Só de curiosidade, sua medição de ambas as configurações foi na mesma distância? No caso do LED, você não usou lentes?
Como diriam os alquimistas, é errando que se aprende, mas testando se avança.
Continuo lendo os avanços
Eriksom
Versão Imprimível
Só de curiosidade, sua medição de ambas as configurações foi na mesma distância? No caso do LED, você não usou lentes?
Como diriam os alquimistas, é errando que se aprende, mas testando se avança.
Continuo lendo os avanços
Eriksom
Testes padronizados, claro... a "lente" obrigatoriamente teve que ser o refletor original para manter a comparação valida.
Consegui 350lux com um arranjo de refletor fugindo totalmente do esquema original dos farois de milha normais... mas isso ferra a opção de uso de materiais de mercado e encarece bem a brincadeira.
Mas isso tudo é o que dá prazer de projetar novos produtos e arriscar novas tecnicas e tecnologias... se aprende muito e aparecem muitas respostas para outras aplicações que ando pensando e planejando nessa fase.
Estou na fase de montagem dos prototipos com farosi padrão...seria a primeira opção economica.
Inicialmente gostei do resultado, ja que a minha propsota inicial é ter luz com o uso do guincho...e ou com o veiculo parado gastando pouca bateria...
Mac e Nava....
Eu também gostaria de um farol assim... que pudesse ficar ligado por um periodo maior sem pesar muito na bateria, e que fosse mais disperso mesmo, com um foco bem aberto para iluminar subidas de dunas durante a noite... Os farois por melhores que sejam, tem o foco muito concentrado e não são bons nestas situações de iluminação ampla.
Eu sei que nesta caso não poderei usar em estradas de dupla via, mas o objetivo é exatamente a utilzação fora de estrada e sem contrafluxo....
Farol auxiliar eu já tenho PRONTO... e mais de 70 leds de 10W em estoque... em 15 dias eu produzo um lote piloto redondo de 100mm.
Mak, estava avaliando custo/beneficio e acho que farois com leds de 3W tem melhor aproveitamento de luz e valores...o q vc acha?
No meu caso os de 3W aumentaria MUITO a Mão de obra de montagem do led.
Os de 10W eu parafuso no dissipador e pronto... os de 3W eu teria que usar um sistema de suporte porque são muito pequenos e não tem fixação mecanica... e isso sem contar que os de 10W são cerca de 200lux mais fortes que 3 de 3W por merreca de $$ á mais.
quanto mais simples ele for, melhor vai aguentar a vibração do cjto.
Sem duvida.
Gostei do seu blog.
e lá no blog não tem 1/10 do que estou fazendo porque não sobra tempo pra registrar tudo que faço todas as noites.
Com essa brincadeira de fabricar farois e luminarias aprendi uma tecnica ducaraio de solda de folhas plasticas, outras de dobraduras em folhas metalicas, novos metodos de controle de corrente constante de alta eficiencia, transmissão e dissipação de calor e muuuuuita coisa de optica.
Imagino sim...qdo eu era moleque e tinha tempo adorava mexer com eletronica mas nao tinha acesso ao que existe hoje...morava no interior, tudo era dificil...nem BC548 eu conseguia...
Abraço.
Mak, tiro o chapeu pra vc! Vc é muito criativo!
Estou com problemas de dissipação de calor no meu prototipo. Led de 10W com um dissipador de computador com 50x50x40 mm. Estou usando 1,2A 12V.
Especificação do LEd é 1A mas será que estes 20% a meais farão muita diferença?
Pelo que testei NA MEDIA dos leds de 10W a partir de 700ma e cada 100mA de corrente vc tem 100lux de luz. Só que a partir de 900mA o bicho esquenta praaaaaaaaaacaraio... meus testes todos tenho feito em 900mA porque chegou a queimar a mão com 1A.
Como não há muito espaço dentro do farol para usar um dissipador grande então usei todo o espaço que podia e estipulei que 50ºC era meu limite.
Comecei fazendo dissipadores com chapa de 3mm e fui reduzindo... hoje tenho designs com chapas unicas de 2mm e um esquema com multiplas de 0,5mm em teste que tem mantido essa temperatura sem muito problema nos farois de 160mm... o de 100mm de diametro tá foda de deixar abaixo de 70ºC.