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Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.

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  • 18/07/2012, 17:12
    Rodrigo_Donivel
    Covardia kkkkkkkk

    Estou interessado na História e Estorias que há de vir....

    Edit: Exatos uma hora depois.... kkk
  • 18/07/2012, 17:23
    tiofinhojr4x4
    [ ] Defeito eletro-eletrônico [ECU, fusíveis, relés, solenóides do módulo hidráulico VCCA, ou speed sensor];
    [ ] Falha mecânica [ex.: circuíto de óleo, ou componentes "acionadores" - válvulas, etc];
    [ x] Obstrução dutos de óleo;
    [ ] Características inadequadas, do óleo de freios [DOT3, DOT4];
    [ ] NRA.

    E agora gegege
  • 19/07/2012, 09:11
    Waldir Carlos
    Prosseguindo... [resgatei o quote, para facilitar]:


    Citação:

    Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post


    Manutenção no Sistema de Freios:


    Essa semana, a EFE passou por mais uma "revisão". Após duas frenagens bruscas, passei a suspeitar que as rodas traseiras não estavam totalmente "livres". Na dúvida, levei o carro para uma oficina e mandei "inspecionar". Lonas - bem - gastas. Além disso, foi identificado que os cilindros de roda ["burrinhos"] estavam inoperantes.

    Na desmontagem, depois que o mecânico retirou o tambor de freio da roda traseira LE, na sequência da desmontagem, o cabo-de-aço [reparo] do REGULADOR AUTOMÁTICO [é esse mesmo, o nome?] foi partido.

    Fui numa auto-peças, especializada em sobressalentes para picapes antigas, e comprei:


    * Lonas de freios Fras le 2080T;
    * Cilindro de roda Bosch LE CR2057;
    * Cilindro de roda Bosch LD CR2058;
    * Reparo do Regulador AUT LE;
    * Reparo do Regulador AUT LD.



    Aproveitando o - bom - preço, negociei a inclusão de um jogo de pastilhas Fras le PD106 [dianteira]. Ficarão como Spare parts.

    De volta à oficina, acompanhei a verificação do eixo dianteiro [discos e pastilhas]. Estavam em bom estado. Lembrei que as pastilhas foram trocadas pelo ex-proprietário da picape; meses antes da venda. Acredito que ainda "rodarão", mais uns vinte mil quilômetros. Tem muito material nas pastilhas.

    Mais uma vez, "impressionado" com os preços de manutenção da F-1000. Muito bons! Vejam $$$ no pedido, abaixo. Paguei R$ 50,00 de MO, mas como costumo gratificar mecânicos [os que merecem!], deixei mais vinte pratas para a cervejinha.



    Pois bem, nesse dia, o "defeito" no ABS [led panel light] continuava. Às vezes, a luz do painel "apagava", mas na maioria do tempo, permanecia "acesa". Eu, claro, reclamando e querendo solução. Um detalhe, que deixava-me mais "calmo", é que o cara praticamente não cobrou pelos "serviços". Dizia: "se eu conseguir resolver, o senho me paga; o que achar justo".

    Após a troca das lonas de freios, dos "burrinhos" e dos cabos [reguladores], lá vai eu, para mais um test drive. Não cheguei a "rodar" duzentos metros; luz ABS "acendeu". Dei continuidade, uma vez que agora eu queria mesmo era testar, se teria havido alteração na frenagem; pós troca das lonas.

    Fiz algumas "simulações" de frenagem, bem fortes. Em pista pavimentada e em solo de terra batida. Pisei bruscamente! Rodas traseiras não "travaram". Na minha - limitada - avaliação, constatei que o carro ficou mais "seguro"; espaço de frenagem e, principalmente, mantendo-se alinhado, enquanto eu acionava [brusca e fortemente!] os freios.

    Luz do ABS? Chegou a "pescar" uma única vez, mas permaneceu "acesa".

    Voltei na oficina. Relatei detalhes do teste. O sujeito disse: "Tem algo estranho, que eu não estou conseguindo identificar. Verifiquei o módulo hidráulico [VCCA] e testei as válvulas solenóides. Normal". Como eu questionei bastante, ele "recuou" um pouco, e disparou essa:

    "Não encontrei nenhuma falha, na varredura dos circuítos da ECU, mas não tenho condições, de garantir com absoluta certeza, que a central está 100% funcionando. Preciso de outra; para testar".

