E aí Guiga,
Quando é que vai rolar uma volta sem a capota?
Versão Imprimível
E aí Guiga,
Quando é que vai rolar uma volta sem a capota?
Ops..
MOlas arqueadas e axle wrap? Pouco provável, acho que é "véieira" mesmo.
Ao invés de tirar a caixa do local, pq não deixa ela deslocada?
em tempo.. parabéns pela viatura...está SHOOOW
olá GUIGA, enfim a viatura voltou pro seu habitat :dance:
cara provavelmente deu warp ai mesmo,mas poderia ter uma trinca na mola tambem ......experimente colocar uma nova mola,melhor seriam as 2 mestra nova já de vez,pra deixar os dois lados iguais.....
eu ja partiria tambem pra uma barra, pois embora nao esteja spoa ,"o momento" ja passou e muito do que os feixes aguentam devido ao diametro de seus pneus + motorzao+etc...etc....etc,
mais laminas ja sabe né, o curso vai amarrando.:parede:
Como disse o Fabiano, com mais molas o curso da suspensáo vai ficar mais "amarrado" ( e pela mesma lógica, mais resistente a uma eventual torção do diferencial), mas náo vejo muita alternativa para o aumento da capacidade de carga do jipe, considerando que vc pretende viajar com ele.
Prá não falar que fica bem mais em conta mexer no feixe que mandar instalar uma barra anti-rolagem...
Agora, se em algum momento vc quiser um jipe só pra trilha e resolver fazer SPOA, aí sim, acredito que a barra se torne indispensável para sua Band.
Um abraço
CARO AMIGO GUIGA TOSTES
Em primeiro lugar parabens pela 1ª trilha , e meus pêsames pelo HELLA , esta é de doer .
Mas pelo pouco que conheço , acho que o que fez quebrar as molas foi realmente o axle wrap que ocorreu no momento em que vc parou na subida e fez aqueles movimentos de balanço , na minha opinião houve coicidencias de balanços ( subir e descer a carroceria ) que fez com que ocorrece um axle wrap o suficiente para quebrar a mola , juntamente com os pneuzões e motor forte , ACHO digo ACHO que se vc tivesse tentado subir sem fazer aquela parada de acelerar no início da subida vc teria subido sem nenhuma quebra , ou seja : antes de começar a subir ao invez de dar aquela paradinha , se tivesse acelerado sem deixar a BAND parar não quebraria .
Na minha opinião eu não faria nenhuma modificação ainda , colocaria outra mola no lugar da que quebrou e continuaria andando e fazendo trilhas normalmente , ACHO que vc não terá problema . E qdo tiver um obstáculo maior ver primeiro e ír sem paradas no meio do caminho e qdo parar , se parar volta e tenta de novo , me desculpe GUIGA sei que vc é expert em trilhas e outros bichos mais e eu falando estas coisas aqui , mas foi o que observei em seu filme , eu mesmo não gosto de quebrar em trilhas e sou de socar bem , mas em obstáculos que a maioria do pessoal aqui quebra eu na maioria das vezes não quebro pq tento passar várias vezes , ou seja vou aumentando a velocidade em cada tentativa que faço , não tenho vergonha de passar por obstáculos na 3ª tentativa ou 7ª . Tenho uma amigo aqui em Campos que nunca voltou de uma trilha sem quebrar , pq vai com tudo SEMPRE e nada aguenta ele .
A maioria das quebras ocorrem qdo o sujeito toca com tudo e quebra tudo ou qdo esta parado e usa toda a força do motor , a roda trava numa pedra e quebra alguma coisa ,ou fica pulando no mesmo lugar como vc ficou .
Eu não mudaria nada em sua BAND . A não ser no RELÊ para não esquentar demais os HELLAs .
ABRAÇÃO
Olá amigos Cesar, Lucas, Amadeus, Hercilio, LM, Carraro, Dr Guilherme,
obrigado pelas opiniões e orientações!
