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4x4 para iniciantes... qual comprar?

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  • 04/08/2013, 17:37
    nicolas7
    Amigos, Como a maioria sou iniciante em carros 4x4 a minha dúvida é a seguinte.
    Vou usar o carro na maioria das vezes na cidade e de vez em quando viajar nela.
    Estou na dúvida entre a L200 2008 Outdoor e Ranger XLT 2008.
    Qual a melhor no quesito manutenção,consumo etc.. ?
  • 06/08/2013, 11:57
    Poison
    Po galera, estava olhando alguns valores e parei nos trollers...

    O preço público é cerca de 90.000,00 reais...
    E realmente achei esse valor fora de cogitação pelo o que o carro apresenta...
    Não desmerecendo o carro, mas eu acho dificil algum modelo no brasil que proporcione um lucro como esse para o fabricante...
    eu eu falo isso, baseado na quantidade de matéria prima que um carro desses usa, em aço mesmo entre outros materiais...
    Uma pena mesmo que não exista outros modelos para bater de frente com ele...
  • 06/08/2013, 20:09
    sendthelima
    Boa noite!

    Rapaziada, to ainda em busca de uma "SUV" usada. Tava em dúvida entre Cherokees Limited, Pajero Full, Pathfinder, Galloper e SW4. Todas automáticas e de 94 a 98. Preço entre 20 e 30 mil.

    Pela estética iria de Pathfinder 94. Pelo conforto e dirigibilidade iria de Cherokee Limited v8. Mas o que me preocupa mesmo nestes carros é a manutenção. Então depois de muito conversa e pesquisa estou praticamente definido em pegar uma SW4.

    Agora peço a ajuda dos experimentados sobre qual SW4 (entre 94 e 98), AUTOMÁTICA X MECÂNICA, DIESEL X GASOLINA. Qual destas opções é melhor no quesito manutenção?
  • 06/08/2013, 21:38
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por sendthelima Ver Post
    Boa noite!

    Rapaziada, to ainda em busca de uma "SUV" usada. Tava em dúvida entre Cherokees Limited, Pajero Full, Pathfinder, Galloper e SW4. Todas automáticas e de 94 a 98. Preço entre 20 e 30 mil.

    Pela estética iria de Pathfinder 94. Pelo conforto e dirigibilidade iria de Cherokee Limited v8. Mas o que me preocupa mesmo nestes carros é a manutenção. Então depois de muito conversa e pesquisa estou praticamente definido em pegar uma SW4.

    Agora peço a ajuda dos experimentados sobre qual SW4 (entre 94 e 98), AUTOMÁTICA X MECÂNICA, DIESEL X GASOLINA. Qual destas opções é melhor no quesito manutenção?

    Diesel mecânica.
  • 07/08/2013, 01:03
    aluis0608
    Galera,
    Sou novo aqui no forum e li a maioria das instruções desse tópico...
    mas mesmo assim to em duvida.
    Tenho um celta 1.0 e estou querendo entrar no mundo dos carros 4x4.
    Estou em busca de um carro que me atenda na cidade ( Irei percorrer uma uma distância de mais ou menos 70 km por dia)
    e irei usar o carro em trilhas leves...geralmente estradas de chão bem irregulares mas não passarei dentro de rios, no máximo um atoleiro leve.
    Estive observando um TR-4 2.0 Manual 2009 e me interessei bastante...vocês acham que seria um bom carro essa situação
    ou me recomendam um outro 4x4.
  • 07/08/2013, 08:22
    Rubens Linhalis
    Citação:

    Postado originalmente por aluis0608 Ver Post
    Galera,
    Sou novo aqui no forum e li a maioria das instruções desse tópico...
    mas mesmo assim to em duvida.
    Tenho um celta 1.0 e estou querendo entrar no mundo dos carros 4x4.
    Estou em busca de um carro que me atenda na cidade ( Irei percorrer uma uma distância de mais ou menos 70 km por dia)
    e irei usar o carro em trilhas leves...geralmente estradas de chão bem irregulares mas não passarei dentro de rios, no máximo um atoleiro leve.
    Estive observando um TR-4 2.0 Manual 2009 e me interessei bastante...vocês acham que seria um bom carro essa situação
    ou me recomendam um outro 4x4.

