Uéé.... Ninguém Aqui Colocou Molas De Fiat No Cabeçote Do 6zão?? Weeeloco Hein ..
Oowwww , Mais Uma Coisa ..alguém Tem Um Jg De Pistões Desse Motor Original A Alcool Pra Vender Não ... Hehe .. Valeww
Versão Imprimível
Uéé.... Ninguém Aqui Colocou Molas De Fiat No Cabeçote Do 6zão?? Weeeloco Hein ..
Oowwww , Mais Uma Coisa ..alguém Tem Um Jg De Pistões Desse Motor Original A Alcool Pra Vender Não ... Hehe .. Valeww
Esta adaptação só é utilizada qdo se utiliza comandos com muito cruzamento, o que por consequência possibilita o motor trabalhar em rotações muito mais altas.
As molas do Fiat são montadas em conjunto com as originais, aumentando a constante ou a "carga" das molas para evitar com que as válvulas "flutuem" ou não fechem por completo ou até mesmo colidam com a cabeça dos pistões em regime de altas rotações.
Utilizar estas molas nada mais é do que uma gambi, pois o correto seria usar molas específicas para tal.
Este tipo de trabalho só vale a pena se o motor for trabalhar acima das 5.000rpm, rotação na qual as molas originais começam a flutuar.
O grande segredo de qualquer preparador é conseguir usar a mola com a menor constante possível, pois quanto maior a constante das molas, maior será o consumo de energia produzida pelo motor.
Complementando a explicação do Ramiro molas com excesso de pressão fazem o eixo comando desgastar mais rápido devido ao maior atrito entre os componentes.
[]'s
E complementando a explicação do Elmer :-) quanto maior a carga das molas maior o desgaste do acionamento do comando, seja por engrenagem, corrente ou correia (principalmente nesta última).
Sds,
Sukys
Complementado os três tenores: Ramiro, Elmer e Sukys, quanto maior a pressão das molas, mais rápido as sede e as válvulas vão para o espaço.
Wooooloco .... Completando O Raciocínio De Tudu ... Num Mexe Nu Qui Tá Funcionandu ??
Caracas ....só Acho Que Essas Molas De Opala São Muito Ruins , Não Por Pouca Pressão , Acho Que Aquela Interna (a Chata ) Tem Atrito Com A Externa ., Ficam Duras Pra Acionar (por Causa Desse Atrito) E Menos Eficientes ... Maaaaas Me Disseram Q Essa Chata é Como Um Defletor , Pra Não Espirrar Muito Oleo Nas Valvulas , Q Num Teem Retentor ....
Faloww
Tem retentor sim, um o'ring em cada haste de válvula.
[]'s
Olá pessoal,
bom, o quote aí foi da minha primeira mensagem do tópico. Como todos viram, eu tinha dito que o motor rodariano álcool.
Porém, essa semana eu desisti do etanol (não sei se foi tarde demais), e agora gostaria de mudar a situação, de jeito que ele rode na gasolina (se é que ainda tem jeito).
Bom, ele ainda está todo desmontado, retificado e ta com os pistões 4" planos.
Não faço a minima ideia se existe alguma diferença na retífica, para um motor a alcool e gasolina.
Como ainda não tenho bomba de combustível, carburador nem nada, eu pergunto:
Posso passar o bixim pra gasolina sem me preocupar com o resto, e montar o motor normalmente??
As unicas peças que comprei após a retifica são:
:arrow: Anéis de segmento cromados;
:arrow: Tuchos mecânicos;
:arrow: Jogo de juntas do motor.
Acho que os 2 primeiros não influenciam em nada não, né?
O problema está no jogo de juntas, pois na caixa está escrito que é para OPALA 6CC ÁLCOOL!
Por favor, me dêem dicas para converter a usina!!! :???:
Abrs,
Lucas Nassif.
Pode montar numa boa e tacar gasosa.
Sobre esse lance das juntas é conversa furada de alguns fabricantes, fui numa palestra da TARANTO e comentaram sobre isso, o técnico explicou que as juntas são feitas num único padrão, daí algumas fabricas pintam as juntas de uma cor diferente pra dizer que são especificas pra álcool... mas como ja falei no começo é lenda. Pode ir sem susto.
[]'s
Nossa Elmer, beleza então!
Eu tava preocupado mesmo era com a junta do cabeçote!! :parede:
Agora tenho outra dúvida:
Quando o motor foi pra retifica, eu não lembro se os caras rebaixaram o cabeçote (pq sei que tinha algo empenado e que seria plainado, so nao lembro se era bloco ou cabeçote). Como faço pra saber se ele tá original ou não?
Pois tenho medo de bater pino, já que tem pistoes 4" e a taxa já ta la nas alturas........:oops:
Abrs,
Lucas Nassif.
Cara, segundo uma tabela que tenho e uso aqui na Retífica a altura std do cabeçote a gasolina é 79mm e no à alcool 77mm.
Certa vez li num site sobre opalas que não mudava nada de um pra outro, etc... não sei te dizer com certeza qual a altura mínima pra vc andar sem ter problemas. Lembrando que com mais taxa vc também pode ter superaquecimento.
Dá uma pesquisada no opala.com que deve ter algo sobre isso. E não esquece de colocar a resposta aqui.
[]'s