Ranger 2008 3.0 sem problemas graves
A minha é 2008 NGD 3.0 XLT CD, comprada com 77000 km em nov/2010.
Problemas a citar:
dez/2010 - compressor de ar condicionado foi "pro saco"... trocado por um original FIC Ford e instalado um par de ventiladores para auxiliar no resfriamento do condensador do ar. Aproveitando, correia, juntas, filtro do gás, etc. Tudo feito em loja especializada com garantia.
jan/2011 - troca da junta do cardã traseiro com a caixa de transferência - apresentou vazamento do óleo da caixa (79.000 km).
jun/2011 - efetuada cambagem das rodas dianteiras, troca de discos, pastilhas, troca e sangria do fluido do freio e troca dos 4 pneus Pirelli por BF goodrich (88.000 km).
jul/2012 - troca do articulador da suspensão dianteira esquerda (105.000 km)
Hoje com 110.000 km, sem maiores problemas. Aprendi com meus colegas do fórum a conviver com alguns de seus problemas crônicos:
- Ruído vindo do comando que acontece bem raramente e passa com uma leve acelerada (tec-tec-tec...);
- Ruído no eixo traseiro quando se passa de lado em buracos (folga normal nos rolamentos traseiros);
- Pequeno vazamento de óleo pela turbina (muito pouco mesmo - desde que eu comprei, só lavei o motor uma vez e a marca de óleo é pequena e está ali fazem meses...)
Pelo meu uso predominante em estradas, ela não é muito exposta aos possíveis danos de trilhas e serviços mais severos. Fiz duas até hoje, mas nada muito radical. A água baixou desde que comprei, mas é tão pouco que até agora não precisei repor (nem chegou no mínimo). Na próxima parada, trocarei o fluido de arrefecimento. Troca de óleo (Top Turbo) a cada 7.500 km. As demais manutenções, conforme manual.