Aceleração/rotação em marcha lenta: RESOLVIDO, com a "regulagem das válvulas". [Obrigado, "Tio". Como sempre, tua orientação foi decisiva. Antes da correção, o motor estava vibrando - em baixa aceleração -, além do normal. Inclusive, foi providenciado o devido ajuste na rotação, "em baixa"; para a faixa recomendada no manual].

Falha, no desligamento do motor: Conforme relatei anteriormente, algumas - poucas - vezes, o motor não estava desligando; mesmo retirando a chave da ignição! RESOLVIDO.
Na manutenção na BI, foram identificadas impurezas no sistema de "corte" de diesel. Segundo o mecânico, apesar de a solenóide atuar corretamente, não estava havendo estanqueidade no mecanismo de "corte". Acredito que ele estava se referindo a esse componente:

Resumidamente:
* Pressão ["nova"] do turbo: Nos primeiros dias, após a instalação do INTERCOOLER, mesmo sabedor que seria inserida uma perda-de-carga adicional, tive algumas dificuldades para "assimilar" que o delta P de aproximadamente [P1 - P2 = 0,6 bar], não seria "prejudicial". Lê "apenas" 0,6 bar - após o INTERCOOLER -, no painel, causou-me estranheza, mas, consultando os amigos e [re]lendo conceitos sobre variação de P e termodinâmica [comentários mais à frente], "acostumei" [risos].
Como o engine passou a respirar oxigênio mais denso [estima-se que o delta T atual é da ordem de 45 a 50 graus C; a menos], a queda de pressão na entrada [do coletor], não chegaria a "prejudicar". Aliás, parece-me que, nesse caso, a pressão não seria determinante; uma vez que a "alimentação" do comburente foi "enriquecida". O X10"ão" agradece. Hehehe.
* Performance, pós revisão na BI e troca dos bicos injetores: Além da substancial melhora no desempenho da caminhonete, após a instalação do INTERCOOLER, essa recente manutenção foi bem oportuna. O carro "é outro". Destaco as retomadas, a nova "curva" [tempo vs rotação] de aceleração na saída e até o "som" do funcionamento. Claro, que não é um "foguete" [risos], mas estou muito satisfeito.
Não foi realizada nenhuma "medição" em dinamômetro, mas acredito [chutômetro] que o carro ganhou tipo 15cv. Considerando que a potência [máxima] original desse power train é de 135cv@2600rpm e o torque [máximo] é de 42kgf.m@1600rpm, com esse - moderado - up grade, não seria exagero imaginar algo do tipo 150cv e um "torquezin" a mais. Hehehe.
Desculpa, pela demora, Bruno. Precisar valores num projeto customizado é um tanto "incerto", mas em respeito à tua pergunta, lá vai: Um Kit desses, "sob medida", instalado e com braçadeiras inox, deveria custar em torno de R$ 2.300,00. Negociei exaustivamente como Marcelo e obtive um desconto. Ele foi legal e levou em conta que tive "outros" gastos.
Amigo, não detenho expertise para orientá-lo, mas acredito que considerando que você detalhou o projeto com o Marcelo, a instalação no teu 229TD não seria nada complicado. Essa questão do "giro" na turbina, no meu caso, deveu-se à necessidade de facilitar as interligações.
Claro, haverá necessidade de realizar algumas soldas TIG, para "fechamento" e tal, mas nada muito difícil. A propósito, como já se passaram alguns dias, atualize-nos.
Valeu, Tiofinho. Com toda certeza; lá em Paranavaí, o amigo poderá dar [ui!] umas voltinhas na EFE. Desde que não seja na bagaça. Hehehe.
Bom, ainda não tenho números, suficientemente precisos, mas acredito que o consumo aumentou um pouco; em relação aos valores registrados nessa viagem a SP. [Conversava com o Eddie hoje, sobre esse ponto]. Considerando que ocorreram mudanças, não me parece "ruim", se for constatada a necessidade de uma maior quantidade de diesel, para empurrar a criança.
Embora a revisão na BI e "outros ajustes", teoricamente, poderia não influenciar no consumo, vale lembrar que o sistema de injeção de combustível, agora conta com novos bicos. Maior vazão. Além disso, fui convencido e perdi "o medo". Mandei "abrir" - débito - mais a BI. A grosso modo: nem 1/2 volta, nem 3/4 de volta. Fui conservador e pedi apenas 5/8 de volta. No máximo, 11/16 de volta. Hehehe.
Um aspecto, que julgo oportuno: Quando a gente passa a dispor de um carro mais "nervoso", o efeito psicológico vai junto. Vai que eu tenha me entusiasmado com as melhorias e estou "pisando" mais forte? Carro melhor, dono mais ousado. Certo, "Tio"? Hehehe.
Aproveitando, algumas imagens, fruto das minhas pesquisas, para tentar entender um "cadin":






VE_460_424_130.pdf
Acredito que a BI que está instalada na EFE é o modelo 0 460 424 130 [VE4/12F1500R668], conforme página 55/213 do catálogo BOSCH [parte, anexada, contribuição do amigo Sérgio Augusto].
FUNCIONAMENTO BOMBAS VE.pdf
Ôpa, Edu! Continuo abastecendo com o diesel "comum". Embora o assunto "S50" seja um tanto controverso, por enquanto, estou na linha dos "desconfiados". Hehehe.
Ufa! Escrevi demais. É isso pessoALL. À medida que eu detenha novas informações, postarei.