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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Eu acredito nisso.
    Na viagem para Ushuaia, no réveillon, troquei o filtro de combustível na véspera.
    Depois de rodar 8.500 Km´s acendeu a luz de verificação do motor.
    Abastecia em postos novos e movimentados, mas colocando S10, S500 e S1500, que eram os óleos disponíveis.
    Ou seja, fez um blend!
    Como sabia que era o filtro o motivo de acender a luz, e o motor não perdeu qualquer eficiência, segui viagem até voltar pra casa.
    Completados 10.900 Km´s, confirmado pelo scanner estar ele saturado, troquei.
    Mês que vem, nova troca de óleo, filtros e, estrada novamente.
    Mais 6.000 Km´s pra conta.
    Glaicon, desculpe a pergunta off-topic, mas estou planejando minha viagem p Carretera Austral e Ruta 40, há escassez de Diesel S-10 nesse trecho (Patagonia)? Já viajei muito p norte Andino (Salta, Atacama, Peru etc) e não tive problemas em achar Diesel S-10 ou S-50 no caso do Peru.

    Grato
    Partindo p/ novas aventuras...das 2 rodas p/ 4x4

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Kenji Sto Andre SP Ver Post
    Glaicon, desculpe a pergunta off-topic, mas estou planejando minha viagem p Carretera Austral e Ruta 40, há escassez de Diesel S-10 nesse trecho (Patagonia)? Já viajei muito p norte Andino (Salta, Atacama, Peru etc) e não tive problemas em achar Diesel S-10 ou S-50 no caso do Peru.
    Grato
    Para Ushuaia eu viajei pela Ruta 3, que começa em Buenos Aires, indo pelo litoral
    Tem S10 em todos os postos, sem problemas.
    Agora, pela Carretera Austral, que considero ser mais rústico o percurso, inclusive com trechos sem asfalto, não sei se terá a mesma rede atualizada de postos YPF ou Exxon, que eram as redes que eu abastecia.
    Melhor perguntar em tópicos de outros viajantes.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Boa tarde pessoal. Já aconteceu com alguém, do S 10 soltar mais fumaça do que o S 500? Valeu.
    sim comigo aconteceu o S10 solta mais fumaça, voltei a usar o s500 e percebi que além de anda mais solta menos fumaça.

  • #4
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    Só complementando ... Uma coisa que vejo acontecer, muito, é o caso de bicos sujos ou mal regulados ... isso, em viaturas que abastecem com S10, ou S500 ... Outro exemplo: Sensor MAP com mangueirinha de ligação entre o mesmo e o coletor de admissão, entupida ou danificada (poucos atentam para isso) ... ou, o próprio sensor MAP com problemas ... Muita sujeira no sistema de admissão ... A Central recebe informação errada, e fica doidinha ... às vezes provocando o acendimento da luz da injeção e leitura de erros no scanner ... às vezes provocando o despejamento de diesel em excesso nas câmaras, acarretando o aparecimento de fumaça preta ... etc. ... Amigo meu, aqui do trabalho, (Frontier ... Diesel S500), teve esse problema de fumaça preta ... resolveu regulando os bicos que estavam sujos ... Mas, já vi casos de viatura abastecida com S10, que também resolveu assim ... foi uma questão de limpeza, regulagem de bicos, ou uma questão chamada na css, de "reeducação de injeção" (não me pergunte detalhes disso ... Kkkkkkk) ... Abs.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    ... "reeducação de injeção" (não me pergunte detalhes disso ... Kkkkkkk) ... Abs.
    Fizeram essa tal de “reeducação de injeção” no meu veículo ... não porque estava fumaceando, mas, sim, preventivamente ... isso é feito colocando o veículo em marcha-lenta, por uma período, acoplado no scanner MUT-III, e vão acompanhando e fazendo leituras, até num determinado ponto ... pode ser coisa “para inglês ver” ... em todo caso ... rsrsrs ...
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  • #6
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    Valeu Enasor e Walter. Obrigado pela consideração e pelos esclarecimentos. O meu Troller é um 3.0, 2009, 10 anos, 120 mil km, sem nunca mexer em nada no motor. Motor funcionando redondo em todas as situações. Sempre coloquei , desde zero, o aditivo Max Diesel da Bardhal.Nesses 10 anos, já usei s1800, s500, s50 e s10. Normalmente eu me utilizo do S10, desde que esse surgiu, exceto quando eu não encontro. Eu tenho a impressão de que o S10 que esfumaçava era de um posto não confiável. O S500 que eu coloquei e não está esfumaçando , é de um posto de BR com bastante movimento. Vai ver que o S10 que esfumaçava era combustivel velho e ou adulterado e o S 500 deve ser novo e de qualidade. Abs
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Valeu Enasor e Walter. Obrigado pela consideração e pelos esclarecimentos. O meu Troller é um 3.0, 2009, 10 anos, 120 mil km, sem nunca mexer em nada no motor. Motor funcionando redondo em todas as situações. Sempre coloquei , desde zero, o aditivo Max Diesel da Bardhal.Nesses 10 anos, já usei s1800, s500, s50 e s10. Normalmente eu me utilizo do S10, desde que esse surgiu, exceto quando eu não encontro. Eu tenho a impressão de que o S10 que esfumaçava era de um posto não confiável. O S500 que eu coloquei e não está esfumaçando , é de um posto de BR com bastante movimento. Vai ver que o S10 que esfumaçava era combustivel velho e ou adulterado e o S 500 deve ser novo e de qualidade. Abs
    Caro Vovô ... boa tarde.