    aluis0608,

    A TR4 é um carro interessante sim, mas tudo vai depender da faixa de preço. Se for p fazer o que um celta 1.0 faz e ainda pegar uns atoleiros, eu iria pela linha Suzuki. Os mais antigos Vitara, 2 ou 4 portas, é uma boa opcao se estiver bem conservado. Os mais novos Grand Vitara, 2 ou 4 portas, sao uma otima opcao, ainda pode consegui um automatico. Se quiser um carro mais novo, tem a Tracker (que é irma gemea do Grand Vitara). Pode ver pela minha assinatura que tenho uma, e nao necessariamente estou puxando a sardinha pro meu lado, mas é um carrao. Manutenção e seguro baratos, consumo de combustivel menor que a TR4..espaço interno MAIOR que o da TR4 e preço, é bem menos. A minha é 2007-2008, pela fipe, nao vale 30 mil (por isso nao vou vender nunca! ). A TR4 seu seus pontos possivitos tambem sobre a Tracker/Grand Vitara, mas na minha opniao, custo beneficio: Tracker. Vc acha muitas vendendo por ai (inclusive aqui no forum) com baixa km e muito bem conservadas.

    Tem uma area aqui no forum de comparação entre veiculos, da uma lida lá que tem muita coisa.

    Boa sorte e seja bem vindo ao forum..e em breve ao mundo 4x4 !
  • 08/08/2013, 20:03
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por aluis0608 Ver Post
    Galera,
    Sou novo aqui no forum e li a maioria das instruções desse tópico...
    mas mesmo assim to em duvida.
    Tenho um celta 1.0 e estou querendo entrar no mundo dos carros 4x4.
    Estou em busca de um carro que me atenda na cidade ( Irei percorrer uma uma distância de mais ou menos 70 km por dia)
    e irei usar o carro em trilhas leves...geralmente estradas de chão bem irregulares mas não passarei dentro de rios, no máximo um atoleiro leve.
    Estive observando um TR-4 2.0 Manual 2009 e me interessei bastante...vocês acham que seria um bom carro essa situação
    ou me recomendam um outro 4x4.

    O Rubens Linhalis está correto.
    A TR4 é um ótimo carro, mas se voce está habituado ao Celta 1.0 irá se decepcionar com o consumo.
    O Suzuki Samurai é o mais adequado tanto no preço quanto na utilização que fará. É um verdadeiro jipe, com chassi, vai te proporcionar oportunidade de experimentar o off road em qualquer condição. Se puder, e a questão financeira permitir, o Jimny é a versão atual.
    Utilizar um 4x4 exige uma mudança de mentalidade, então se e as condições não forem tão severas e quiser uma opção mais on-road, uma boa opção é o Fiat Weekend com bloqueio.
  • 08/08/2013, 20:10
    Dummar
    Sugestão de 4x4
    Ola pessoal boa noite a todos!
    estou chegando no forum agora e não sei se é aqui o lugar para esse post mas lá vai :)

    estou a procura de um 4x4 diesel manual e realmente estou um tanto perdido sem saber por onde começar e o que procurar.
    A razão do 4x4 é pq tenho como hobby a pesca e ando de caiaque tb, logo frequento alguns lugares de acesso não tão fáceis e o meu golzinho está quase pedindo arrego. O 4x4 não é para colocar na encrenca pesada mas na verdade para eu poder viajar (penso numa ida ao nordeste por exemplo) com mais tranquilidade e eventualmente passar por alguma trilha sem passar sufoco.

    Vi algumas opções obvias como Hilux, L200, Fontier, Sportage Pathfinder, ranger etc( aceitos outras sugestões tb) mas para eu que sou leigo fico sem saber qual tem a melhor mecânica para o que eu preciso, a que tem melhor custo x benefício, a que tem melhor preço em peças e mecânica e o principal rsrs qual que é a maior roubada rsrs

    penso num carro usado, não vou poder fugir disso, e estou vendo que minhas possibilidades serão para ter um carro 2004/ 2006 ou até 2007 dependendo do $$$

    Ok, já li algumas coisas aleatórias aqui que sempre batem na mesma tecla e dizem que carro usado é uma grande interrogação, pois vai muito do estado real que ele se encontra e como foi tratado até então. estou ciente e não tenho pressa.

