gente só pra constatar um problema que esta ocorrendo com as barras "WARP"
ELAS ESTAO QUEBRANDO
Estava falando sobre isso no tópico do Crocodilo ontem...
Postado originalmente por Giovani
Sobre essa barra... O Berga está arrumando a suspensão do jeep do RBETTIN e ela não funciona legal...
Ele tem aquela uma da TT4. Já tinha quebrado umas 400 vezes... Agora está sendo instalado o kit de molas da Toy e foi colocado um reforço no eixo para evitar o empenamento (eixo de F-75). O Berga tirou aquele 3° ponto de trator e fez um jumelo com buchas. Soldou o suporte no eixo, trocou a travessa que veio no kit por uma mais forte, etc...
Bom, quando soldou o suporte no eixo, fez com as rodas no chão. Quando subiu no macaco as molas "empenaram" próximo ao ponto fixo do feixe, pois a barra forçou o giro, levando o pinhão para cima. Ele soltou o jumelo da barra e ela foi pra cima, encostando na barra fixada no chassi. Fica forçando...
Então ele pensou em colocar uma luva/espiga na barra, para que ela trabalhasse nesse sentido também, só que a força é tanta que a luva fica travada...
Essa barra ajuda à não girar, mas trava a suspensão e força as molas. É assim mesmo ou tem alguma receita pra isso funcionar direito?
Olhei várias fotos e não vi nada diferente do que foi feito aqui...
Conforme o feixe de molas trabalha, o eixo gira, levando o pinhão para cima e para baixo, pouca coisa, mas esse movimento existe e é natural. Essa barra trava totalmente, evita a torção e quebra de cardã, mas também não permite o movimento correto da suspensão.
Estava falando sobre isso no tópico do Crocodilo ontem...
Conforme o feixe de molas trabalha, o eixo gira, levando o pinhão para cima e para baixo, pouca coisa, mas esse movimento existe e é natural. Essa barra trava totalmente, evita a torção e quebra de cardã, mas também não permite o movimento correto da suspensão.
[]'s
Se a barra for mal feita, realmente vai travar o movimento da suspensão.
marcel por que a contra porca teria que ser retirada do uniboll?
bom estive vendo uma barra que nao quebrou e nao entortou nada ate agora e a unica coisa que fiz de diferente nela é que o uniboll esta apoiado alguns centimetros mais baixo do que todas as outras .......
por sinal foi a 1º que fiz, mas depois de me encherem as paciencias dizendo que a "ponta da patrola" ia enroscar em um zilhao de trecos começei a fazer elas mais altas só que agora estao quebrando
mas lendo tudo o que foi postado até agora decedi construir um pequeno gabarito em escala 3:1 cheio de furos onde da pra apoiar o jumelinho em varias posiçoes,entao chegamos a conclusao que:
A ALTURA QUE DEVERA FICAR FIXADO O JUMELINHO PRA NAO TRAVAR SUSPENSOES SPOADAS WILLIS É O MAIS PARALELO POSSIVEL AO DOS FEIXES.
ASSIM COMO NA FOTO QUE O SANDRO TANNURI POSTOU ANOS ATRAZ e confirmou nao estar tendo problemas,mesmo o jumelo estando montado "teoricamente" de forma errada(cabeça pra baixo)
mesma maneira que a GOODZILA que tambem nunca incomodou
nem este jeep da fotinha.......
ou seja o ponto de pivotagen esta tambem mais baixo e paralelo aos feixes......
vejam que nao estou ensinando ninguem a desenhar a roda, estou apenas deixando aq algo que constatei em um gabarito em que a ponta do triangulo warp ,nao foi soldado ao eixo,apenas preso por parafusos que o permnitissem rotacionar se forçado e toda ves que nos articulavamos a suspa pra cima ou pra baixo alem do limite maximo (no gabarito nao instalamos amortecedores) ela nos demonstrava até onde poderia girar sem forçar as soldas entao quanto mais deixavamos paralelo o unibool(jumelinho)menos ela forçava.
