São exatamente essas que usei nos meus links antes de instalar os terminais rotulares !!!!
Abraço
Versão Imprimível
São exatamente essas que usei nos meus links antes de instalar os terminais rotulares !!!!
Abraço
Lendo sobre o topico o nosso amigo ricardo fez obsevações que vão lhe poupar dor
de cabeça, esta configuração que usa links do engesa limitam em muito o trabalho da suspa, devido que em torção um lado do eixo sobe e outro desce causando uma torção que força as buchas, élas sendo de borracha e tendo um diametro generoso podem abrandar este efeito mas sendo de pu logo vão pro saco.
Outro ponto que observei é o posicionamento do apoio de mola dianteiro, praticamente no nivel do chassi, quanto mais acima do chassi mais estavel ele será, devido ao ponto de apoio do peso. Exemplo se fixar a mola abaixo do chassi fica mais tombador, acima do chassi fica mais estavel.
Quanto a colocação da barra a acho exelente, dando mais presisão no trabalho da suspa e evitando movimentos indesejáveis, mas só recomendo pra trazeira, a dianteira fica muito boa com a barra de direção e paiard trabalhando juntas. Demais vamos acompanhar o topico.
o caster vai ser corrigido nos munhoes ficando com 4graus de inclinaçao.
como as molas nao sao longas mais sao firmes instalamos as canoplas nessas posiçoes
estamos pensando em colocar a barra [a] na trazeira .
a unica coisa q nao gostamos foi q no teste de torçao da suspensao as buchas q vao no eixo limitam a torçao do mesmo pode ser q com o peso total do carro mais a força exercida pela traçao ele torça mais q no cavalete
prontos para debater sobre a viatura .
galera obrigado pelas dicas []´´
Na verdade o que limita o curso são as buchas que vão nos links no ponto de fixação ao chassi, pois as duas buchas que fixam o link no eixo não devem torcer. Nesse ponto de fixação do link ao chassi, instalei terminais rotulares para melhorar o curso da suspa. Fora que prolonguei os links em 80mm para enquadrar a geometria e evitar Squat.
A barra A/triangulo pode ser instalada sem problemas na frente, como nos JPX e Troller RF, que eram montados originalmentes nessa configuração.
Abraços
Minhas questões altamente qualificadas para serem debatidas no tópico do cotonete4x4/0001:
1. Cade aquela foto articulando em cima dos pneus fate ? (até a gaiola do jamanta abre mais)
2. A que bucha vc se refere ?
3. Vc vai colocar a barra na traseira do cotonete ?
4. O que vc acha de cherokee com motor AP ? Fica um conjunto cascudo ?
5. O que é um caramunhão ?
6. Foi o Roberto Carlos que ensinou vc a fazer essa suspensão ?
7. Pq o cotonete não foi no caco velho ?
Por enquanto é só ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Opaaa... vou acompanhar esta ...ta ficando bacan e a velocidade do trampo anima muito...parabéns..
na realidade quando vc articula a suspensao o link q sobe empurra o eixo para tras e o link q desce puxa o eixo para frente fazendo movimento de um compasso nessa hora q o eixo torce em relaçao as buchas fixadas nele tanto q quando torcemos o eixo com as bases so pontiadas na solda quebraram os pontos de solda do lado q subiu devido a torçao []´´
nardo existem perguntas q ainda ao foram decifradasas respostas.
com relaçao ao cotonete nem ele nem a suspensao sao de adamantium:chorandoderir:
Parabéns pela iniciativa, po mas já que fez um chassi pq não faz logo um 4 Link ???
[]'s
e ai grande elmer blz . cara qdo resolvemos fazer o chassi o marcio ja estava com o projeto da suspensao em maos q foi passado pelo juninho Bitencurt nesse ponto nos ja estavamos com os links feitos e o projeto todo definido ai tocamos a diante .
estamos com uma 4link ja montada em outro jeep e em breve vai sair a minha com um par de unimog:cool:
Opa, blzz
Vamos ver se a mecânica é boa mesmo,rsrsrs.
As barras dos Links madei fazer, o Juninho Bitencourt (Pitbull) que me passou as medidas pq ele tem esta mesma configuração no Jeep dele. Com relação a Panhard ainda estamos resolvendo, temos essa opção da Wishbone tbém.
Agora as buchas de PU realmente comprei as do Engesa, pq pelo q fiquei sabendo são mais resistentes que a de borracha, inclusive o juninho usa a bastante tempo. As vezes pode ser que quebre por algum angulo de seu link, sei lá.
Estamos vendo várias possibilidades para não termos que desmontar depois de pronto.
Obrigado pelos toques... irei postar mais algumas fotos
abrxx