Não são exatamente restrições.
A carroceria do Troller por exemplo, eu acho muito boa, mas não temos nada com construção similar.
Mesmo os carros da Gurgel que tinham padrão de montadora, a carroceria vai empenando com o tempo, cedendo nas dobradiças e trincos e trincando a pintura.
A fibra de vidro não sofre com corrosão e permite adaptações que são inimagináveis em peças de lata (Ex: 4 portas no jipe longo).
Então entre os prós e os contras, tem que se considerar aquilo que mais nos interessa.
No meu caso, não moro no litoral e não tenho Band Longa para colocar 4 portas.
Aqui no Brasil o Bandeirante não tem gaiola interna, ainda que seja visível sua fragilidade em caso de capotamento.
Já as FJ40 americanas tem santantonio original até mesmo nas hardtops.
Na carroceria de fibra, penso que a gaiola seja imprescindível.
Em uma Band longa de 4 portas, a gaiola não atrapalharia tanto quanto no jipe curto.
A carroceria do Franzé é monobloco, mas não é mais fabricada.
Já as cotações que estão passando da Fiber são com peças separadas e os custos seriam de R$ 14.500,00 + a montagem e pintura.
Calculo que a substituição total da carroceria de aço por uma carroceria de fibra custe aproximadamente o dobro de uma reforma como a que fiz no Imortal.
Logicamente se as peças de lata estiverem em bom estado, será possível vendê-las por um bom preço, talvez anulando completamente essa diferença.