Postado originalmente por
Desnickadu
Vou dar uma ajudinha na revisão da eletronica Tio:
Sobre os Bicos Injetores, se verificado na troca de velas que estavam todas com boa tonalidade [nenhuma fora da estequiometria] então é melhor não mexer. É bem comum quebrar os conectores de bicos velhos na hora da desmontagem pra limpeza, sem contar que utilizando sempre gasolina aditivada dificilmente eles entopem.
o MAF, com o motor funcionando desligue o chicote dele. Se o motor apagar é porque ele está funcionando a contento, se não apagar é possível fazer uma limpeza com spray limpa contatos, sem por o jato muito perto do filamento, e remontar e retestar pra ver se ele revive.
Sonda lambda [sensor de oxigenio] é o mesmo esquema dos bicos. Com a diferença que a maioria [se não todas] as velas estariam pretas, cheias de fuligem pela mistura gorda.
Regulador de pressão convém testar. Colocar manometro na linha de combustivel e verificar o comportamento. Testar também a vazão da bomba.
Filtro de combustível é bom trocar a cada 20.000km se usar combustivel bom, se não souber a procedencia a cada 10.000km.
Troca de todas as correias.
Teste da valvula termostática e do[s] sensor[es] de temperatura. Da pra testar com scanner, na pistola termometro ou no termometro de haste da pra ter uma idéia.
Como você disse que vai jogar um limpa contatos em todos os conectores, da uma verificada no chicote pra ver se não tem nada descascado encostando onde não deveria. Reforçar/substituir os aterramentos é sempre uma boa coisa, deve haver pelo menos um cabo fazendo a ponte entre bateria - motor [o mais importante], bateria - carroceria, carroceria - chassi, motor - chassi.
Verificar também a tensão da bateria em stand-by, no momento que o motor de arranque vira, quanta carga o alternador dá em marcha lenta e quanta carga sobra em marcha lenta com farois altos ligados, porta aberta, ar condicionado funcionando, etc, etc e ventoinha ligada [ou seja, com a maioria dos elétricos ligados]. Em qualquer situação deve ficar entre 14V e 14.5V, até 13.5V é aceitavel. Se houver maior variação pode interferir na interpretação dos sinais dos sensores pela central.
Se houver variação na marcha lenta, procurar por mangueiras fissuradas nas tomadas de ar e vácuo [inclusive da tração], se não resolver partir pra descarbonização/substituição do atuador da marcha lenta.
Acho que é só isso que influi no consumo, além da qualidade do combustível. Se eu lembrar de algo mais volto aqui. :P
Se eu puder ajudar em algo mais avise. :D