    Com certeza, é isso aí ...

    Agora, eu, se fosse você, não ficaria alternando entre o S-10 e o S-500, não, viu, meu caro? ... Em que pese seu veículo ter capacidade para suportar essas alternâncias, por ser um verdadeiro trator de luxo e, diga-se de passagem, muito bem zelado por você, ficaria só no S-10, e pronto!!! ... Não sei o que o Walter pensa (Gostaria até de saber a opinião dele), mas, vou tentar explicar os motivos, praticamente repetindo o que já disse em outro tópico ... mas, isso é para o SEU caso, que acredito ser common rail, e o tanque e sua linha devem estar ainda limpinhos, sem borra, incrustações, etc. ...

    1. Carbonização: Com o S500 o sistema de admissão de seu veículo vai carbonizar mais precocemente, pois ele emite mais particulados que o S10 ... e, ainda, deixa mais resíduos no sistema de escapamento de seu veículo ...

    2. Problemas em bomba e bicos: O S500, apesar de ter maior poder lubrificante, com o tempo pode deixar resíduos impregnados nas paredes e dutos do sistema de alimentação (Conforme já bem explicitado, inclusive com imagens, pelo Walter) que, com a ação do S10 (que tem um efeito detergente mais forte, “Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional” - palavras da própria Petrobrás em seu Manual do Diesel S-10), serão descolados e carreados para bomba e bicos, podendo acarretar efeitos indesejáveis ...

    3. O S10 é um diesel que sofreu um tratamento mais refinado na Petrobrás (Veja o Manual do S10) e pode tranquilamente ser utilizado nos veículos dotados com sistema common rail, que é o caso das Fulls modelo 2008 para cá ... não sei se é o caso de seu veículo ... se for common rail, vale o mesmo ... há quem defenda a tese de que pode ser utilizado, também, nos veículos dotados de bomba injetora semi-eletrônica, inclusive, há trabalhos acadêmicos cujos ensaios de laboratório comprovam que tem lubricidade suficiente para não provocar desgastes prematuros em partes e peças de bombas injetoras ... PORÉM, vários mecânicos práticos no assunto recomendam fortemente que, enquanto estiver disponibilizado no mercado o diesel S500, então, é de bom alvitre utilizar ele nesses casos... nós, leigos no assunto, não podemos pagar para ver, não é mesmo? ... então, particularmente, se tivesse um veículo dotado de bomba injetora semi-eletrônica iria pela prática, ou seja, seguiria a recomendação dos práticos no assunto, utilizando o S500 até quando pudesse ... é o caso do nosso amigo Caporto (Full diesel 2003 - Bomba injetora semi-eletrônica) que utilizou durante anos o S10, mas, apesar de ser extremamente zeloso e conhecedor do assunto, depois de certo tempo teve problemas na bomba injetora e, agora, por recomendação de seu mecânico, está utilizando o S500 ... ele ainda aditiva esse diesel com um desses produtos industrializados que nós utilizamos que prometem redução de particulados ...

    Forte abraço.
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Caro Vovô ... boa tarde.

    Com certeza, é isso aí ...

    Agora, eu, se fosse você, não ficaria alternando entre o S-10 e o S-500, não, viu, meu caro? ... Em que pese seu veículo ter capacidade para suportar essas alternâncias, por ser um verdadeiro trator de luxo e, diga-se de passagem, muito bem zelado por você, ficaria só no S-10, e pronto!!! ... Não sei o que o Walter pensa (Gostaria até de saber a opinião dele), mas, vou tentar explicar os motivos, praticamente repetindo o que já disse em outro tópico ... mas, isso é para o SEU caso, que acredito ser common rail, e o tanque e sua linha devem estar ainda limpinhos, sem borra, incrustações, etc. ...

