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Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Mais uma coisa:

    Qual é o mínimo aconselhado de calibragem que devo usar nos 33x12,5 MUD KM2? Mínimo no asfalto e mínimo na trilha...

    Abraços!
    Ronie,

    No asfalto a nossa recomendação é seguir o que consta no manual do proprietário do veículo, mesmo com a mudança de dimensão, quer dizer, segundo os dados que temos aqui, 31 psi nos quatro pneus. Assim você terá melhor dirigibilidade no asfalto.
    Em trilhas, tudo depende da velocidade. Se for uma trilha muito travada, onde existe a necessidade de se abaixar a pressão dos pneus para sair mais facilmente dos trechos mais pesados, pode-se utilizar até 14 psi se a velocidade não passar de 40 Km/h e se não for para rodar mais que 1 hora nestas condições.

    Abraços e Saudações Trilheiras!

    Flávio.


  • #2
    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Cara, sei que a pergunta você fez para o Flávio, porém fiquei espantado com essas informações...

    Sempre usei BF All 31x10,5 em minha Frontier que tive ano 2003 e usei um bom tempo na que possuo atualmente ano 2007.

    Sempre fiz rodízio em linha reta (sem cruzar) agora que ando com MUD 33x12,5 vou fazer rodízio com 5000km e ainda vou fazer em X

    Não entendi o motivo de estragar a direção do carro fazendo rodízio... Tem alguma explicação pra isso?

    Vou acompanhar aqui para ver o que os mais experientes vão falar...

    Abs e boa sorte!
    Opa cara!

    Não entendi muito bem o que você quis dizer com "estragar a direção".
    Houve algum problema mecânico no veículo? Se houve, de que natureza foi? Já montamos muitos pneus muito mais pesados que os originais em Frontier e nunca ouvi falar em problemas na direção por conta disto. Fazendo rodízio então, diria que é praticamente impossível isto gerar um problema mecânico no veículo. Se foi uma alteração de comportamento da direção, aí pode ser que o rodízio já foi realizado tarde demais, depois que os tacos dos pneus já estavam marcados no sentido de rodagem, gerando um desgaste irregular. Aí sim, um rodízio pode destacar mais este desgaste, fazendo-se sentir mais fortemente na direção. Mantendo os pneus no sentido em que estavam, provavelmente a sensação em um primeiro momento irá melhorar, mas, a longo prazo, os pneus tenderão a ter vibrações e ruídos cada vez mais altos, sempre que forem utilizados preferencialmente no asfalto. Lembro que nos pneus All Terrain T/A KO não há necessidade deste tipo de rodízio (em X) mesmo usando 100% do tempo em asfalto. É um pneu já projetado para suportar bem esta utilização. Mas, o Mud Terrain é muito mais sensível. Isto melhorou um pouco com o KM2, mas, ainda assim, é melhor prevenir fazendo rodízios frequentes antes que os pneus mostrem qualquer tipo de desgaste irregular.

    Abraços e Saudações Trilheiras!

    Flávio.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    Fala Flávio, tudo beleza?

    Cara. parabéns pela grande consultoria que você está dando para nós, aqui do fórum.....

    Tenho algumas perguntas a serem colocados aqui, que postei no forum dos land, mas sei que só você mesmo para nos dar um parecer.... veja bem, só estou relatando o que acontece comigo, queria só o seu parecer a respeito:



    grande abraço cara!!


    Fernando
    (só esperando o Flavio sair desse enrascada.....)
    Opa Fernando!

