-
positivo Rodrigo... o cambio do omega aguenta muita pancada... se nao estou enganado ele é fabricado pela japonesa AISIM..
o trambulador dele é a cabo?
voce poderia pegar uma trena e medir o comprimento total dele? da capa seca até a saida do cardã?
outra duvida.. ele usa atuador de embreagem ou cilindro escravo?
-
1 Anexo(s)
Odin....
Ta ai uma informação que tinha errada! Parece que o cambio Eaton saiu em algumas versões mais novas do omega, salvo as buscas na net, nos omegas V6 atuais.... Tb achei algumas info falando que o pessoal da Stock Car usa o FSO2405F como cambio oficial.... Paulada nele :dance:
Para o omega 2.0 encontrei 2 fontes que relacionam os seguintes modelos: F18 ou R25, para os cambio utilizados nos omegas 2.0/2.2. Realmente teria que achar alguma identificação ai nesse seu cambio.... Mas pode ser outro modelo, vai lá saber!
Estranho que o Leandro Cav, que tinha o Jimny com cambio eaton dizendo ser do omega, apresenta uma foto um pouco diferente da sua... A posição não ajuda, claro, mas parece ser diferente!
Anexo 502452
Mas legal, valeu o aprendizado para ambos os câmbios!
Então, segue uma tabela que deve ser mais correta sobre os ratios desse cambio.
Omega |
GL 2.0 álcool |
CD |
GLS |
CD |
Motor |
2.0 |
3.0 |
2.2 |
4.1 |
Nº de cilindros |
4 |
6 |
4 |
6 |
Cilindrada total |
1998 |
2969 |
2198 |
4093 |
Diâmetro x Curso |
86 x 86 mm |
95 x 69,8 mm |
86 x 94,6 mm |
98,4 x 89,7 mm |
Potência |
126 cv a 5400 rpm |
165 cv a 5800 rpm |
116 cv a 5200 rpm |
168 cv a 4500 rpm |
Torque |
18,6 kgfm a 4000 rpm |
23,4 kgfm a 4200 rpm |
20,1 kgfm a 2800 rpm |
29,1 kgfm a 3500 rpm |
Injeção eletrônica |
M.P.F.I. |
M.P.F.I. |
M.P.F.I. |
S.F.I. |
Combustível |
Álcool |
Gasolina |
Gasolina |
Gasolina |
Taxa de compressão |
12,0:1 |
9,2:1 |
9,2:1 |
8,5:1 |
Transmissão manual |
5 marchas |
5 marchas |
5 marchas |
5 marchas – MT5 R25 |
Marchas |
Redução |
Redução |
Redução |
Redução e vel. máxima |
1ª |
3,95:1 |
3,95:1 |
3,95:1 |
3,81:1 - 51 km/h |
2ª |
2,19:1 |
2,19:1 |
2,19:1 |
2,11:1 - 92 km/h |
3ª |
1,39:1 |
1,39:1 |
1,39:1 |
1,34:1 - 145 km/h |
4ª |
1,00:1 |
1,00:1 |
1,00:1 |
1,00:1 - 194 km/h |
5ª |
0,85:1 |
0,85:1 |
0,85:1 |
0,81:1 - 215 km/h |
Ré |
3,53:1 |
3,53:1 |
3,53:1 |
3,40:1 |
Diferencial |
3,90:1 (39:10) |
3,70:1 (37:10) |
3,90:1 (39:10) |
3,15:1 (41:13) |
Transmissão automática |
Não disponível |
4 marchas |
Não disponível |
4 marchas – AT4 AR25 |
Marchas |
Redução |
Redução |
Redução |
Redução e vel. máxima |
1ª |
--- |
2,40:1 |
--- |
2,40:1 - 68 km/h |
2ª |
--- |
1,48:1 |
--- |
1,48:1 - 120 km/h |
3ª |
--- |
1,00:1 |
--- |
1,00:1 - 184 km/h |
4ª |
--- |
0,72:1 |
--- |
0,72:1 - 212 km/h |
Ré |
--- |
2,00:1 |
--- |
2,00:1 |
Diferencial |
--- |
3,70:1 |
--- |
3,15:1 |
-
ô Marvin
essa foto do cambio instalado no Jimny parece ser o mesmo que o Rodrigo tem, repare que a capa seca é uma peça unica com a carcaça do cambio... diferente dos Eaton 2405 cuja capa seca é aparafusada no cambio
tem mais infos desse jimny ai? qual motor estava nele?
