X2.. eu não volto para o comum nem a bala, desde quando comprei a minha vtr so usei o s-10, o escapamento da minha viatura parece de carro flex de tão limpo.
Compreii uma ssang yong rexton 2.7 ano 2008 com 80 mil km, e o antigo proprietario nao usava diesel s10 e aconselhou que eu nao continue usando.Depois de muito pesquisar neste forum a minha duvida aumentou: posso ou nao abastecer com S10.Devido a eu estar totalmente cru com veiculo a diesel, solicito ajuda de vcs
Postado originalmente por fglehmann
Amigos, eu trabalho desenvolvendo motores a diesel na Cummins, o diesel influencia em algumas coisas no seu motor: emissões (basicamente fumaça preta) e lubrificação do sistema de injeção.No caso emissões quanto menor o enxofre menor será a sua fumaça preta, principalmente em condições de aceleração bruscas (durante a falta de ar). Motores com injeção eletronica (pressao de injeção alta) este problema praticamente inexiste.Já quanto a lubrificação quanto mais enxofre melhor para as partes móveis da sua bomba injetora, das rotativas apenas, pois motores de caminhão que usam bombas em linha lubrificadas por óleo que não são afetadas pelo diesel. Ou seja em véiculos 4 cilindros diesel que normalmente tem bombas rotativas lubrificadas pelo próprio diesel use o que o manual indica, pois os engenheiros validaram a bomba (que contém pacote de aneis de vedação e peças internas feitas para o diesel disponível na época do projeto).Assim siga o manual do seu motor. Se vc quiser ir para um diesel com mais enxofre vai aumentar a vida da sua bomba é uma escolha sua, porem dentro do cilindro vai formar mais fuligem que com o decorrer do tempo irá encrustar nos seus aneis reduzindo a vida do seu motor. Daí depende por quantos anos vc vai querer ficar com o motor.Se você busca desempenho (Arranque, retomada etc...) ambos são muito próximos, então tanto faz. É totalmente psicológico achar que S10 "anda" mais, é puro marketing para vc pagar mais caro, vai acabar colocando um diesel com menor enxofre que vai desgastar a sua bomba.qualquer dúvida é só falar.abraços
Compreii uma ssang yong rexton 2.7 ano 2008 com 80 mil km, e o antigo proprietario nao usava diesel s10 e aconselhou que eu nao continue usando.Depois de muito pesquisar neste forum a minha duvida aumentou: posso ou nao abastecer com S10.Devido a eu estar totalmente cru com veiculo a diesel, solicito ajuda de vcs
mande limpar os dutos de combustível, que poderá usar. o que não é recomendado é aquela pick up que sempre usou S500 / S1800, de uma hora pra outra usar o S10. Ele vai limpar tanque e dutos, e entupir tudo no final de linha, onde precisa ser pulverizado.
Ex L200 Outdoor 2008. ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV
mande limpar os dutos de combustível, que poderá usar. o que não é recomendado é aquela pick up que sempre usou S500 / S1800, de uma hora pra outra usar o S10. Ele vai limpar tanque e dutos, e entupir tudo no final de linha, onde precisa ser pulverizado.
Concordo plenamente e dou também minha experiência: minha x é eletrônica (modelo 2006) e quando comprei estava fazendo 8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Achei estranho e levei numa bosch para fazer um diagnóstico. Resultado: os bicos estavam parcialmente danificados. Com a troca dos elementos, mais regulagem da pressão de trabalho dos bicos (máxima da mínima), mais regulagem das válvulas (sei que é tucho hidráulico, mas é bom revisar a regulagem de vez em quando), o carro tá fazendo hoje 11,5 km/l na cidade, com ar ligado, e o motor reduziu sensivelmente a vibração e o barulho. Todos os mecânicos da Bosch (perguntei a vários mesmo) foram unânimes em dizer que o diesel para a viatura é o DIESEL COMUM. Repito, DIESEL COMUM. O S10 foi em parte o responsável pela danificação dos bicos, porque tem menos lubricidade e, quando há necessidade de misturá-lo com o comum, por causa de suas propriedades limpantes, ele solta o que há de pior no diesel comum e reduz a vida útil dos filtros, facilitando a entrada de coisa ruim no motor. Então, fica a dica: quem quiser ter uma viatura que dure, use diesel comum. Ele é ótimo, desde que seja de procedência, claro, e se quiser utilizar o aditivado é melhor ainda. E nunca use S10 se você só usa o diesel comum. Nos posts anteriores isso já ficou bem esclarecido. A oficina que fui da bosch fica na Penha. É a HiJet. Tiraram-me um pedaço do fígado, mas acho que valeu a pena.
Agora, isso só vale para os veículos à diesel com bomba injetora mecânica ou eletrônica produzidos na fase EURO III. Os motores produzidos a partir de 2012 estão na fase EURO V, e SÓ PODEM USAR S10. A regra é oposta. Então atenção: veja antes o modelo do seu motor, o ano de produção, e então decida qual diesel usar.
Amigos, eu trabalho desenvolvendo motores a diesel na Cummins, o diesel influencia em algumas coisas no seu motor: emissões (basicamente fumaça preta) e lubrificação do sistema de injeção.
No caso emissões quanto menor o enxofre menor será a sua fumaça preta, principalmente em condições de aceleração bruscas (durante a falta de ar). Motores com injeção eletronica (pressao de injeção alta) este problema praticamente inexiste.
