FABIL o GIOVANI ta certo ,o eixo rotaciona pra kct mesmo com feixes.....
algo em torno de 15º/20º no centro do bojo,dependendo da forma como ele estiver preso aos berços e as laminas usadas.
este movimento do eixo é compensado pelo uniball (terminal rotular) fixado na ponta do link que no caso de um nº16 é o suficiente pra maioria dos carros com SPOA, agora se a barra for com bucha trava bonito.
GIOVANI/FABIL to montando uma wrap agorinha mesmo em um cj 5 SPOADO com feixes originais e amortecedores da cofap 12343(ranger) posicionados bem ao centro do chassis e com alargadores de feixe.
vou tentar acertar ela com o maximo que der de curso....mas estou sem a maquina agora pra postar um passo a passo, entao antes de soldar tudo pego a maq.ok
vou começar testando sua ideia de posicionar o eixo solto e depois pressionado DE NOVO,pois ja tentei assim antes, mas vou mudar a tecnica desta ves pra ver no que da.
acredito que 3 coisas sao fundamentais pra esta peça funcionar corretamente sem que embaçe o curso:
quanto mais longo for a barra superior melhor
quanto mais longo for o link que suporta o uniball melhor
quanto mais paralelo aos feixes a barra conseguir trabalhar melhor.
o suporte que fixa a barra ao eixo tem que manter a barra inferior o mais no centro possivel da carcaça do eixo,(principio da alavanca)e a barra superior o mais alto possivel pra manter ela o mais paralelo com os feixes,tomando cuidado com adaptaçoes de tanque e etc como o ELMER lembrou no outro post.
a barra deve possuir um reforço animal no meio delas por que senao arrebenta as soldas com facilidade ou as torçe pois o movimento é muito forte.
e por fim acredito que esta porrinha nao tem espaço pra trabalhar decentemente em carros curtos pois a suspa trabalha mais do que o comprimento da wrap nos permite construi-la decentemente em baixo do carro,pois montei em alguns carros de arrancada e nao quebraram nada até agora,mesmo com motores de mais de 400cv.
seria uma boa alterar o suporte que fixa ela ao eixo o mais pra traz possivel,e fugindo um pouco do que estamos acostumados a ver nos PIRATE da vida,pois tenho a impressao que eles ou afastam seus eixos em alguns mm ,ou nao se importam que ela trave um pouco.
PS:estamos falando de movimentos muito sutis que ocorrem, nao passando de 2CM ,mas considerando que solda nao estica......
VOU SOLDAR ESTA ENCRENCA E A NOITE POSTO AS FOTOS.
O problema consequente é o travamento da suspensão durante a translação do eixo, certo ?
Postado originalmente por Giovani
Por isso que estou perguntando se alguém consegue desconectar e reconectar a barra com a suspensão em posições diferentes. Se alguém consegue fazer isso, matou a charada. Se não consegue, é pq ainda não está funcionando corretamente.
Acho que essa questão da barra acompanhar o movimento(curso) da suspensão vai depender do posicionamento do jumelo(jumelo da barra) e nivelamento da barra em relação ao chassi.
O problema consequente é o travamento da suspensão durante a translação do eixo, certo ?
Certo. O simples movimento da suspensão (mesmo sem o esforço do cardã), rotaciona o eixo. É um movimento natural e necessário. Além do deslocamento longitudinal (jumelo).
Por isso já estou pensando que nem 2 barras resolveriam. Elas fariam o eixo rotacionar corretamente, mas não teria o movimento longitudinal.
Postado originalmente por Elmer_Jeep
Acho que essa questão da barra acompanhar o movimento(curso) da suspensão vai depender do posicionamento do jumelo(jumelo da barra) e nivelamento da barra em relação ao chassi.
Não adianta, uma vez parafusada a barra, o eixo não rotaciona mais, nem aquele mínimo necessário.
Um feixe totalmente reto, com a barra paralela, seria o que menos sofreria interferência da barra, por isso alguns acham que funciona legal. Mas num feixe arqueado, o problema fica mais evidente.
Se alguém conseguir fazer isso funcionar (desconectando e reconectando com a suspensão em posições diferentes), avise, pq não estou mais acreditando que alguma barra vá funcionar com essas molas.
Feixe é uma bost@ mesmo!
O segredo está em por em pratica a teoria postada por ele.