    Perguntei, quanto eu deveria pagar. Veio a minha surpresa: "O senhor não deve nada; pelas tentativas de acerto no ABS. Basta me pagar R$ 50,00, pela troca das lonas traseiras e dos demais componentes".

    Essa suposta "honestidade" do sujeito deixou-me um tanto "tranquilo", mas claro, desconfiado e intrigado. Em casa, cheguei a pesquisar os preços de uma ECU nova. A TRW/VARGA respondeu que precisaria de uns quinze dias para disponibilizar uma nova central, mas fiquei "quieto"; o preço R$ 1.200,00!

    Continua...



    []s
  • 19/07/2012, 09:29
    Waldir Carlos
    A essa "altura do campeonato", estávamos mais "perdidos" [confusos] que um cachorro, quando - numa noite chuvosa e muito escura - cai de uma caminhão de mudança, a cinco mil quilômetros de casa. Rs. Várias circuladas, para "testar". Não notei nada anormal nas frenagens; inclusive com carga, tipo trezentos quilogramas. Em rodovias, em estradas de chão e no trânsito urbano.

    Mas, desconfiado. A luz do ABS continuava "acesa"! De repente, notei que a luz piscou e apagou. Rodei mais uns dez quilômetros. "Normal". Desligava e religava o carro. No start, o led comportava-se como deveria: "acendia", pelo curto tempo de teste [check da ECU?] e, em seguida, "apagava".

    Depois de uma dúzia de "simulações" - ligando o carro, rodando alguns quilômetros, freiando, desligando, religando, freiando...

    O "sintoma" começou a mudar! Houve uma "inversão". Explico: Agora, a maior parte do tempo, a luz ficava "apagada" [normal]. Mas, algumas vezes, permanecia "acesa", depois do check da ECU, na partida do motor. Mesmo sem entender porr@ nenhuma, comecei a "ficar feliz". Hehehe.

    Para melhorar: No segundo dia, pós a última saída da oficina, a "chatice" sumiu. Viajei, desliguei, freei, arranquei, manobrei, mijei, olhei e tudo que possam imaginar. Nada de "acender". Apenas no start, claro. Confesso que cheguei a pensar em "mágica", ou mesmo se um fusível, ou mesmo se o led panel não teria - por coincidência - "queimado". Não. Está "N-O-R-M-A-L".

    Voltei na oficina e contei a minha história [com "H"]. O sujeito disparou essa estória [ou história]: "Sr Waldir, troquei toda a carga de óleo de freio da picape. A única explicação, sinceramente, seria óleo com prazo de validade expirado, ou contaminado".

    Com a palavra, vossas majestades. O que me dizem?


    []s
  • 19/07/2012, 11:32
    Rodrigo_Donivel
    ...... Uhmmm..... Coletando informações...
  • 19/07/2012, 15:19
    Tio Eddie
    Citação:

    Postado originalmente por Rodrigo_Donivel Ver Post
    ...... Uhmmm..... Coletando informações...


    O sistema registrou um estouro de pilha. A função memória não pode ser read.
    Tela azul
    Reboot......
  • 19/07/2012, 19:06
    Waldir Carlos

    B-S-O-D!


    [Blue Screen Of Death].



    :screwy::screwy::screwy:


    []s
  • 19/07/2012, 19:21
    Tio Eddie
    Citação:

    Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post

    B-S-O-D!


    [Blue Screen Of Death].

    :screwy::screwy::screwy:


    []s

    B I O S

    Bicho Ignorante Operando o Sistema

    :freaking:
  • 19/07/2012, 19:53
    Rodrigo Baratti
    Falei que era um mal contato que agora tá "contatado" kkkk...

    []'s e pisa forte o freio!!!!
  • 19/07/2012, 20:45
    Edintruder
    Ahahah!
    Vou deixar a Femil contigo por uns meses para ver se o rABS volta ao normal também! ahahaha!
  • 19/07/2012, 20:49
    Waldir Carlos
    Podem sacanear. Hehehe. Povo, aliviem um cadin. Quem sabe, faz [diagnostica os defeitos e os corrige]. Quem não sabe, sofre mais e paga; para ter a solução. O amigo que vos escreve, foi "treinado" - apenas -, para pilotar a EFE.


    :parede::evil:


    []s
  • 23/07/2012, 20:14
    Waldir Carlos
    PessoALL, não tenho muita intimidade com filmagens e edição de videos. Esse aqui, foi somente para tentar "avaliar" a partida e o escapamento da EFE:


    MWM X10 EFE - YouTube



    []s
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