FABIL o GIOVANI ta certo ,o eixo rotaciona pra kct mesmo com feixes.....
algo em torno de 15º/20º no centro do bojo,dependendo da forma como ele estiver preso aos berços e as laminas usadas.
este movimento do eixo é compensado pelo uniball (terminal rotular) fixado na ponta do link que no caso de um nº16 é o suficiente pra maioria dos carros com SPOA, agora se a barra for com bucha trava bonito.
GIOVANI/FABIL to montando uma wrap agorinha mesmo em um cj 5 SPOADO com feixes originais e amortecedores da cofap 12343(ranger) posicionados bem ao centro do chassis e com alargadores de feixe.
vou tentar acertar ela com o maximo que der de curso....mas estou sem a maquina agora pra postar um passo a passo, entao antes de soldar tudo pego a maq.ok
vou começar testando sua ideia de posicionar o eixo solto e depois pressionado DE NOVO,pois ja tentei assim antes, mas vou mudar a tecnica desta ves pra ver no que da.
acredito que 3 coisas sao fundamentais pra esta peça funcionar corretamente sem que embaçe o curso:
quanto mais longo for a barra superior melhor
quanto mais longo for o link que suporta o uniball melhor
quanto mais paralelo aos feixes a barra conseguir trabalhar melhor.
o suporte que fixa a barra ao eixo tem que manter a barra inferior o mais no centro possivel da carcaça do eixo,(principio da alavanca)e a barra superior o mais alto possivel pra manter ela o mais paralelo com os feixes,tomando cuidado com adaptaçoes de tanque e etc como o ELMER lembrou no outro post.
a barra deve possuir um reforço animal no meio delas por que senao arrebenta as soldas com facilidade ou as torçe pois o movimento é muito forte.
e por fim acredito que esta porrinha nao tem espaço pra trabalhar decentemente em carros curtos pois a suspa trabalha mais do que o comprimento da wrap nos permite construi-la decentemente em baixo do carro,pois montei em alguns carros de arrancada e nao quebraram nada até agora,mesmo com motores de mais de 400cv.
seria uma boa alterar o suporte que fixa ela ao eixo o mais pra traz possivel,e fugindo um pouco do que estamos acostumados a ver nos PIRATE da vida,pois tenho a impressao que eles ou afastam seus eixos em alguns mm ,ou nao se importam que ela trave um pouco.
PS:estamos falando de movimentos muito sutis que ocorrem, nao passando de 2CM ,mas considerando que solda nao estica......
VOU SOLDAR ESTA ENCRENCA E A NOITE POSTO AS FOTOS.
T+