    Agradeço pelos parabéns! Agora vamos ao que interessa...sair da enrascada! rs

    Primeiramente não se assuste muito porque o desgaste de um pneu não é linear, ou seja, à medida que um pneu vai se desgastando, a velocidade do desgaste diminui, porque a borracha vai se compactando, os tacos da escultura estando mais baixos oscilam menos o que gera menos atrito e menos desgaste, os sulcos que são em "V" vão diminuindo, aumentando a quantidade de borracha em contato com o solo, enfim, quanto mais liso, mais dura um pneu.
    Outra coisa é quanto ao pneu dianteiro esquerdo ou direito. Depende um pouco do projeto do veículo e da utilização, mas, normalmente o pneu dianteiro é mais sacrificado por dois motivos: 1- quando se gira a direção, devido ao fato da caixa de direção ficar localizada próxima à roda esquerda, a resposta é mais imediata nesta roda, retardando algumas frações de segundo a "chegar" do outro lado, devido ao peso da barra de ligação da direção. Isto também provoca mais folgas na direção do lado direito que do lado esquerdo. 2- o peso do carro, apesar do motorista estar do lado esquerdo, tende a ser maior do lado direito devido à inclinação da pista, para os casos onde a rodagem for predominantemente em linha reta em pistas de mão única.
    O nosso conselho é de fazer rodízios constantes sempre que se fizer uma revisão no veículo, aproveitando a mão de obra que já existirá em retirar os pneus para verificar os freios do veículo. Na sua situação, o melhor neste momento é fazer o rodízio e não mexer mais, acompanhando o desgaste, até igualar a profundidade dos pneus dianteiros com os traseiros para então, voltar a fazer rodízios frequentes, mantendo o desgaste uniforme entre os 4 pneus.
    Lembramos sempre que, em um veículo 4X4, o ideal é sempre substituir os 4 pneus ao mesmo tempo.

    Espero ter ajudado aí cara!

    Abraços e Saudações Trilheiras!

    Flávio.

  • #4
    Citação Postado originalmente por C_Bacci Ver Post
    Olá Flávio...

    Tenho em minha bandeirante - aço curta com turbo - pneus BF MUD 33"x12,5R15 em rodas 15x10" em aço. Gostaria de saber qual seria a sua impressão sobre trocar esses pneus por BF AT 285x75R16 em rodas 16x8".
    Acha que pode haver ganho de dirigibilidade? consumo, conforto, ruido, maciez. Ou será que não há qualquer tipo de ganho??
    Pretendo rodar muito mais em asfalto ou estradas de terra do que fazer trilhas (as que vierem serão bem vindas). Imagino que o pneu 285, por ter menos perfil de borracha pode deixar o carro mais firme, e sendo mais estreito pode ter menos arrasto... além disso... com as rodas 16" eu retorno ao aro original apesar de a tala 8" não ser original.. aliás... a roda 16x8" seria a mais indicada para este pneu??? Porque é tão difícil de encontrar essa medida nas lojas da BF??? Há alguma loja onde você saiba que o preço está bom e possa me indicar???
    E aí!!

    Vamos por partes...
    O pneu 285/75 R 16 deve ser montado em rodas de 7,5" até 9" de largura, quer dizer, sua roda de 8" cai bem para esta dimensão. Quanto às mudanças, vamos comparar primeiro somente o aspecto dimensional. O pneu 285/75 R 16 é mais alto (10 mm) e mais largo (40 mm). Quanto mais alto, menor a estabilidade em curvas, menor a precisão de direção (mais lenta a resposta às mudanças de direção) e menor o torque do veículo, o que prejudica a retomada de velocidade. Quanto mais largo, melhor a aderência, maior o consumo de combustível e maior o ruído. Agora, mudando também a escultura, você terá um ganho forte em aderência no asfalto seco e molhado e terá uma redução no ruído em rodagem. A estabilidade continuará prejudicada em curvas e a direção menos precisa. O ideal seria optar pela dimensão 265/75 R 16 que será 20 mm mais larga e 20 mm mais baixa que a 33X12,5, trazendo aí sim uma melhora global na dirigibilidade em todas as situações, reduzindo o ruído e melhorando a aderência. Esta dimensão também pode ser montada na roda 8". E, quando for para a trilha, não te deixará na mão!

    Abraços e Saudações Trilheiras!

    Flávio.