ou seja temos um pequeno dilema aq:
OU DEIXAMOS O JUMELINHO ESBARRAR EM ALGUM OBSTACULO NO MEIO DO VEICULO (solucionado facilmente com proteçoes extras)
OU ARRISCAMOS FICAR SEM NOSSA BARRA OU ALGUM PEDAÇO DE ONDE ELA ESTIVER SOLDADA POR PURA INCOMPATIBILIDADE GEOMETRICA
Pessoal, estou aqui pra aprender.....
sei muito menos que vcs, posso dizer que sou mais "curioso" do que "expert",
Tenho bastante interesse neste assunto, pois estou montando um jeep com 4x mais torque do que ele tinha originalmente.
Estou percebendo que este problema aparece sempre quando a algum tipo de bloqueio para a progressão do carro e alta faixa de torque, algo até comun no mundo off road.
Me parece que a limitação até então era a resistencia do diferencial, mas fiquei curioso e até mesmo confuso percebendo que o axel wrap seria o primeiro dos problemas.
Espero não falar besteira mas me parece que o mais forte aqui no brasil (levando em conta a facilidade de ser encontrado, frequencia com que é montado nos jipes e o custo) é o dana 44 não?
Minha pergunta é a seguinte, antes de "estourar" um cardan ou cruzeta não iria pro espaço primeiro o diferencial/semi eixos?
O problema seria talvez um power train já re-montado subdimensionando os cardans ou as molas?
Espero não falar besteira mas me parece que o mais forte aqui no brasil (levando em conta a facilidade de ser encontrado, frequencia com que é montado nos jipes e o custo) é o dana 44 não?
Minha pergunta é a seguinte, antes de "estourar" um cardan ou cruzeta não iria pro espaço primeiro o diferencial/semi eixos?
O problema seria talvez um power train já re-montado subdimensionando os cardans ou as molas?
O Dana 44 não é o mais forte, é o mais comercializado, encontrado em vários carros / pick ups de linha, inclusive em jeep e rural. Além da variedade de relações existentes e opções de bloqueios. Daí a maior utilização deste.
Quando há um excesso de torque, o que estoura 1° depende de vários fatores, entre eles a manutenção correta, fadiga, etc. Pode ser qualquer umas dessas peças.
O problema de torção ocorre quando modificamos as viaturas, buscando melhor desempenho. Coloca-se motores mais fortes, pneus maiores, suspensões de curso maior... Então, um feixe que articula mais a suspensão, é mais flexível e permite que essa torção seja mais acentuada. Somado à um torque maior, ou um pneu agarrado no chão, facilmente o diferencial gira até que os garfos da cruzeta se encostem, travando o cardã. Então ocorre a quebra.
Essa quebra geralmente ocorre no cardã mesmo, torcendo o tubo, arrancando a cruzeta fora ou ambos.
Tudo faz parte de um conjunto, se mexeu aqui, interfere ali...
por sinal foi a 1º que fiz, mas depois de me encherem as paciencias dizendo que a "ponta da patrola" ia enroscar em um zilhao de trecos começei a fazer elas mais altas só que agora estao quebrando
Postado originalmente por fabiano carraro
OU DEIXAMOS O JUMELINHO ESBARRAR EM ALGUM OBSTACULO NO MEIO DO VEICULO (solucionado facilmente com proteçoes extras)
Nunca fiz uma dessas e muito menos sou especialista, mas lendo tudo que vcs discutiram, unificaram tópicos, traduziram,....
Se vc elevar o ponto de fixação da barra no eixo ao invés de baixar o ponto de fixação do jumelo tb conseguira manter a barra paralela ao feixe e não ficaria tão baixa.
Será que funciona?
A foto do Samurai que o Sandro postou mostra bem isso.