estou com um GM2.4 aqui p/ instalar no meu Samurai e esse cambio do omega sendo curtinho me animou bastante... até entao iria instalar com cambio de chevete, mas dai tem que usar flange, embreagem hibrida etc e estava meio desanimado... com o do omega, usa-se tudo original..
-
Fabil,
Sei não... Repare que na foto do Jimny existe uma da mola (que deve ser da embreagem) presa em um parafusos que acredito que seja a ligação da capa seca no cambio. Veja na foto que o cambio prolonga a fixação no suporte..... E que em volta dos parafusos a geometria parece ser redonda enquanto que as geometrio do cambio do Odin parece mais quadrada a traseira.
Os desenhos me parecem diferentes... sei lá!
Mas não sou exímio conhecedor de câmbios para afirmar se estou certo no que digo... Vc até pode ter razão!
Eu tinha colocado o link do jimny anteriormente, mas segue ai novamente: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/86746-jimny-2001-a.html
Odin,
Coloca mais fotos do cambio ai pra gente tirar a duvida de qual possa ser!
-
1 Anexo(s)
Marvin meu cambio é um R25, achei essa inscrição na carcaça dele, legal essas informações que postou, obrigado.
O cambio desse Jimny é um cambio de omega mesmo
Fabil, a medida entre a flange onde vai sair o cardã e a face da capa seca medem 520mm ele é 80 mm mais curto que o do chevette, o acionamento da embreagem é feito por garfo e cilindros escravo e mestre, o trambulador dele é por vareta, porém bem difícil de se achar novo, o amigo que usa em uma rural fez um trambulador, é fácil de fazer e pode ser feito conforme a necessidade, de acordo com o espaço e deixando a alavanca em uma posição legal
-
4 Anexo(s)
Mais algumas fotos dele, ele está bem sujo, ainda nem levei ele pra oficina tá no porta malas da xj na garagem desde que eu peguei ele, a uns 20 dias kkk
-
ADOREI esse cambio... curtissimo!!! sendo 80mm mais curto que um de chevette, ele tem praticamente o mesmo comprimento do original do samurai...
merda... lá vou eu garimpar Omega em desmanches.... :mrgreen:
ouvi dizer ( nao sei se é boato) que exite trambulador a cabo p/ esse cambio...se tiver mesmo, faciita muito a vida
-
Odin,
Legal que descobriu a marcação do R25.
Olhando agora a foto do Jimny da pra ver q tem uma descrição na mesma posição que o seu!
Bora lá Fabil, descobrir bons projetos para uso deste cambio!
-
descobri quem é o fabricante desse cambio... é a propria Opel / Vauxhall
http://www.carlton24v.co.uk/trans.htm
-
Fabil se existir esse trambulador facilita muito a empreitada, o de vareta é bem caro e difícil de achar, em uma busca rápida eu encontrei alguns no ML, mas o pessoal pede 500Tão neles, o que foi feito para a Rural, funciona bem e não é dificíl de fazer
O canal é falar com o pessoal que curte o Omega, muitas vezes existem similares de outros carros que possam ser usados
-
Achei um cambio num desmanche aqui... Completao ( caixa, alavancas, suportes, motor de arranque, cilindros de embreagem, embreagem, parafusos, etc) esta montado no carro ainda... Me pediram 2paus... Ofereci 1.5k
-
Fabil tá caro, dá uma pesquisada melhor, acho puxado esse preço, eu paguei 600 no meu, no ML tem alguns nessa faixa também