Estou começando no Crocodillo, vou usar tubos de barra de direção mas por enquanto só localizei o "suspension roll axis" , amarrei uma linha de pesca nos pontos indicados por ele pra daí verificar a medida e melhor posição da barra + jumelo...
ainda não entendi pq cargas d'água nego quer desconectar/conectar a barra com a suspensão aberta. Se mudar em 2mm a posição da fixação da barra qd a suspensão abre, nem por milagre vai conseguir montar de novo. Nem por este motivo sinifica que a barra está limitando o curso da suspensão.
Uma barra bem feita vai eliminar o axle wrap e não vai limitar o curso de suspensão.
ainda não entendi pq cargas d'água nego quer desconectar/conectar a barra com a suspensão aberta. Se mudar em 2mm a posição da fixação da barra qd a suspensão abre, nem por milagre vai conseguir montar de novo. Nem por este motivo sinifica que a barra está limitando o curso da suspensão.
Uma barra bem feita vai eliminar o axle wrap e não vai limitar o curso de suspensão.
[]'s
queridao, estamos "tentando" fazer ela bem feita..........kkkkkkkkk
Alguma nobre sugestao que nao seja a de retirar a contra-porca do uniball.kkkkkk
estou terminando de montar ela aq e amanha posto as fotos, pois hoje ja trabalhei de mais,vou me retirar pros meus aposentos e montar meu motor bem no meio da minha sala só pra ver a dona maria surtar..........kkkkkkkkkkkkkkkkk
GIOVANI ja consegui encaixar ela em praticamente todas as posiçoes..................................... a DONA MARIA tá, nao a maldita wrap.kkkkkk.....
GIOVANI referente a pergunta sobre conseguir ou nao desconectar a barra com o curso aberto ou fechado.....
encontrei consideraçoes a serem feitas:
Se considerarmos o SPOA de pouco curso, aquele que é feito aq por nós,em que usamos feixes de willis em amortecedores nacionais....
e nao foi alterado o ponto dos berços dos feixes pra entrar laminas mais compridas em amortecedores com bem mais curso pra gerar ai sim maior curso
o nosso curso sera menor e ai sim é possivel fazer o que comentou tanto com a suspa aberta ou fechada, (pelo menos eu consegui desmontar ela fechada e remonta-la aberta) mas pra isto eu tive de conseguir imagens da barra da TRAIL GEAR montada em um jeep pra rockcrawler usando jointball em feixes, um show de torçao sem travamento aparente.
entao tive que confeccionar um 3º suporte de eixo que possue um "enorme detalhe" quase imperceptivel que nem mesmo os gringos fazem pelo que pude ver,possivelmente eles até sabem muito bem disto, mas no caso como montam os feixes mais longos nao precisem
agora montou em jeep com laminas curtas, com pouco espaço, ta ferrado é melhor trocar a wrap por um monte a mais de laminas extras e engessar a viatura,ou correr o risco de quebrar.
este detalhe faz um efeito de corretor de angulo e melhora justamente o que travava antes.
to a 2 noites estudando esta porra (geometria,matematica,fisica)
... sim é possivel fazer o que comentou tanto com a suspa aberta ou fechada, (pelo menos eu consegui desmontar ela fechada e remonta-la aberta) mas pra isto eu tive de conseguir imagens da barra da TRAIL GEAR montada em um jeep pra rockcrawler usando jointball em feixes, um show de torçao sem travamento aparente.
entao tive que confeccionar um 3º suporte de eixo que possue um "enorme detalhe" quase imperceptivel que nem mesmo os gringos fazem pelo que pude ver,possivelmente eles até sabem muito bem disto, mas no caso como montam os feixes mais longos nao precisem
este detalhe faz um efeito de corretor de angulo e melhora justamente o que travava antes.
Olhei a barra da Trail Gear. Ela não tem jumelo, mas usa um tubo dentro do outro, tipo uma espiga.
Vc fez assim? Espiga e sem jumelo?
Manda as fotos aí...
Tio Sergio,
Essa gambi nem jumelo tem, é um suporte soldado
Mais uma porcaria mal projetada que alguns "gênios" insistem em divulgar
[]'s
Pois é, eu vi que não tinha jumelo.Mas não acreditei no que eu estava vendo.Queria ver qual ia ser a resposta.
Essa barra nunca vai funcionar sem jumelo, quando o eixo sobe ou desce ele anda pra frente e pra trás, como a barra vai se comportar ? Vai trabalhar nas buchas ? Eu nunca na minha vida vi uma barra dessas sem jumelo.Mas vivendo e aprendendo.Será que não está havendo confusão entre barra anti rolagem e links?