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  • #1
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    17/08/2009
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    Citação Postado originalmente por TiagoMiranda Ver Post
    Olá pessoal, recém adquiri um Xterra eletrônica ano 2007 e o antigo proprietário me aconselhou a só usar o Diesel S10, porém, ao conversar com um amigo que tem um Hyllux 2011 ele me disse que só usa o comum e que pra esses carros de 2011 pra trás não faz muita diferença.
    A dúvida é a seguinte: seu eu utilizar o comum estarei arriscando estragar minha bomba ou até mesmo meu motor?
    Já agradeço a todos!

    Me perdoem se já existir tópico sobre o assunto, mas procurei e não achei.
    Tiago o diesel S500 é mais indicado para a sua VTR, por ter maior lubricidade na BI, mas nada impede em abastecer com o S10, tendo o cuidado de colocar junto um aditivo e nunca misturar os dois ok! Existem vários tópicos abertos discutindo esse assunto em quase todos os fóruns, pesquise pelo google que vais achar links diretos do 4x4brasil, um forte abraço.

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Tiago o diesel S500 é mais indicado para a sua VTR, por ter maior lubricidade na BI, mas nada impede em abastecer com o S10, tendo o cuidado de colocar junto um aditivo e nunca misturar os dois ok! Existem vários tópicos abertos discutindo esse assunto em quase todos os fóruns, pesquise pelo google que vais achar links diretos do 4x4brasil, um forte abraço.
    Corroborando o que disse o Herick, o S10 tem menor capacidade de lubrificação da bomba injetora, precisando ser adicionado com 5% de biodiesel.
    Palavra da PETROBRÁS!
    Leia o anexo.
    Por isso, enquanto houver S500, vá com ele sem medo.
    E procure abastecer em postos com bandeira nas rodovias, onde há grande rotatividade de combustível.
    Evite postos da cidade, pois diesel parado por muito tempo nos tanques absorve água.
    Arquivos Anexos

  • #3
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    07/05/2013
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    Olá TiagoMiranda, com relação a lubricidade entre o diesel S-10 e o S-500, não há diferença pois a Petrobras adiciona 5% de biodiesel para corrigir a baixa lubricidade do S-10. Os motores MWM Sprint fabricados até 2005 que tem BI mecânica são mais sensíveis a esta baixa lubricidade, mas os motores eletrônicos como o da sua VTR poderiam usar o S-10 mesmo que não houvesse adição de biodiesel. Mas o S-10 é mais caro que o S-500.

  • #4
    Usuário Avatar de TiagoMiranda
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    27/07/2014
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    Senhores, boa noite.
    Segui o conselho de alguns e enchi o tanque com o Comum, já rodei uns 150km e, no meu carro, melhorou muito a potência principalmente em saidas e retomadas.
    Com o S10 quando precisava arrancar eu pisava no acelerador daí o carro embrulhava e depois que arrancava, percebi uma melhora muito grande nessa situação.
    O consumo acho que melhorou tmb, mas só vou ter certeza quando abastecer denovo.
    Obrigado senhores pelas dicas e ensinamentos.

  • #5
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    04/03/2015
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    pajero full ano 2008 com 256.000 km

    Tenho uma pajero full ano 2008 sempre usei o s500 e estou usando o s10 agora sem problemas só manter as revisões em dia e usar a máquina te lembrando 256.000 km sem nenhum problema obrigado
    guto tattoodasul - araraquara - sp (16)99168.35.02 whatsapp

  • #6
    Usuário Avatar de TiagoMiranda
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    27/07/2014
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    Olá Herick, achei que o melhor seria o S10, mas ainda bem que temos esse fórum e colegas mais experientes para tirar nossas dúvidas.
    Me desculpem por abrir esse tópico, pesquisando pelo google, como o Herick sugeriu, consegui achar tópico sobre esse assunto.
    Vlw Herick, muito obrigado pelas dicas!