Já quanto a lubrificação quanto mais enxofre melhor para as partes móveis da sua bomba injetora, das rotativas apenas, pois motores de caminhão que usam bombas em linha lubrificadas por óleo que não são afetadas pelo diesel. Ou seja em véiculos 4 cilindros diesel que normalmente tem bombas rotativas lubrificadas pelo próprio diesel use o que o manual indica, pois os engenheiros validaram a bomba (que contém pacote de aneis de vedação e peças internas feitas para o diesel disponível na época do projeto).
Assim siga o manual do seu motor. Se vc quiser ir para um diesel com mais enxofre vai aumentar a vida da sua bomba é uma escolha sua, porem dentro do cilindro vai formar mais fuligem que com o decorrer do tempo irá encrustar nos seus aneis reduzindo a vida do seu motor. Daí depende por quantos anos vc vai querer ficar com o motor.
Se você busca desempenho (Arranque, retomada etc...) ambos são muito próximos, então tanto faz. É totalmente psicológico achar que S10 "anda" mais, é puro marketing para vc pagar mais caro, vai acabar colocando um diesel com menor enxofre que vai desgastar a sua bomba.
qualquer dúvida é só falar.
abraços
Amigo, tenho uma Toyota SW4 2001 motor 3.0 EFI , motor 1kzt-e (chamada de semi-eletrônica), ela foi fabricada para utilizar diesel comum (da época), contudo, troquei válvula reguladora da bomba injetora em setembro / 2014, e agora, janeiro /2015 danificou novamente (4 meses depois). Meu bombista sugeriu trocar para o S10, pois é mais "limpo", evitado sujeiras. Quando troquei o válvula em set/2014 troquei o filtro de diesel também, o filtro de ar, e a bomba foi testada na bancada e estava tudo ok? O que vc recomenda, Fazer limpeza do sistema e passar a utilizar o S10 ? Fazer limpeza do sistema e continuar o diesel comum?
Amigo, tenho uma Toyota SW4 2001 motor 3.0 EFI , motor 1kzt-e (chamada de semi-eletrônica), ela foi fabricada para utilizar diesel comum (da época), contudo, troquei válvula reguladora da bomba injetora em setembro / 2014, e agora, janeiro /2015 danificou novamente (4 meses depois). Meu bombista sugeriu trocar para o S10, pois é mais "limpo", evitado sujeiras. Quando troquei o válvula em set/2014 troquei o filtro de diesel também, o filtro de ar, e a bomba foi testada na bancada e estava tudo ok? O que vc recomenda, Fazer limpeza do sistema e passar a utilizar o S10 ? Fazer limpeza do sistema e continuar o diesel comum?
Me desculpe, mas eu sugiro reclamar a garantia do seu bombista, ou dispensá-lo.
Fugir da responsabilidade e querer colocar a culpa no diesel depois de três ou quatro meses do reparo da bomba, é estelionato puro!
Então, analizando por esse lado devo usar o comum por algum tempo e depois alternar com o S10?
Posso fazer isso pra que tanto BI quanto motor não sofram tanto?
L200 Outdoor 2007 BI eletronica (sempre foi S1800 ou S500), quando veio o S50 mudei e melhorou muito o desempenho, fumaca e consumo, quando veio S10 melhorou mais ainda. Numa viagem tive que voltar (uns 10 tanques depois) para o S500 e ficou uma droga, levou uns 3 tanques para voltar ao que era.
Pajero Full 2008 3.2 DID - Comprei usando S500, quando fui para o S50/10 carro ficou lerdo e bobo, depois de uma limpeza no sistema melhorou MUITO e nunca mais voltei pro S500, nem fumaca quase saia.
Amarok 2012 - Sempre S10 (obrigatorio) e nada de fumaca.
Em resumo, acho o S10 mais limpo no geral e nao teremos como fugir dele muito em breve pois S1800 (so acha no meio do mato), S500 ainda acha muito), S50 nem acha e S10 padrao.
L200 Outdoor 2007 BI eletronica (sempre foi S1800 ou S500), quando veio o S50 mudei e melhorou muito o desempenho, fumaca e consumo, quando veio S10 melhorou mais ainda. Numa viagem tive que voltar (uns 10 tanques depois) para o S500 e ficou uma droga, levou uns 3 tanques para voltar ao que era.
Pajero Full 2008 3.2 DID - Comprei usando S500, quando fui para o S50/10 carro ficou lerdo e bobo, depois de uma limpeza no sistema melhorou MUITO e nunca mais voltei pro S500, nem fumaca quase saia.
Amarok 2012 - Sempre S10 (obrigatorio) e nada de fumaca.
Em resumo, acho o S10 mais limpo no geral e nao teremos como fugir dele muito em breve pois S1800 (so acha no meio do mato), S500 ainda acha muito), S50 nem acha e S10 padrao.
O S50 foi substituído pelo S10, exatamente o que digo à todos o S10 para ser utilizado tem que se fazer uma limpeza no sistema de injeção e tanque de combustível, senão dá zica!
Boa noite a todos...
Comprei minha XTERRA (2003/2004) a cerca de 2 meses e tenho utilizado apenas S-10, movido principalmente pelo apelo ambiental, porém de todos as viaturas diesel que tive (duas Band) a X é a que me dá o menor consumo (11-12km/l) .
Infelizmente desconheço o histórico deste carro. Aparentemente está tudo bem. mas como não pretendo trocar de carro tão cedo, agora fiquei com a dúvida: volto para para o diesel comum?