    Sendo assim, peço ajuda aos amigos do fórum para que me auxiliem em uma boa escolha.
    Acredito que devam haver questões como " olha desse ano que vc pensa, esquece o carro tal pq todos aqueciam ou davam sempre problema em tal peça"
    Muito Obrigado!!
    Um abração
    Dummar
  • 13/08/2013, 13:45
    leoventura
    Jimny HR no Jalapão
    Srs.,

    Comprei mês passado um Jimny HR 2009/10 e acabei de voltar de uma viagem ao Jalapão.
    Depois disso vc consegue nitidamente ver o que é um carro que aguenta e outros que porventura não conseguem, após 700km de terra, areia, barro, erosões, pedras pontiagudas, grandes facões, grandes costelas de vaca (inclusive na areia) mais os 4200km de ida e volta na estrada. O resultado é que o Jimny chegou praticamente do jeito que saiu, tirando o suporte do extintor que quebrou pela absurda trepidação das costelas de vaca. Antes dele eu tinha um Palio Weekend Adventure e tinha andado em muitas estradas de terra muito ruins, mas o Jalapão (nesta época seca) é um desafio, tanto pelas dificuldades do percurso quanto pela extensão do mesmo. Dos 700km que mencionei pelo menos uns 500km são de estrada muito ruim e dentro destes uns 150km de dificuldade extrema. Saí com grandes calos arroxeados nas mãos, por isso, recomendo o uso de luvas. Alguns de vcs devem estranhar o fato de a época seca ser mais complicada do que a de chuvas. Então vou explicar. Na época de chuvas a areia da estrada assenta, em consequência, os facões diminuem, e as costelas de vaca também diminuem. O legal desta época é que o barro jorra e o carro fica imundo, o que não aconteceu comigo... rs Realmente o Jalapão é uma experiência única. O visual é espetacular e as cachoeiras, rios, paredões, fervedouros, dunas formam uma viagem muito especial. O que torna especialmente difícil a condução é o fato de que em todo o percurso a areia está lá, mas não de forma de fácil visualização. Ela se mistura com o barro e forma uma areia avermelhada. Na verdade, quando vc vê a cor de barro não dá pra saber se se trata de barro mesmo ou areia. E as áreas brancas não dá pra saber, à média distância, se é pedra ou areia, ou seja, é legal, mas é foda. Para percorrer 200km se leva (andando rápido) de 5 a 6 horas.
    Em suma, é uma ótima oportunidade para saber se um determinado carro é bom ou não. Quero lembrar que "trilhas" lá tem "poucas". Aonde dirigimos são "estradas estaduais" muito das mal conservadas, aliás, sem nenhuma conservação. A chuva e a seca que definem as estradas. Gostei muito da experiência e fiquei maravilhado com a beleza natural do Jalapão. Recomendo a todos, mas aconselho testar bastante outros lugares para não chorar por lá. rs

    Aproveitando a oportunidade estou pensando em trocar o Jimny por um GVIII pois estou pensando em expandir a família, e penso em ao longo do tempo fazer um lift de 2" e um remapeamento da central. O que vcs acham? Consigo fazer o que posso fazer com o Jimny com um GVIII fazendo apenas um lift? Abs a todos!!!
  • 14/08/2013, 00:33
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por leoventura Ver Post
    Srs.,

    Comprei mês passado um Jimny HR 2009/10 e acabei de voltar de uma viagem ao Jalapão.
    Depois disso vc consegue nitidamente ver o que é um carro que aguenta e outros que porventura não conseguem, após 700km de terra, areia, barro, erosões, pedras pontiagudas, grandes facões, grandes costelas de vaca (inclusive na areia) mais os 4200km de ida e volta na estrada. O resultado é que o Jimny chegou praticamente do jeito que saiu, tirando o suporte do extintor que quebrou pela absurda trepidação das costelas de vaca.

