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  • #1
    Usuário Avatar de Lauro Paiva
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    Citação Postado originalmente por rodrigo-ce Ver Post
    novo suporte ou travessa do cardã.
    Nada de solda como era no antigo que impossibilitava as futuras manutenções.
    O novo consiste em uma furação no chassi a onde a travessa é encaixada e parafusada, que facilita muito qual quer reparo.
    -dsc_0467.jpg
    traçada as furações no chassi.
    -dsc_0466.jpg
    peças prontas para ser soldadas.
    -dsc_0468.jpg-dsc_0470.jpg
    essa aqui é para o lauro paiva!
    Meu amigo os reforços que você me cobrou saiu.
    Preparação das peças com limpeza química depois pintadas com ferro lack, como vou soldar chapa sob chapa. Fiz essa preparação por que geralmente a corrosão vem de dentro para fora, fato que acontece quando as chapas estão desprotegidas.
    -dsc_0465.jpg
    preparação do chassi.
    -dsc_0463.jpg-dsc_0464.jpg
    reforços já soldados.
    -dsc_0471.jpg-dsc_0478.jpg-dsc_0479.jpg-dsc_0482.jpg

    rapaz!!!!!!!!!!
    Os reforços são um espetáculo, assim como a travessa removível!!!!!
    Só babando!!!!!!!
    E uma pergunta...
    Saindo um pouquinho do seu tópico, o chassi do porquinho é fechado, você acha que deveríamos abrir um furo em cada um deles para colocar alguma tinta protetora e depois fechar.
    E dessa forma proteger o interior do chassi??????
    Parabéns pela obra!!!!!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    rapaz!!!!!!!!!!
    Os reforços são um espetáculo, assim como a travessa removível!!!!!
    Só babando!!!!!!!
    E uma pergunta...
    Saindo um pouquinho do seu tópico, o chassi do porquinho é fechado, você acha que deveríamos abrir um furo em cada um deles para colocar alguma tinta protetora e depois fechar.
    E dessa forma proteger o interior do chassi??????
    Parabéns pela obra!!!!!
    Grande Lauro.
    Eu veja assim: só existe corrosão nas peças que tem contato com oxigênio, ou seja tem que estar expostas para que aja reação química, mas sua idéia é muito boa. Como está reformando acho perfeitamente viável dar um jato de tinta por dentro.
    Se você der uma lida no tópico do Rodrigo Totimão vai ver que ele fez isso no javali dele.
    "Saudações a quem tem coragem
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  • #3
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    Rodrigo, realmente a travessa removível será uma mão na roda. Fiquei meio na dúvida sobre a forma como será encaixada nas longarinas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Rodrigo, realmente a travessa removível será uma mão na roda. Fiquei meio na dúvida sobre a forma como será encaixada nas longarinas.
    Hercilio as laterais da travessa foram soldadas uma chapa de cada lado e nas longarinas tem uma furação com o diâmetro do cano da travessa que se encaixa na longarina feito isto as chapas têm 4 furos que serão parafusados na na longarina.
    Espero ter explicado, mas caso não tenha ficado claro posto uma nova imagem com ela parafusa.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    Hercilio as laterais da travessa foram soldadas uma chapa de cada lado e nas longarinas tem uma furação com o diâmetro do cano da travessa que se encaixa na longarina feito isto as chapas têm 4 furos que serão parafusados na na longarina.
    Espero ter explicado, mas caso não tenha ficado claro posto uma nova imagem com ela parafusa.
    Essa é a minha dúvida.
    A travessa tem pontas que vão além da chapa com parafusos. A minha dúvida é como encaixar essas pontas. Os furos na longarina serão alongados para que a ponta da travessa entre obliquamente sem que seja necessário afastar uma longarina da outra?
    Essa ideia da travessa removível é muito boa.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Essa é a minha dúvida.
    A travessa tem pontas que vão além da chapa com parafusos. A minha dúvida é como encaixar essas pontas. Os furos na longarina serão alongados para que a ponta da travessa entre obliquamente sem que seja necessário afastar uma longarina da outra?
    Essa ideia da travessa removível é muito boa.
    Hercilio ainda não consegui tirar as fotos, tive um dia cheio aqui na oficina, mas vou providenciar.
    Atravessa funciona mais ou menos assim as duas longarinas internas tem furos para passar 4 parafuso que serão soldados na longarina interna, dessa forma prendo a travessa com porcas por fora. No modelo antigo a travessa passa pelas duas longarinas interna e externa.
    Na minha somente as longarinas internas tem furação. Na hora da montagem parafuso as duas longarina a travessa depois venho com as longarinas externas e encaixo nas longarinas externas.
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  • #7
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    Depois de muitas soldas chega a hora de começar a alinhar o que a solda entortou.
    -dsc_0483.jpg
    Pré montagem da parte da frente par ver como é que ficou o ajuste das novas peças se vão encaixar certinho ou se irão precisar de algum ajuste.
    -dsc_0486.jpg-dsc_0485.jpg-dsc_0484.jpg
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  • #8
    Usuário Avatar de Lauro Paiva
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    Rodrigo,

    Dando meus 0,0002 cents,
    Não SEI SE É O SEU CASO!!!
    Mas peças que são soldadas não devem estar sobre muita pressão isso gera tensões internas que levam a peça a sofrer fadiga mais cedo
    forte abraço!!!!
    Um grampo C tudo bem, falo de GRANDES PRESSÕES!!!

