Postado originalmente por regis
Rodrigo,
Teóricamente a taxa de compressão das molas é constante (kgf/mm), o que significa que quanto mais comprimidas elas estão, mais força vc vai precisar.
Ex. Se vc comprimir 10 mm de uma mola com taxa de 4,5 Kg/mm, vc vai precisar de 45 Kg, se vc for comprimir o dobro dela, vc vai precisar de 90kg (20mm). Praticamente podem haver algumas variações (relativamente pequenas quando se fala em Trial ou off road) de uma mola para outra por causa de variações no próprio material.
Provavelmente a "pressão/mm" que vc ganhava era a taxa da mola mesmo, e isso é válido para todo o curso da mola
O Air shox (por ser um gas que faz o efeito mola) tem uma característica diferente... a taxa dele aumenta com a compressão... então vamos supor que com 10mm comprimido, a taxa esteja em 4,5Kgf/mm.... quando a compressão vai para 20mm por exemplo, pode ser que essa taxa ja esteja em 20 Kgf/mm, o que demanda mais força para comprimir 1mm do que a outra taxa.....
Esse tipo de amortecedor está sempre variando a taxa, o que pode ser bom ou ruim.... e que eu acho mais complicado de acertar do que o Coilover...
De qualquer maneira, o preço dele também e menor.. .entáo talvez compense o acerto.
Abraços