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  • #1
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    19/05/2013
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    bom dia galera, queria tirar uma duvida, temos uma triton 14/15, está com 34mil km, sempre usou diesel s-10, mas vamos para uma cidade onde não possui s-10 somente s-500, irá danificar algum componente? posso usar normalmente? pois um amigo possui uma frontier de mesmo ano e desde nova só uma o comum com aditivo.
    Ex L200 Triton HPE 2012 (215cv by Reiko)
    Atual L200 Triton HPE 2015 (250cv by Reiko)

  • #2
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    25/12/2004
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    Tem duas coisas à avaliar. Qualidade de combustível disponível e perda de garantia.

    O sistema common rail pode usar o S500, desde que o diesel esteja em boas condições de filtragem. Por ser um sistema com tolerâncias menores para impurezas, o entupimento dos bicos é um fato real a se preocupar. Sendo assim, sem mais opções o correto seria reduzir o intervalo de trocas do filtro de combustível e evitar o S500 se o posto não tiver muita rotatividade de reabastecimentos.

    Postos de beira de estrada aonde tem bastante carretas abastecendo possuem diesel mais limpo e mais novo, nesse caso podes usar o S50 reduzindo o intervalo do s filtros. Caso nem isso tenha nesse cidade, recomendo trocar a picape por uma mais antiga um pouco visto que injetores entupidos custam bem caros para serem substituídos.

    Citação Postado originalmente por rdb4602 Ver Post
    bom dia galera, queria tirar uma duvida, temos uma triton 14/15, está com 34mil km, sempre usou diesel s-10, mas vamos para uma cidade onde não possui s-10 somente s-500, irá danificar algum componente? posso usar normalmente? pois um amigo possui uma frontier de mesmo ano e desde nova só uma o comum com aditivo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
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    12/11/2016
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    Olá Pessoal,

    Sou novo nos Diesel e li praticamente todos os posts deste tópico, fazem 45 dias que estou com uma Ranger CS 4x4 3.0 ano 2011 que peguei com 149.000km.
    Segundo o antigo dono ele SEMPRE utilizou somente o diesel COMUM, e na minha primeira abastecida já coloquei S10 e venho nesse até hoje.
    Antes de rodar os primeiros 1.000km com o S10, estava retornando de uma viagem de 250km com ela quando começou a engasgar nas aceleradas e perder potência. A primeira coisa que fiz após isso foi trocar todos os filtros, e (sem brincadeira) menos de 200m rodados após a troca do filtro de combustível a bicha engasgou e apagou.
    Levei a um bombista muito bom aqui da região, e foi detectado que estava com o tanque muito sujo e a peneirinha entupida. O tanque foi retirado e lavado, bem como a peneirinha.
    De lá pra cá continuo no s10 e não tive mais problemas sérios, exceto algumas aceleradas onde ela falhou nos 3.000rpm, forcei nos dias seguintes e até agora (cerca de 15 dias) o problema não se repetiu.

    Não sei dizer sobre melhora de consumo, fumaça, potência, etc pois só rodei no S10. Porém essas falhadinhas que deram me colocaram uma enorme pulga atrás da orelha.
    Espero que a experiência do pessoal aqui do fórum me ajude a prevenir algum problema que possa estar querendo aparecer. Se mantenho o S10 pois já fiz limpeza ou retorno para o comum.

    Um grande abraço!

  • #4
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    27/04/2010
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    Vc já fez o principal. Limpou todo o sistema. Mantenha o uso do S10. O que não é bom, é ficar trocando o tipo de diesel toda hora

  • #5
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    12/11/2016
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    Somente dando um retorno com relação as falhadas que estavam ocorrendo aos 3.000rpm da minha Ranger.
    Se tratava de um fusível, isso mesmo, fusível da bomba de combustível do tanque que estava com problema fazendo com que a bomba do tanque não funcionasse. Deste modo ao forçar e o motor pedir por diesel o mesmo faltava e cortava a rotação, pois estava sendo somente puxado sem ser empurrado tambem.
    Fusível trocado e problema resolvido.

    ps: ainda continuo no s10 com funcionamento perfeito, média na cidade girando em torno de 9km/l.

    Abraço a todos!

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Em teoria não deveria haver diferença em nenhum parâmetro técnico dos combustíveis no território nacional já que todas as refinarias pertencem à Petrobrás (salvo eventuais adulterações, transporte, armazenamento... etc).
    Os principais fatores que afetam a lubricidade são o hidrotratamento para reduzir o teor de enxofre e a adição de biodiesel.
    Será que o estrago sofrido pela Petrobrás foi tanto a ponto de ocorrer dispersão dos parâmetros entre uma e outra refinaria por descontrole técnico?

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Será que o estrago sofrido pela Petrobrás foi tanto a ponto de ocorrer dispersão dos parâmetros entre uma e outra refinaria por descontrole técnico?
    Quem está na ponta da lança continua trabalhando normalmente.
    O problema está lá em cima.