  • #9
    Usuário Avatar de Ricardo Cazachi Donaire
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    Boa tarde Rodrigo, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo projeto cara!! Está ficando sensacional! Parabéns tbm pelo know how uma coisa que hoje em dia se falta muito nas oficinas que enviamos nossas viaturas para arrumar coisas que não sabemos....é triste..mas é a realidade nossa...

    Mas vamos lá,

    Eu sei que a conversa estava quente pro lado da travessa mas mudando um pouco de assunto eu gostaria de pedir uma ajuda aos jumelos do MB

    Eu tenho uma duvida em relação ao conjunto completo de suspensão (jumelos) do MB 1113 que vc comprou...eu vou fazer exatamente essa mudança na minha Band...e vou fazer isso em casa. Já li bastante tópicos em relação a essa adaptação que gosto mais de chamar de Upgrade pois creio que temos mais vantagens que desvantagens.

    Bom aqui vai a dúvida: qual a bucha que vc utilizou no olhal da mola da toyota para conseguir passar o novo pino do MB dentro da mola já que o diametro dele é maior que o do jumelo original??

    E no geral, alguma dica, sugestão ou critica a respeito da instalação e do funcionamento desse upgrade?

    Valeu!!
    Ricardo,
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  • #10
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    Ricardo tudo bem, muito obrigado pelo que você escreveu, mas só apenas um simples mecânico.

    A respeito do uso dos jumelos do MB1113 eu acho uma excelente aquisição, mas a quem condene. Eu não vejo problemas.
    No meu caso ele será montado completo: jumelo + algema (suporte do jumelo).
    Eu retirei os suporte da band e vou parafusar os do MB 1113 na dianteira e na traseira.
    Veja a imagem abaixo o conjunto da esquerda e da band e o da direita o do MB. Infelizmente não é possível fazer o que você está pretendendo colocar o jumelo do MB no suporte da band.
    O motivo principal são as dimensões das peças do MB, caso você monte no suporte da band terá que reabrir para colocar as buchas do MB. Depois que reabrir vai ficar pouco material na parede do suporte da band podendo deixá-lo fraco sujeito a quebra, tem muita chace desse casamento não dar certo.
    -dsc_0126.jpg

    Para usar os do MB aconselho montar o conjunto completo. Veja essa imagem do conjunto completo montado nesse chassi. Essa é a forma correta da montagem, para ficar completo você manda um fazer umas bucha de bronze para usar nos feixes de mola com o diâmetro dos pinos do MB que fica uma maravilha.

    -suporte-de-molas-do-mb-1113.jpg
    Casa não queira fazer uma mudança tão radical eu aconselho que use os jumelos do caminhão D70 que da para encaixar nos suportes dianteiro da band sem muitas dificuldade. Ele é tão bom quanto os do MB, os pinos já vem com graxeiros.
    . Nesse caso é só mandar fazer as bucha de bronze e colocar no lugar das buchas de borracha da band.
    Uma imagem do jumelo do D 70 para você dar uma conferida, aqui muitos toyoteiros usam.


    -jumelo-suspenso-dianteira-chevrolet-d60-d70-19136-mlb20166511239_092014-f.jpg
    Qualquer dúvida vá postando que eu respondo desde que eu saiba.
    Grande abraço e obrigado pela visita a Fênix e pelas considerações.
    4X4 Brasil
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  • #11
    Usuário Avatar de Ricardo Cazachi Donaire
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    Boa tarde Rodrigo!!

    Cara obrigado pela aula!! nada melhor que fotos e legendas para entender rsrsrs

    Bom tenho uma certeza, vou optar por instalar o conjunto completo do MB.

    Agora eu tenho uma duvida...se puder me ajudar mais um pouco...rs...eu fui num moleiro e ele me mostrou o conjunto do 1113....e falou que nao daria certo pois o olhal nao passaria por dentro da algema dai então ele foi no estoque e pegou o conjunto TRASEIRO do MB 1111 que segundo ele daria certo. Na hora não entendi direito pois vi em varios e varios forum a utilização do conjunto 1113 e não do traseiro do 1111.

