. Sim, e daí? Daí, que a porr@ do "led" apagou, mas a TRAÇÃO DIANTEIRA estava "ligada".
EDIT: Operar um diferencial [dianteiro] parrudo, como o que equipa a F-1000 4x4, no "seco", é prenúncio de prejuízos. E, dos grandes! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
5. MANUTENÇÃO PREVENTIVA [e muita alegria - 25/AGO 2012, um ano com a EFE]:
Quem acompanha meus relatos, sabe o quanto me esforço para "acertar" e principalmente, o quanto sou criterioso. Até chato; reconheço. Pois bem, nesse momento, onde estou me preparando para mais uma das minhas viagens Brasil afora, não seria diferente.
Aqui recorro ao conhecido "ditado": "Uma imagem vale mais que mil palavras".
Chegando na marca histórica:
Cravados:
Mudei, para "testar":
Outro Lube Oil, com uma boa especificação:
Desde que comprei a EFE, utilizava esse:
[Shimo, mais uma vez, parabéns!].

Nos veremos, em
Paranavaí.
[]s