  • #8
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    Boa tarde pessoal. Já aconteceu com alguém, do S 10 soltar mais fumaça do que o S 500? Valeu.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Boa tarde pessoal. Já aconteceu com alguém, do S 10 soltar mais fumaça do que o S 500? Valeu.
    Prezado Vovô do Troller ... Bom dia ... Respeitosamente, permita-me lhe dar minha humilde opinião ...

    O S500, pela sua composição, naturalmente, emite mais particulados que o S10, o que provoca mais sujeira no escapamento, carbonização mais precoce no sistema de admissão (EGR e coletor de admissão), etc. ... uma forma de tentar reduzir esses particulados, e seus efeitos, mesmo utilizando o S10, é utilizar um desses aditivos industrializados existentes no mercado que prometem isso (já sei que você utiliza um, e de boa referência ... eu também uso, porém, de outra marca) ... não sei se cumprem o que prometem, mas, "caldo de galinha e precaução, se bem não fazem, também, mal não fazem" ... rsrsrs ... Tem coisas que é que nem oração, não é mesmo? ... a gente o faz na expectativa de que “Alguém do outro lado” nos ouça e nos ajude ... na pior das hipóteses, isso alivia nossos problemas nos deixando esperançosos e, em alguns casos, até resolve só pelo fato de acreditarmos ...

    Quanto à fumaça, uma viatura que abastece com o S10, pode, sim, emitir mais fumaça que outra idêntica (mesma marca, modelo, ano, etc.) que abastece com o S500 ... e vice-versa ... mas, isso, em razão de alguma disfunção mecânica/eletrônica/etc. naquela que está emitindo mais fumaça ...

    Palavras de um mero proprietário leigo ... ao crivo dos mais entendidos ...

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Se o veículo só usava S-500 e formou aquele pó marrom nas paredes do tanque, ao mudar para o S-10 sem lavar o tanque, o S10 vai descolar esse resíduo das paredes e, se der sorte de não entupir o filtro ou o filtro for de má qualidade e deixar passar parte da sujeira, possivelmente vai fazer mais fumaça pela queima dessa resíduo.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Se o veículo só usava S-500 e formou aquele pó marrom nas paredes do tanque, ao mudar para o S-10 sem lavar o tanque, o S10 vai descolar esse resíduo das paredes e, se der sorte de não entupir o filtro ou o filtro for de má qualidade e deixar passar parte da sujeira, possivelmente vai fazer mais fumaça pela queima dessa resíduo.
    Além de sério risco de danos na bomba injetora, né, meu caro Walter? ... Aqui mesmo neste site temos vários casos de Fulls, modelo 2007 para trás (dotadas de bomba injetora semi-eletrônica) com gastos enormes nessa bomba ... uma das causas foi, possivelmente, em razão disso (falta de limpeza prévia do tanque e sua linha, antes de adicionar o S-10) ... aí esses resíduos passaram pelas tramas do filtro de combustível e foi parar lá na bomba injetora e bicos, com consequências muito indesejáveis ... claro que houve outros motivos para danos nessa bomba, tais como: Enferrujamento do tanque; diesel de má qualidade; bomba não dimensionada, ou não preparada, para o nosso diesel; abastecimento em postos que armazenavam o diesel S10 no mesmo tanque que haviam armazenado o S500 e, consequentemente aconteceu isso que você relatou, só que no tanque do posto e a sujeira diluída decorrente foi parar no tanque dos veículos e, aqueles com o sistema de injeção mais sensíveis, ou não preparados para isso, sucumbiram; etc. ... Nota-se que os casos mais graves, ocorreram justamente na época do aparecimento do diesel S-10, onde vários proprietários (de veículos e de postos) não sabiam dessa valiosa dica de limpeza prévia do tanque, antes da colocação do S-10 ... Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #12
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Se o veículo só usava S-500 e formou aquele pó marrom nas paredes do tanque, ao mudar para o S-10 sem lavar o tanque, o S10 vai descolar esse resíduo das paredes e, se der sorte de não entupir o filtro ou o filtro for de má qualidade e deixar passar parte da sujeira, possivelmente vai fazer mais fumaça pela queima dessa resíduo.
    Eu acredito nisso.
    Na viagem para Ushuaia, no réveillon, troquei o filtro de combustível na véspera.
    Depois de rodar 8.500 Km´s acendeu a luz de verificação do motor.
    Abastecia em postos novos e movimentados, mas colocando S10, S500 e S1500, que eram os óleos disponíveis.
    Ou seja, fez um blend!
    Como sabia que era o filtro o motivo de acender a luz, e o motor não perdeu qualquer eficiência, segui viagem até voltar pra casa.
    Completados 10.900 Km´s, confirmado pelo scanner estar ele saturado, troquei.
    Mês que vem, nova troca de óleo, filtros e, estrada novamente.
    Mais 6.000 Km´s pra conta.

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