A funçao do 'wishbone' é evitar que o eixo vire em torno de sí e fazer uma triangulação para que o mesmo fique constantemente centrado.
A função da Panhard é evitar que o eixo fique passeando transversalmente, estabilizando portanto o mesmo em seu lugar.
A função das 4 buchas no link origonal do Engesa é evitar que o eixo gire em torno de sí.
A grande vantagem de usar o wishbone é garantir uma flexibilidade maior para a suspensão.
A forma como as buchas estão dispostas no link do Engesa dificultam a flexibilidade. Isso é bom no sentido de colaborar na estabilidade do veículo. Tome como exemplo os links do Troller, que atuam de uma forma muito parecida com o do Engesa (evitando que o eixo gire em torno de sí), só que a disposição das buchas, verticalmente, facilida a flexão da suspensão sem comprometer a estabilidade.
A conclusão portanto é que se no eixo existem 4 buchas, não precisa do wishibone, uma panhard resolve. Se quer o máximo de desempenho que um whishbone pode oferecer, fixe o link ao eixo com uma bucha apenas.
Mudando um pouco o foco, eu já observei você desabonando a panhard em outro post. Eu não consigo entender como uma panhard pode limitar o curso de uma suspensão.
O que acontece muito é observarmos configurações bem erradas dessa barra. Se tiver instalada de forma errada, esquece que nada vai funcionar corretamente. A maioria dos veículos dotados de eixo rígido e suspensão por molas helicoidais possuem uma panhard, principalmente na suspensão dianteira.
Na dianteira a panhard consegue oferecer um desempenho até melhor que o próprio wishbone, uma vez que obriga o eixo acompanhar o pendulo realizado pela draglink impedindo a ocorrência de bumpsteer.
Já na trazeira, admito que o wishbone pode ser a melhor solução, uma vez que quanto mais centrado o eixo se mantiver melhor.
Falando em curso de suspensão, uma panhard com buchas pode permitir que o eixo assuma um ângulo de até 90graus (exagerando claro) com o chassi, ao passo que o wishbone na maioria das vezes é montado com um terminal rotular, esse rapidinho encontra o seu limite.
Cherokees e grand cherokees possuem kits com long arms que otimizam em muito o desempenho da suspensão e apensar de significativas mudanças, mantêm as panhards dianteira e trazeira.
Minha Dakota foi montada com suspensão semelhante a do Troller e oferece um curso muito satisfatório.
Portanto, seu relato só leva a crer que havia alguma coisa de errado com sua suspensão.
Abraços