    1. Carbonização: Com o S500 o sistema de admissão de seu veículo vai carbonizar mais precocemente, pois ele emite mais particulados que o S10 ... e, ainda, deixa mais resíduos no sistema de escapamento de seu veículo ...

    2. Problemas em bomba e bicos: O S500, apesar de ter maior poder lubrificante, com o tempo pode deixar resíduos impregnados nas paredes e dutos do sistema de alimentação (Conforme já bem explicitado, inclusive com imagens, pelo Walter) que, com a ação do S10 (que tem um efeito detergente mais forte, “Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional” - palavras da própria Petrobrás em seu Manual do Diesel S-10), serão descolados e carreados para bomba e bicos, podendo acarretar efeitos indesejáveis ...

    3. O S10 é um diesel que sofreu um tratamento mais refinado na Petrobrás (Veja o Manual do S10) e pode tranquilamente ser utilizado nos veículos dotados com sistema common rail, que é o caso das Fulls modelo 2008 para cá ... não sei se é o caso de seu veículo ... se for common rail, vale o mesmo ... há quem defenda a tese de que pode ser utilizado, também, nos veículos dotados de bomba injetora semi-eletrônica, inclusive, há trabalhos acadêmicos cujos ensaios de laboratório comprovam que tem lubricidade suficiente para não provocar desgastes prematuros em partes e peças de bombas injetoras ... PORÉM, vários mecânicos práticos no assunto recomendam fortemente que, enquanto estiver disponibilizado no mercado o diesel S500, então, é de bom alvitre utilizar ele nesses casos... nós, leigos no assunto, não podemos pagar para ver, não é mesmo? ... então, particularmente, se tivesse um veículo dotado de bomba injetora semi-eletrônica iria pela prática, ou seja, seguiria a recomendação dos práticos no assunto, utilizando o S500 até quando pudesse ... é o caso do nosso amigo Caporto (Full diesel 2003 - Bomba injetora semi-eletrônica) que utilizou durante anos o S10, mas, apesar de ser extremamente zeloso e conhecedor do assunto, depois de certo tempo teve problemas na bomba injetora e, agora, por recomendação de seu mecânico, está utilizando o S500 ... ele ainda aditiva esse diesel com um desses produtos industrializados que nós utilizamos que prometem redução de particulados ...

    Forte abraço.
    Valeu Enasor. Grato pelas dicas. O meu motor é o International 3.0 NGD Electronic. Normalmente eu só uso o S10, exceto quando eu viajo para algum lugar onde a saída do s10 é pequena. Aí eu prefiro usar um combustível mais novo, no caso, o S500. O problema é que o S10 se deteriora com muita facilidade. Aí para quem usa o carro eventualmente só em viagens , o s10 vai ficar velho e nesse caso acredito que o s500 cause menos problemas. Abs
    p.s. vamos ver o que o xará Walter tem a dizer.
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    ... quem usa o carro eventualmente só em viagens , o s10 vai ficar velho e nesse caso acredito que o s500 cause menos problemas. Abs
    Meu caro ... Pessoas como você, e eu, que utilizamos aditivo no combustível em cada abastecimento de maneira constante e equilibrada, podemos ficar tranquilos ... o Diesel S-10 NÃO ENVELHECE, NÃO ... Pode ficar no tanque durante meses, sem qualquer perda de suas propriedades, criação de borras ou perda da lubricidade ... Fiz um teste ... Está lá no tópico "Pajero Full - Comentários Gerais", inclusive com imagens ... Guardei uma amostra tratada num depósito fechado, susceptível de umidade, etc., e, acredite, após bem mais de 6 meses ela se manteve lá, intacta, limpa, sem borras ... A própria Petrobrás utiliza um desses aditivos (se não me engano, o Actioil) em suas bases de armazenamento de seu próprio diesel que ficam guardados durante muito tempo, para utilização em seus equipamentos ... Abs.

