Bacana Waldir,
Percebi que o seu manual que é de 98, possui mais informações sobre o modelo HSD do que o meu que é de uma F1000 HSD (1996).
Muito curioso o fato.
Parabéns pela iniciativa.
Versão Imprimível
Bacana Waldir,
Percebi que o seu manual que é de 98, possui mais informações sobre o modelo HSD do que o meu que é de uma F1000 HSD (1996).
Muito curioso o fato.
Parabéns pela iniciativa.
acho que não tem diferença entres os manuais, a minha que originalmente era 4.9i tem o manual idêntico, traz informações sobre as versões diesel e 4x4, inclusive com instruções de uso do 4x4
PessoALL, um dos cuidados que tenho na MANUTENÇÃO da picape é mantê-la ALINHADA e com as rodas BALANCEADAS. Periodicidade média: a cada seis meses, ou antes e após uma viagem longa. Pois bem, essa semana foram constatadas folgas em alguns componentes - barras - do sistema de direção. Nada exagerado, mas como sou bem criterioso, mandei trocar.
RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
Situação das barras-terminais de direção, apresentando - pequenas - folgas, antes da troca
https://lh4.googleusercontent.com/-c...52832%2529.jpg
Identificando os códigos FORD
https://lh3.googleusercontent.com/-9...0DIR_F1000.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-x...52810%2529.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-2...52811%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-v...52812%2529.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-q...52813%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-_...MAIOR%255D.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-0...MENOR%255D.jpg
Preparativos para os "selviços" - garagem da minha sogra - [salve o "francês", sobrinho da minha esposa]
https://lh5.googleusercontent.com/-e...52825%2529.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-E...52822%2529.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-m...52818%2529.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-W...52846%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-9...52824%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-p...52815%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-X...52816%2529.jpg
Peças "ruins" [a "LUVA" menor será trocada depois; não encontrei nova]
https://lh6.googleusercontent.com/-P...52842%2529.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-q...ecao_F1000.jpg
O "francês" trabalhando [eu fotografava e ficava de butuca]
https://lh4.googleusercontent.com/-C...52858%2529.jpg
Em andamento
https://lh3.googleusercontent.com/-b...52864%2529.jpg
"Selviço" pronto [faltando ainda o ALINHAMENTO e o test drive]
https://lh5.googleusercontent.com/-9...25286%2529.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-W...25281%2529.jpg
Relatório de ALINHAMENTO 3D
https://lh4.googleusercontent.com/-f...203D_F1000.JPG
Ga$to$:
* Terminal longo_barra menor TRW_TS.3400L [lado esquerdo]: R$ 90,00.
* Terminal longo_barra maior TRW_TS.3406R [lado direito]: R$ 125,00.
* Terminal curto_barra menor TRW_TS.3399R [lado direito]: R$ 80,00.
* Terminal curto_barra maior TRW_TS.3409L [lado esquerdo]: 80,00.
* MO: R$ 100,00 ["francês"].
* MO: R$ 60,00 [alinhamento 3D].
Total: R$ 375,00 [peças] + R$ 160,00 [serviços] = R$ 535,00.
Informações complementares:
* Cotei os pivôs superiores [R$ 118,00] e inferiores [R$ 107,00], mas os meus estão bons;
* Os braços pitman estão bons.
* Achei os preços razoáveis [esperava pagar próximo de R$ 500,00 nos terminais de direção];
* Hoje fiz uma viagem curta, tipo bate-e-volta, cerca de cento e cinquenta quilômetros. Direção bem "justa". Notei uma certa "diferença", mas acredito que preciso aguardar a "acomodação" das peças.
* O carro está muito bem alinhado, mas achei a direção um tanto "boba" e "sensível" [detalhe: foi reajustada uma pequena folga na caixa de direção].
* Alguém saberia informar o "nome técnico" das "LUVAS", que servem para o ajuste do ALINHAMENTO?
