Pô, Xavier!
To de camarote assistindo aqui!
Quero saber logo das impressões de rodar com o conjunto!
Fico mais aliviado se der tudo certo no seu projeto...hehehehe!!!
Abraço
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Pô, Xavier!
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Fico mais aliviado se der tudo certo no seu projeto...hehehehe!!!
Abraço
Valeu Zepi, pelo visto estou sendo cobaia de oficina né! hahahaha
Marcel, por isso estava preocupado com a posição dos radiadores de oleo, pois na trilha, não tem vento frontal, mas até chegar a elas, tem muito vento. Tambem estou atras de uma solução com ventoinha, eu via até uns radiadores de combi (eu acho), que tem um tamanho razoável e são quadrados, mais facil de se colocar ventoinha.
Vou pensando por aqui tambem.
Abração
Concordo com o marcel!
Se o óleo passa do primeiro para o segundo, deixa sem então....vai resfriar e depois esquentar novamente...mas se fizer como o marcel falou vai ter um rendimento maior!
Na minha estou estudando um radiador que montei com um pedaço do intercooler que diminui.O novo radiador ficaria com 900ml, bem mais que os 450ml do radiador original do opala.
Abraço
Zepi, Marcel, eu já pensei nisto, mas eu não posso colocar um em baixo do outro e colocar os dois na vertical pois assim um deles vai ficar muito baixo, esposto a pancadas. Então pensei em colocar um por baixo do outro sendo que um pouco inclinado, com duas ventoinhas de moto por tras dos dois.
Se vai ter ventoinha, então coloca na horizontal !
[]´s
JCJ
Consegui arrumar 2 ventoinhas de radiador da CB500, elas tem aproximadamente 16cm, e eu vou colocar as duas uma ao lado da outro cobrindo assim boa parte dos radiadores.
Outra pergunta? Onde posso colocar o termostato para acionar as ventoinhas do radiador? Pensei em fazer um furo no carter da caixa automatica, teria algum outro lugar melhor? E qual deveria ser a faixa de temperatura de trabalho? Arrumei um termostado de fiat (com ar condicionado) para quem não sabe, os que tem ar condicionado tem duas faixas de temperatura para acionar (eles acionam duas ventuinhas em temperatura diferentes). Um liga em 88ºC e desliga com 83ºC e a outra liga em 92ºC e desliga em 87ºC, essa temperatura estaria boa para o oleo da caixa?
Como o oleo de motor trabalha sem radiador acho desnecesário colocar um termostato para o oleo do radiador(já que originalmente não vem radiador, e eu coloquei um radiador a mais para ele, então, já esta mais que suficiente), e alem disso como os radiadores estão juntos e as ventoinhas cobrem os dois igualmente, quando o oleo da caixa acionar as ventoinhas, estara refrigerando o oleo do motor tambem.
Estou certo ou tenho que colocar uma termostato tambem para o oleo do motor?
Coloquei um termostado no radiador de agua que aciona a 96ºC de desliga em 86ºC esta temperatura esta boa para um motor diesel?
Um abraço a todos.
So para corrigir, o termo interruptor do radiador de agua aciona com 86 e desliga com 76.
No meu, usei o radiador da Crestana, com uns 2litros... alem de uma ventoinha com duas velocidades.
O local escolhido foi o da bateria que foi colocada em outro lugar, parece que foi feito pro radiador.
A temperatura do CA não passa dos 75o....
[]´s resfriados
No mwm tem o intercambiador de calor no bloco...acho que funciona com um resfridor para o óleo...
Abraço