Hoje lavei aqui na rua Band e dei uma geral, e ela já está sorrindo novamente lá na garagem aguardando os reparos desta semana: novos amortecedores, nova caixa de baterias(vai ficar na traseira entre o guincho e travessa do chassi que fixa os amortecedores traseiros, cabe certinho lá!), instalação do banco do carona. Na sequencia vamos reparar o problema nas molas e adicionar mais uma mola em cada feixe para a Transamazonica.
Assisti mais várias vezes o video para tentar entender melhor o ocorrido e a conclusão "empirica" foi que: a quebra foi ocasionada por um misto de axel wrap com mola antiga(o feixe traseiro do lado da mola que quebrou já estava mais baixo que o outro lado uns 5cm), conforme havia dito antes em 11 anos de Band eu nunca havia quebrado ou trocado uma mola...e o que levou a quebra sem duvida foi a situação e movimento(balanço) na tentativa unica de subida aliada ao maior torque e pneus grandes. :putz:
Somente para ilustrar: na tentativa de subida minha estratégia era: fazer uma primeira aproximação devagar, sem embalo e ir acelerando progressivamente para sentir a inclinação e o calombo que tinha na parte superior do morro, pois temia vir embalado e se destracionasse ou quicasse no tal calombo a viatura poderia virar para tras...no video não dá para perceber(só no final quando o carro desce) mas o final do morro erra quase reto e deixava a inclinação bem acentuada...e do lado direito tinha um corrego:mrgreen:...e depois da primeira tentativa de reconhecimento, caso não subisse tentaria mais algumas...mas não foi possivel e prudente tentar mais 1 vez hehehe
Mas mesmo chegando de leve e acelerando progressivamente o problema da caixa de bateria logo bateu na cabeça do dif o barulho assustou e vieram as tais balançadas...e consequentemente a quebra da mola. Com certeza voltarei ao morro para tentar novamente e neste sentido penso como o Dr Guilherme, tento varias vezes mas sempre numa boa sem abusar, não me incomodo de tentar varias vezes tb:mrgreen:
O que será feito no momento: trocarei a mola quebrada,inspecionaremos as demais dos 4 feixes, o que não estiver 100% será trocado e adicionarei uma mola em cada feixe traseiro para ganhar maior capacidade de carga para a expedição...e na volta quando instalar os jumelos revolver(que estão guardados na garagem) na traseira pretendo instalar uma barra antirolagem só para garantir e ficar bem dimensionado.:concordo:
Ps1.: Pesquisei sobre axle wrap e vi alguns videos de o problema acontecer tb em suspensões com as molas por baixo do feixe mesmo arqueadas...e nestes casos todos tinham pneus grandes e motores/relação/redução "torcudos"...então pós expedição vamos guardar um $$ para comprar a T-Bar:concordo:
Ps2.: O relé dos faróis será corrigido da forma adequada
Ps3.: Hercilio, passeio sem capota só quando voltar da expedição...então acredito que maio deva conseguir desfrutar de um bom vento na cara rsrsrs
Valeu pela ajuda e por acompanharem...os manterei atualizados:concordo:
Abrs
opa se vai comprar te vendo...............rsrsrsrsrsrrsr:rolleyes:
380...............paus.
GUIGA TOSTES
Qdo tive minha BAND , coloquei 5 molas no feixe traseiro e mais uma mola mais fina , de espessura mais fina SÓ DO LADO DIREITO , aí nunca mais o lado DIREITO ficou mais arreado , SUGIRO O MESMO PRA VC . logo : fiquei com o feixe traseiro com 5 molas do lado ESQUERDO E 6 MOLAS DO LADO DIREITO 5 MOLAS NORAMIS + 1 MOLA DE ESPESSURA MAIS FINA .
E muita atenção na hora de instalar o banco do Carona...:lol::lol::lol:
Um abração
Cesar Machado