Postado originalmente por
titanium
Atualizando o tópico...
Semana passada levei a viatura para o mecânico dar uma conferida no balanceamento dos Cardãns, que não ficou bom, e mais alguns barulhinhos.
Resultado
- barulho no colar da embreagem: coisa boba. era a presilha que prende o colar no garfo que havia quebrado e, com isso, parte do colar/rolamento ficava levemente encostado no chapéu chinês da embreagem.. e isso gerava o ruído. Como não achei para vender individualmente a presilha, adotamos um recurso técnico (gatinho) e fizemos com um arame de aço grosso uma presilha novinha em folha.
- vibração intensa percebida na 4ª marcha: após discutir o "sexo dos anjos" com o mecânico para mostrar que a culpa do serviço mal-feito foi dele, ele acabou aceitando e levando para consertar o alinhamento dos cardãns. Levou e aparentemente ficou bacana! não está mais vibrando (pelo menos que eu esteja percebendo).
- ruídos diversos no tampão do assoalho que fica sobre o câmbio: a tampa de assoalho original do 4m foi cortada no formato de um pequeno retângulo (que "cresce" rumo a traseira do carro) de tal forma a permitir que as alavancas ficassem em sua nova posição (uns 20 cm deslocadas para trás). Sobre essa tampa original do 4m, o mecânico adaptou a tampa de assoalho original do 5m, para cobrir os rasgos da tampa inferior. Acredito que um dos ruídos é uma lata "roçando" na outra E o outro ruído deve ser a alavanca que está encostando na "boca" da tampa de assoalho do 5m. Isso não foi resolvido, mas eu mesmo darei um jeito. AINDA POR FAZER!
- quebra do freio de mão: num serviço anterior que fiz com o mecânico, ele deu um jeito de arrumar o freio de mão original à tambor e ficou bacana! no entanto, agora depois do último serviço, na pressa de entregar o carro ele regulou errado e o freio de mão ficou Semi-Acionado... sem perceber isso, fui testar e acho que algo dentro do tambor deve ter quebrado, pois volta e meia escuto um barulhinho de metal (aparentemente) solto. e estou achando que é dentro do tambor. AINDA POR FAZER!
- troca de todos os parafusos e porcas do cardã: como todo bom "perfeccionista", resolvi que vou trocar todos os parafusos e pocas dos cardãns dianteiro e traseiro. O motivo de fazer isso é manter a confiabilidade do sistema e evitar surpresas! Já tive, há poucos meses, uma desagradável percepção de vibração no cardã e quando fui ver era um grupo de parafusos/porcas do cardã traseiro que estava querendo soltar. lembro-me que na ocasião, estava na marginal pinheiros/SP em pleno horário de rush sem a mínima condição de encostar (até por que no trecho que eu estava, não havia mesmo onde parar). Dito isso, vale apenas observar que os parafusos serão de aço e as porcas Parlock. AINDA POR FAZER!