    Bacana a sua experiencia e o seu relato. Só vem confirmar que o Jimny é um bravo jipe.

    Citação:

    Postado originalmente por leoventura Ver Post
    Aproveitando a oportunidade estou pensando em trocar o Jimny por um GVIII pois estou pensando em expandir a família, e penso em ao longo do tempo fazer um lift de 2" e um remapeamento da central. O que vcs acham? Consigo fazer o que posso fazer com o Jimny com um GVIII fazendo apenas um lift? Abs a todos!!!

    Teoricamente sim, visto que a utilização é de expedição. E para essa finalidade o GV tem inúmeras vantagens, como as 4p, espaço interno e suspensão independente. Para trilhas pesadas a preparação tem que ser maior, tanto no Jimny quanto no Grand Vitara.
  • 14/08/2013, 02:32
    Rafapinho
    Olá a todos!

    Primeiro post no fórum :)

    Estou pensando em comprar meu primeiro 4x4 e queria uns conselhos. Estava pensando em comprar um carro de até uns 25 mil, mais antigo. No momento estou de paquera com o Suzuki Vitara (93-98) e queria saber se seria uma boa escolha. O carro seria usado no dia a dia na cidade e sempre que possivel numa trilha. Tenho atualmente um celta e ia trocar pra um carro zero de até uns 50 mil, mas a vontade de ter um "jipão" tá grande. Tendo isso em consideração, gostaria de perguntar:

    1) comprar original ou com alguma modificação? (Ainda não entendo nada desse mundo 4x4, mas gosto de aprender)
    2) seria prudente trocar um carro de cidade por um de offroad? Ou seria melhor esperar e ter os 2?
    3) se não for o Vitara, alguma outra recomendação?

    Abraço e obrigado adiantado!
  • 14/08/2013, 09:47
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por Rafapinho Ver Post
    Olá a todos!

    Primeiro post no fórum :)

    Estou pensando em comprar meu primeiro 4x4 e queria uns conselhos. Estava pensando em comprar um carro de até uns 25 mil, mais antigo. No momento estou de paquera com o Suzuki Vitara (93-98) e queria saber se seria uma boa escolha. O carro seria usado no dia a dia na cidade e sempre que possivel numa trilha. Tenho atualmente um celta e ia trocar pra um carro zero de até uns 50 mil, mas a vontade de ter um "jipão" tá grande. Tendo isso em consideração, gostaria de perguntar:

    1) comprar original ou com alguma modificação? (Ainda não entendo nada desse mundo 4x4, mas gosto de aprender)
    2) seria prudente trocar um carro de cidade por um de offroad? Ou seria melhor esperar e ter os 2?
    3) se não for o Vitara, alguma outra recomendação?

    Abraço e obrigado adiantado!

    Para quem deseja utilizar um 4x4 no dia a dia é necessário ter em mente a seguinte lógica:
    A proposta off road é antagônica ao on road. Por isso, quanto mais apto o veículo estiver para o off road, menos apto estará para on road - e vice versa.
    Assim, a preparação do veículo deve levar isso em consideração. Além, é claro, de uma nova mentalidade.
    O ideal é você equipar o jipe conforme a sua vontade, mas encontrar um jipe já equipado é mais vantajoso financeiramente.
    O Suzuki Vitara, tem ótimo custo x benefício e por ter chassi, oferece bom desempenho road e facilita o lift de carroceria. O motor 1.6 é econômico (comparado a outros jipes), e os ítens originais de conforto como AC, DH, cambio automatico (em alguns modelos), bancos, etc, atenuam a rusticidade própria dos jipes.
    O Vitara não é exatamente um Jipão, eu diria que está entre o jipe puro e um crossover. Os jipes puros são concebidos para trabalhar em condições extremas, com finalidades militares.
    Mesmo que voce prepare o jipe para trilhas será possível usá-lo no dia a dia, mas isso depende sempre da boa vontade da patroa que em geral, exige que tenha um automóvel comum em casa.
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