EDIT: Relação de "equivalência" TRW vs FORD
TRW TS.3399R/TIE ROD END RIGHT - FORD BF2C.3289.C/TERM DIR LD [CURTO, BARRA MENOR].
TRW TS.3409L/TIE ROD END LEFT - FORD BF2C.3290.B/TERM DIR LE [CURTO, BARRA MAIOR].
TRW TS.3406R/TIE ROD END RIGHT - FORD BF2C.3289.B/TERM DIR LD [LONGO, BARRA MAIOR].
TRW TS.3400L/TIE ROD END LEFT - FORD BF2C.3290.C/TERM DIR LE [LONGO, BARRA MENOR].
[]s
Valdir, a direção 'boba' e 'sensivel' por acaso seria sair do centro com facilidade e não voltar? por exemplo, em rodovia vc rodando alinhado na faixa, da um toquinho na direção e a femil começa a fazer uma curva e não volta a andar em linha reta?
Se é isso, foi o alinhamento '-'
Não, Desnickadu. O alinhamento ficou perfeito! Refiro-me à "sensibilidade" da direção. Acredito que o "francês" exagerou no ajuste da caixa de direção. Veja: No retão, pista livre, tiro, cuidadosamente, as mãos do volante e o carro segue a trajetória; reta.
O quê acontece é que, para corrigir a direção, numa situação de condução normal, basta eu "tiliscar" no volante, que o carro "responde". Mas, havendo necessidade de "corrigir"; voltando.
[]s
Waldir,
Na F-1000 do pai a direção era bem sensível. Acho q da pra melhorar colocando um amortecedor de direção da F-250 na barra (já vi instalado em F-1000) ela ficaria menos leve na estrada.
Ôpa, Carneiro! Tudo bem? Homi, preciso "avaliar" melhor isso. Tem o tal do efeito psicológico. Peças novas, novos ajustes. Confunde a gente. Rs.
Na verdade, estou achando o setor de direção muito "justo". Antes, o volante era mais "suave". Vou "rodar" mais uns dias e decidir se peço para o "francês" verificar se ele não exagerou no aperto dos componentes da caixa de direção. [O cara é "bom", mas é teimoso bagaraio. Risos].
[]s
Por aqui td bem e por ai?
Foi a primeira diferença que senti da F-1000 pra 250. Segundo o mecânico se deve ao amortecedor. Ta escuro pra tira foto da barra de direção mas não é difícil colocar a da 250 na F-1000.
Capítulos:
1] Itens de segurança.
2] Instruções sobre o funcionamento.
3] Equipamentos e acessórios.
4] Sistema de tração 4x4.
5] Ventilação e aquecimento.
6] Em movimento.
7] Manutenção.
8] Situações de emergência.
9] Especificações.
10]Índice alfabético.
https://lh4.googleusercontent.com/-d...g%25208.01.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-M...e%25208.03.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-s...e%25208.05.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-L...e%25208.07.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-m...e%25208.09.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-r...e%25208.11.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-8....03-MOTION.gif
https://lh5.googleusercontent.com/-Y...e%25208.13.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-f...e%25208.15.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-N...e%25208.17.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-f...e%25208.19.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-y...e%25208.21.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-L...e%25208.23.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-m...e%25208.25.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-f...e%25208.27.JPG
[]s
Capítulos:
1] Itens de segurança.
2] Instruções sobre o funcionamento.
3] Equipamentos e acessórios.
4] Sistema de tração 4x4.
5] Ventilação e aquecimento.
6] Em movimento.
7] Manutenção.
8] Situações de emergência.
9] Especificações.
10]Índice alfabético.
https://lh3.googleusercontent.com/-1...if%2520tec.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-J...g%25209.03.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-P...e%25209.05.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-f...e%25209.07.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-L...e%25209.09.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-T...e%25209.11.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-_...e%25209.13.JPG
[]s