    Você já ouviu falar nessa opção do conjunto traseiro do MB 1111?? Porque realmente ele é mais largo que o 1113...

    - Escolhendo por instalar a o conjunto do MB 1113 fiquei com um duvida se quando for mandar fazer as buchas eu faço já na largura da algema ou mesmo embuchando o olhal da mola terei que colocar aquelas arruelas (original do MB) na lateral de cada olhal para retirar alguma folga axial existente ali? pois são essas arruelas que tiram as folgas axiais da mola do caminhão...

    - A outra duvida é com esse outro conjunto do caminhão D70 no suporte original da band eu teria que embuchar o suporte ou a própria bucha do jumelo entra lindo e sem folga ali?

    Desde de já valeu pelas explicações!!

    Grande Abraço!!
    Ricardo,
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Cazachi Donaire Ver Post
    Boa tarde Rodrigo!!

    Cara obrigado pela aula!! nada melhor que fotos e legendas para entender rsrsrs

    Bom tenho uma certeza, vou optar por instalar o conjunto completo do MB.

    Agora eu tenho uma duvida...se puder me ajudar mais um pouco...rs...eu fui num moleiro e ele me mostrou o conjunto do 1113....e falou que nao daria certo pois o olhal nao passaria por dentro da algema dai então ele foi no estoque e pegou o conjunto TRASEIRO do MB 1111 que segundo ele daria certo. Na hora não entendi direito pois vi em varios e varios forum a utilização do conjunto 1113 e não do traseiro do 1111.

    Você já ouviu falar nessa opção do conjunto traseiro do MB 1111?? Porque realmente ele é mais largo que o 1113...

    - Escolhendo por instalar a o conjunto do MB 1113 fiquei com um duvida se quando for mandar fazer as buchas eu faço já na largura da algema ou mesmo embuchando o olhal da mola terei que colocar aquelas arruelas (original do MB) na lateral de cada olhal para retirar alguma folga axial existente ali? pois são essas arruelas que tiram as folgas axiais da mola do caminhão...

    - A outra duvida é com esse outro conjunto do caminhão D70 no suporte original da band eu teria que embuchar o suporte ou a própria bucha do jumelo entra lindo e sem folga ali?

    Desde de já valeu pelas explicações!!

    Grande Abraço!!
    Ricardo não fique vexado, estou aqui para responder e para perguntar também. Eu acredito que esse deva ser o lema dos toyoteiros: ajudar uns aos outros.
    1) O jumelo do D70 só é possível usar na frente, o moleiro me falou que não é preciso embuchar os suportes da band. Já no feixe de mola eu não sei como ele se comporta. Mas em todo casa você pode mandar fazer um conjunto de buchas de bronze para os feixes de mola. As buchas de bronze são muito melhores que as originais.
    2) As peças do 1111 deve ser mais antigas que as do 1113, com certeza vai ficar mais difícil na hora que precisar repôr.
    3)Caso você compre o conjunto do MB 1113 SÃO AS PEÇAS DIANTEIRA DO CAMINHÃO 1113 (suporte + algema + pinos + graxeiros + travas dos pinos e arruelas de ajustagem). Uma imagem para facilitar.
    -dsc01845.jpg
    OBS: SÓ POSSÍVEL USAR ESSAS PEÇAS SE COLOCAR O CONTUNTO COMPLETO SUBSTITUINTO OS CONJUNTOS QUE ESTÃO NA BAND

    Como de fazer na hora da montagem dos conjuntos do 1113
    1) Mande confeccionar um conjunto de buchas sob medida para os olhais dos feixes da seguinte forma: O diâmetro externo da bucha com as medidas dos furos do olhal do feixe de mola e o diâmetro interno da bucha com as mediadas do diâmetro dos pinos do 1113.
    O comprimento das buchas é igual do olhal do feixe.
    2) Para ajustar as molas da band nas algemas do 1113 será necessário as arruelas, pode usar as do próprio MB. Elas são colocadas entre o feixe e a algema para tirar a folga, mas também é possível mandar fazer sob medida caso ache melhor.
    Total de peças que você vai precisar para dianteira e traseira:
    8 suportes DT
    4 algemas
    12 pinos de mola DT MB1113 cementado. Obs existe os pino comum que dura pouco e os cementados que tem alta durabilidade.
    8 trava pino com porca MB
    16 arruelas DT. Obs pode mandar fazer sob encomenda caso queira.
    12 graxeiros reto 3/8"
    16 parafusos sextavados 12x45 8,8 caso ache curto o tamanho dos parafusos pode comprar maior que 45 mm
    16 porca 12mm travante
    8 buchas feita sob encomenda para os feixes de mola.
    CONTINUAÇAÕ NO OUTRO POST.
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