    E.T.:

    Agora, aqui entre nós ... Veículo movido a diesel foi feito para circular ... NÃO PODE FICAR PARADO NA GARAGEM, porque, senão, mais cedo, ou mais tarde, vai dar problema, e oneroso ... Temos uma caso aqui mesmo no site de um caso de uma L200 Diesel que ficava parada na garagem por muito tempo ... Abastecia com Diesel S-10 ... Não deu outra!!! ... Veio a dar problema em bicos ... Depois que o proprietário nos contou a sua saga, sumiu daqui ... Acho que vendeu ela, ou adquiriu um movido a gasolina ... Mas, ele não tratava o diesel com aditivo ... E, ainda, abastecia no "posto da esquina", segundo ele, na cidade e muito bonito e conservado ... MAS, com pouca movimentação de diesel ... Aí, já viu, né???!!!! ... Não se deve ir pela beleza do posto, mas, sim, pela rotatividade do combustível em seus tanques ... Eu, por exemplo, rodo muito pouco ... Mas, movimento meu veículo todo dia ... E, a cada 15 dias, ando 16 kilometros para abastecer num posto de estrada, com grande movimentação de caminhões ... e faço questão (isso já é besteira, mas ...) de abastecer nas mesmas bombas que os caminhões abastecem ... e fica lá, minha viatura pequenininha no meio daqueles caminhões bitrens enormes ... rsrsrs ... os frentistas acham ruim, e pedem para eu ir nas bombas dos veículos leves ... mas, já se acostumaram comigo nestes anos todos ... e me toleram ... rsrsrs ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -posto-de-abastecimento-1.jpg   -posto-de-abastecimento-2.jpg   -posto-de-abastecimento-4.jpg   -wp_20181027_006.jpg  
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    ...
    p.s. vamos ver o que o xará Walter tem a dizer.
    Com certeza, ele está só de olho, acompanhando ... e vai dar seu ponto de vista, equilibrado, e preciso, como sempre ...
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  • #11
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    Meu caro ... Pessoas como você, e eu, que utilizamos aditivo no combustível em cada abastecimento de maneira constante e equilibrada, podemos ficar tranquilos ... o Diesel S-10 NÃO ENVELHECE, NÃO ... Pode ficar no tanque durante meses, sem qualquer perda de suas propriedades, criação de borras ou perda da lubricidade ... Fiz um teste ... Está lá no tópico "Pajero Full - Comentários Gerais", inclusive com imagens ... Guardei uma amostra tratada num depósito fechado, susceptível de umidade, etc., e, acredite, após bem mais de 6 meses ela se manteve lá, intacta, limpa, sem borras ... A própria Petrobrás utiliza um desses aditivos (se não me engano, o Actioil) em suas bases de armazenamento de seu próprio diesel que ficam guardados durante muito tempo, para utilização em seus equipamentos ... Abs.

    E.T.:

    Agora, aqui entre nós ... Veículo movido a diesel foi feito para circular ... NÃO PODE FICAR PARADO NA GARAGEM, porque, senão, mais cedo, ou mais tarde, vai dar problema, e oneroso ... Temos uma caso aqui mesmo no site de um caso de uma L200 Diesel que ficava parada na garagem por muito tempo ... Abastecia com Diesel S-10 ... Não deu outra!!! ... Veio a dar problema em bicos ... Depois que o proprietário nos contou a sua saga, sumiu daqui ... Acho que vendeu ela, ou adquiriu um movido a gasolina ... Mas, ele não tratava o diesel com aditivo ... E, ainda, abastecia no "posto da esquina", segundo ele, na cidade e muito bonito e conservado ... MAS, com pouca movimentação de diesel ... Aí, já viu, né???!!!! ... Não se deve ir pela beleza do posto, mas, sim, pela rotatividade do combustível em seus tanques ... Eu, por exemplo, rodo muito pouco ... Mas, movimento meu veículo todo dia ... E, a cada 15 dias, ando 16 kilometros para abastecer num posto de estrada, com grande movimentação de caminhões ... e faço questão (isso já é besteira, mas ...) de abastecer nas mesmas bombas que os caminhões abastecem ... e fica lá, minha viatura pequenininha no meio daqueles caminhões bitrens enormes ... rsrsrs ... os frentistas acham ruim, e pedem para eu ir nas bombas dos veículos leves ... mas, já se acostumaram comigo nestes anos todos ... e me toleram ... rsrsrs ...
    Valeu Enasor . Disse tudo. Eu tb faço isso. Me desloco uns 10 km e faço como vc. Fico no meio dos caminhões. Outro dia o camarada da minha frente abasteceu mais de 1.000 litros de óleo ( o caminhão tem 2 tanques de 600 litros cada) e aí tive que esperar um tempão. Vc usa o Actiol? Abs

  • #12
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    Prezados ...

    Só para enriquecer mais esse assunto, segue brilhante comentário antigo do prezado Walter, onde ele destaca o tal pó nas paredes do tanque, inclusive com imagens ...

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...ml#post2392894

    Abraços ...
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