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  • #1
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    Edin,
    Duvida basica, para se instalar os semi-eixos da F1000 tem que retirar as mangas, certo?

  • #2
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    Não Rodrigo. Com chave 14 de excelente qualidade tu tiras e colocas as pontas de eixo montadas nos cubos. Se a chave não for boa terás que desmontar os cubos para conseguir retirar as pontas de eixo. Mas as mangas ficam fixas nos pivôs.

    Só para esclarecer, Manga é o suporte da ponta de eixo. O cubo é montado na ponta de eixo e o semi-eixo passa por dentro da ponta de eixo. Muitas vezes o pessoal se refere à manga de eixo querendo dizer ponta de eixo. Sei que conheces muito disso aí, mas só para não ficar dúvidas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Não Rodrigo. Com chave 14 de excelente qualidade tu tiras e colocas as pontas de eixo montadas nos cubos. Se a chave não for boa terás que desmontar os cubos para conseguir retirar as pontas de eixo. Mas as mangas ficam fixas nos pivôs.

    Só para esclarecer, Manga é o suporte da ponta de eixo. O cubo é montado na ponta de eixo e o semi-eixo passa por dentro da ponta de eixo. Muitas vezes o pessoal se refere à manga de eixo querendo dizer ponta de eixo. Sei que conheces muito disso aí, mas só para não ficar dúvidas.
    Tenho um entendimento um pouco diferente dos nomes das peças, mas entendi o que vc disse, posso montar os cubos na bancada dando a carga nos rolamentos e depois instalar o conjunto nos munhões e vice versa.
    Como vc mede a carga dos rolamentos do cubo?
    E os pivôs, aperta sem dó?
    Vou adiantar essa frente hj.

    Pretendo montar os eixos na Branca esse finds, os rolamentos que tão lá (4x2) dão medo!! Mas vão ficar ocos, sem os semis e o diferencial.
    Preciso resolver o problema do semi-eixo grande que tá roletado, vou enxertar um estriado de cardão e ver o que dá.

    No jeep não se consegue tirar os parafusos de fixação do conjunto dos munhões, o espaço um muito pequeno e precisa tirar o cubo antes.

    Olha o esquema que conheço:
    F1000 4x4 1997 - Sucatona + Branquinha-dsc06795-2.jpg

    []'s

  • #4
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    Não Rodrigo. O que chamas de manga é a ponta de eixo.
    O que chamas de ponta de eixo é semi-eixo da roda.
    A mangá é aonde fixa a ponta de eixo, cavalete do freio e pivôs.

    Os pivôs aperta bem. Os rolamentos tu apertas bem até os rolamentos ficarem agarrados. Daí afrouxa cerca de 1/4 de volta de forma que fique macio de virar o cubo com a mão. Se achares muito justo podes voltar mais um pouco para encaixar a trava nos furos corretos da porca de engenharia.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F1000 4x4 1997 - Sucatona + Branquinha-515253d1446037045-f1000-4x4-1997-sucatona-branquinha-dsc06795-2.jpg  
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  • #5
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    kkkkkkk Cada um chama como quer!

    Valeu pela ajuda, mãos a obra!

    []'s

  • #6
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    Rodrigo, infelizmente é isso mesmo, mas cada peça tem uma função e um nome. O pessoal não entende que ponta de eixo sustenta apenas o peso e fixa rolamentos. Ele pode ser motriz ou arrastado. No caso da 4x4 ele é motriz através do semi-eixo. No eixo traseiro tb, o semi eixo é motriz, porém pode ser flutuante ou semi-flutuante, mas é semi eixo de qualquer forma. A ponta de eixo é o conjunto que sustenta o rolamento. A controvérsia parte daí, do eixo traseiro, pois no sistema semi-flutuante não tem ponta de eixo e cubo de roda, somente a manga de eixo que é o flange da canela. Mas é considerado como ponta de eixo motriz quando define o tipo de tração em 4x2 ou 4x4. Daí desse embaralhamento começam as divergências dos mecânicos que fizeram cursos e treinamentos dos mecânicos que aprendem no dia a dia sem nenhum tipo de estudo e também sem o "tino" de auto-correção...
    Então só para esclarecer essa questão de nomes e conceitos:
    - Eixo: Conjunto completo que sustenta o peso, fixam as rodas e é fixado pela suspensão;
    - Semi eixo: Conjunto de transmissão de força do diferencial para as rodas;
    - Manga de eixo: Peça que fixam os freios, articulações e ponta de eixo;
    - Ponta de eixo: Peça que fixo o cubo de roda através de assentamento dos rolamentos;
    - Cubo de roda: Fixa tambor ou disco de freio mais a roda. No caso de motriz, roda livre ou trava de semi-eixo e cubo, ou homocinética. Nos sistemas modernos, o cubo é composto por flange externo e carcaça, rolamentos e flange de roda.

    A coisa é bem simples, mas dá um nó quando estamos procurando peças em catálogos. Sabes quando eu catei essas informações? Quando comecei a procurar nos catálogos americanos em inglês quando tinha a Ranger, aonde o nome precisa ser correto uma vez que lá o pessoal é mais organizado nos catálogos de e-commerce do que no Brasil. Se pesquisar no mercado livre por ponta de eixo vais encontrar semi-eixos e mangas, justamente pela desorganização da informação.
    É mais ou menos como dizer menos e menas... Menas é errado, mas o pessoal não se corrige e passa a ser aceito como normal...
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  • #7
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    Netão, se colocares os calços até 2" as castanhas deverão dar conta, mas se for além disso precisarás mexer nos suportes das balanças...
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Netão, se colocares os calços até 2" as castanhas deverão dar conta, mas se for além disso precisarás mexer nos suportes das balanças...
    Edin, já ta contando as molas da F250? Se sim, vou fazer logo.
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
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  • #9
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    Sim Netão. Já contando com o extra das molas da F250.
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Sim Netão. Já contando com o extra das molas da F250.
    Usar calços de 100mm né? Ou pra F250 tem de ser 150mm?
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
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  • #11
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    Quanto mais largos forem os apoios melhor será. Eu uso de 100mm e quebrei uma mola de F250, e para usar as molas da F4000 precisei fazer um apoio mais largo. Tens toda a razão, um calço de 150mm de diâmetro será melhor.
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  • #12
    Usuário Avatar de netão
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Quanto mais largos forem os apoios melhor será. Eu uso de 100mm e quebrei uma mola de F250, e para usar as molas da F4000 precisei fazer um apoio mais largo. Tens toda a razão, um calço de 150mm de diâmetro será melhor.
    Será que terei de aumentar o suporte dos braços?
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