  • #5
    Citação Postado originalmente por flavio.bfg Ver Post
    Olá! Meu nome é Flávio Santana. Sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich. Notei que vários tópicos desse fórum tratam de dicas de uso e manutenção de pneus, minha especialidade. Neste tópico, gostaria de me colocar à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer dúvida a respeito do assunto.
    Abs e saudações trilheiras!
    Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?
    Desde já agradeço a atenção
    Att, Bruno Max.

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
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    Fala Bruno, bom, primeiro seja muito bem vindo ao fórum.

    Apesar de tratar de pneus neste tópico e também não desmerecendo o serviço do Flávio, acredito que o melhor lugar para tirar essa dúvida tua seja no sub-fórum "Suzuki", já que o Tracker é um Suzuki com gravata Chevrolet.
    Dá uma olhada lá, tenho certeza que vai achar bastante tópicos sobre teu carro e o assunto consumo, é só dar uma pesquisada, na minha assinatura tem um link sobre como otimizar a busca.

    Link direto para lá (Suzuki): http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=36

    Abraços e curta bastante o fórum.
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
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    Agradecimento: 1
    Dois links sobre o assunto:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=consumo
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=consumo

    Tire suas dúvidas em qualquer um deles

    []'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #8
    Desativado
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    POSTADO POR B R U N O MAX
    Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?
    Desde já agradeço a atenção
    Att, Bruno Max.



    Boa tarde Bruno. Parabéns pela bela compra e benvindo ao forum. Pneus 235/70/16 SOMENTE COM KIT DE SUSPENSÃO DE 2" e mesmo assim vai "pegar" nas longarinas do chassi quando do esterço máximo. Os pneus que cabem sem mexer na suspensão são os 225/70/16, mas aí são mais finos e o ganho de altura é pequeno. PARA NÃO ME PROLONGAR NO ASSUNTO, pois há vários tópicos sobre o mesmo, aconselho você a pesquisar os sites já informados pelos colegas acima. Abs. Válter

  • #9
    All, aproveitando o tópico qual a média de preço que estão encontrando do BF MUD 31 e 33 em outros Estados???

    Aqui é Maceió o menor preço que achei do 31 foi R$ 750,00 em cash.
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #10
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    R$830,00 33" Mud km2 em São Paulo... Se alguém se interessar entre em contato comigo, é uma loja Michellin/BF-Goodrich... Nota fiscal, garantia etc...

  • #11
    Citação Postado originalmente por Bruno Max Ver Post
    Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?
    Desde já agradeço a atenção
    Att, Bruno Max.
    Bruno!

    Os pneus 235/70 R 16 têm 25 X 75 centímetros enquanto os pneus originais (235/60 R 16 e não 225 como você disse) têm 25 X 70, quer dizer, a diferença total é de 5 centímetros mais alto que o original. Na realidade, como falamos de diâmetro, a altura do carro só variará em 2 centímetros (diferença do raio com carga dos pneus).
    Na prática, o torque do veículo irá diminuir um pouco. Se você quiser compensar esta perda acelerando mais, terá um aumento de consumo de combustível. Por outro lado, se você usar mais o veículo em linha reta com pouca alteração na velocidade, você até economizará combustível com pneus maiores. Como depende muito do trajeto e da maneira de conduzir, é impossível prever a alteração que trará no consumo de combustível com esta troca de dimensão de pneus.

    Abraços e Saudações Trilheiras!

    Flávio.

  • #12
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
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    11/01/2007
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    Amparo/SP
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    Agradecimentos: 0
    Ah se todo fabricante fosse igual a BF....

    O Flávio teria seu trabalho redobrado.....
    Teremos que nos mobilizar e pedir aumento para ele junto à BF...

    Profissionais assim, é difícil de se encontrar... temos que reconhecer.

    Grande abraço Flávio!!!.... parabéns pela sua conduta e profissionalismo, e obrigado pelas sábias respostas aos meus questionamentos......

    Fernando

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