Postado originalmente por
Ricardo Piovan
Ao meu entender, manter o eixo centralizado e evitar que ele fique passeando transversalmente, acaba sendo papel direto ou indireto da panhard e wishbone, independente se tem 1, 2 ,3, 4 ou 10 buchas no eixo, então a função da panhard e do wishbone são muito parecidos ( não disse que são iguais, só parecidos, antes de receber algumas pedradas dos entendidos ) ...... não seria então o caso da separação da água do óleo ...........
Como também expliquei ( releia meu tópico anterior ), NÃO disse que a panhard limita o curso, só acho que os movimentos laterais que ela provoca quando se usa longas molas e amortecedores, muito desconfortáveis, principamente quando se usa o veículo em rodovias ..... Mesmo deixando elas dispostas paralelas ao eixo, como eu usava anteriormente. Por experiencia de QUEM JÁ USOU panhard a 8 anos e agora usa wishbone, posso garantir que wishbone é muito melhor, pois não provoca aqueles movimentos laterais e permite um trabalho melhor da suspensão. Mesmo na frente wishbone é muito melhor, não tem comparação. Isso não é fato, é só minha experiência pessoal em panhard e wishbone ....
Panhard com 90° de angulo seria possível, só que o eixo sairia praticamete 100% de baixo do veículo ( isso se ele não tiver mais nenhum link preso ao eixo ... ). Já a wishbone com terminal rotular, desses que se compra no mercado, realmente tem um limite de curso, porém, esse limite padrão é mais que o suficiente para a suspensão torcer e ele não atingir o fim de curso. No meu caso, mandei fabricar terminais que não possuem limite de curso lateral. Eles podem rodar 360°, mas mesmo assim, eles nunca rodariam mais que 1/4 de volta, pois para isso eu não poderia ter uma carroceria em cima do chassi.
Existem aqueles kits Procomp, HDW, Skyjack, etc que usam panhards, mas acho que usam panhard só para tornar o kit plug'n play, pois para fazer um kit com wishbone, teria que envolver adaptações e solda, e aí a garantia do kit ficaria comprometida ..... mas com wishbone seria melhor ..... Isso é fato. Até tem sites que vendem os wishbone para adaptação em XJ, ZJ, TJ, etc.
Tem um cara chamado Ado Jensen, que o tira as panhard dos Troller T4 e monta as wishbone, como eram nos RF para poder fazer a suspa trabalhar livre .......... tem os vídeos no youtube, de uma pesquisada pelo nome dele ........ O Troller alterou o projeto da suspa para panhard nos T4 para facilitar a construção e tornar o projeto mais barato, mas os RF possuem um curso de suspensão absurdamente melhor que nos T4. Isso sim é fato !
Já a suspensão do Pé Grande sempre foi muito bem montada, e funcionava muito bem com as panhards com molas e amortecedores pequenos, num curso que era relativamente bom, mas não estava ao meu gosto, só que quando recebeu molas e amortecedores longos, as panhards provocavam aqueles movimentos laterais que eu não gostava, mesmo reposicionando-as paralelas ao eixo e instalando um dispositivo para regulagem do comprimento dela. Agora está resolvido com a wishbone.
Resumindo todo esse blabla, o tópico agora começou a ficar bom .......
Vamos lá, mais entendidos em suspa para dar mais palpites ... ?
Abraço a todos