Pesso All
Brigadão pela força.
A página que eu ví com os cabos é exatamente esta que o Jipeiro_RR mostrou.
Vou comprar o cabo e umas presilhas hoje mas só vou poder instalá-las no final de semana. Pelos meus cálculos (???) a maior extensão do cabo se dará quando o feixe de molas estiver reto, portanto, prenderei o cabo nesta posição. Quando o feixe estiver arqueado o cabo tenderá a ficar um pouco mais frouxo (alguns mms), não travando a suspensão mas quando o eixo tender a torcer o cabo será esticado impedindo uma rotação maior. Pura abstração mas acho que vai funcionar sem endurecer a suspensão ou travá-la. Conforme o Leopoldo explicou acima, este cabo poderia criar uma outra força de compressão na parte posterior do feixe. Acredito que isto possa aparecer com maior probabilidade nos jeeps com motorzão. Estou torcendo para o meu 161 não brigar tanto, apesar de que na última trilha ele transformou meu cardã traseiro em parafuso :shock: . Isto ocorreu exatamente porque minha ladder bar soltou, girando o eixo e forçando o cardã. Ao invés da flange quebrar o tubo do cardã que já estava amassado torceu. Agora troquei por um tubo sem costura de 4mm de parede, portanto a flange que se vire... :lol:
O desenho e as observações do Mauro refletem exatamente o que tem ocorrido com o meu jeep. A compressão de um lado ou de outro é aceita sem problemas pela barra mas, todas as 3 vezes que a ladder bar se soltou do eixo tiveram como motivo a compressão por igual dos dois lados do eixo, por exemplo, passando por um quebra molas. Ou seja quando a traseira do jeep abaixa por igual. Não desejo isto para nenhum jipeiro mas é bom saber que não sou o único com este problema. Já estava chateado :evil: com esta situação.
Vou instalar os cabos e empurrar alguns muros de arrimo só com a tração traseira para ver o efeito e posto aqui com as fotos.
Caso esta idéia não funcione tenho outra baseada em amortecedores. Mais ou menos o que está no desenho abaixo.
[]s não torcidos.