  • #7
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    20/01/2009
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    todo diesel hj é vendido com 6% de biodiesel, seja ele s1 milhao ou s10.. soh pra informacao mesmo..

    se teu carro com o s10 rendia menos, é sinal que esta na hora de estacionar o carro e dar uma limpeza geral em bicos, bomba, tanque, trocar os filtros todos. O s10 tem que render mas, mas como o motor esta acostumado com o diesel antigo, ele demora a ler corretamente o novo combustivel dando falta ou excesso de combustivel conforme a rotacao sobe.

    Entao basta limpar td (na real a limpeza é mais pra deixar td novo mais facilmente) e deixar o carro sem bateria por alguns minutos ou resetar via scanner, isso vai faze-lo ler tudo novamente do zero e portanto, vai sanar teus problemas.

    Se nao qusier fazer nada disso, abasteca algumas vezes completamente com o diesel s10 e deixe o carro se acostumar sozinho novamente (ai entra a limpeza, se tudo estiver redondinho e limpo, em 2 tanques já estará tudo perfeitamente alinhado, do contrario pode demorar mais tempo!).

  • #8
    Usuário Avatar de TiagoMiranda
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    27/07/2014
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    todo diesel hj é vendido com 6% de biodiesel, seja ele s1 milhao ou s10.. soh pra informacao mesmo..

    se teu carro com o s10 rendia menos, é sinal que esta na hora de estacionar o carro e dar uma limpeza geral em bicos, bomba, tanque, trocar os filtros todos. O s10 tem que render mas, mas como o motor esta acostumado com o diesel antigo, ele demora a ler corretamente o novo combustivel dando falta ou excesso de combustivel conforme a rotacao sobe.

    Entao basta limpar td (na real a limpeza é mais pra deixar td novo mais facilmente) e deixar o carro sem bateria por alguns minutos ou resetar via scanner, isso vai faze-lo ler tudo novamente do zero e portanto, vai sanar teus problemas.

    Se nao qusier fazer nada disso, abasteca algumas vezes completamente com o diesel s10 e deixe o carro se acostumar sozinho novamente (ai entra a limpeza, se tudo estiver redondinho e limpo, em 2 tanques já estará tudo perfeitamente alinhado, do contrario pode demorar mais tempo!).
    E aí Troller, muito obrigado pela resposta, mas a limpeza e a troca dos filtros foi realizada a menos de 5000km. Vou proceder com o desligamento da bateria e ver o que dá. Os filtros, óleos e limpeza vou fazer na próxima revisão.
    Abraço meu brother

  • #9
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    07/05/2013
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    todo diesel hj é vendido com 6% de biodiesel, seja ele s1 milhao ou s10.. soh pra informacao mesmo..

    se teu carro com o s10 rendia menos, é sinal que esta na hora de estacionar o carro e dar uma limpeza geral em bicos, bomba, tanque, trocar os filtros todos. O s10 tem que render mas, mas como o motor esta acostumado com o diesel antigo, ele demora a ler corretamente o novo combustivel dando falta ou excesso de combustivel conforme a rotacao sobe.

    Entao basta limpar td (na real a limpeza é mais pra deixar td novo mais facilmente) e deixar o carro sem bateria por alguns minutos ou resetar via scanner, isso vai faze-lo ler tudo novamente do zero e portanto, vai sanar teus problemas.

    Se nao qusier fazer nada disso, abasteca algumas vezes completamente com o diesel s10 e deixe o carro se acostumar sozinho novamente (ai entra a limpeza, se tudo estiver redondinho e limpo, em 2 tanques já estará tudo perfeitamente alinhado, do contrario pode demorar mais tempo!).

    Olá Troller, o S10 rende menos do que o S500 sim. O fato de ter numero de cetano maior do que no S500 apenas garante uma ignição melhor, o que não quer dizer um melhor rendimento. Para que um combustível renda mais que outro o fator primordial é ter um poder calorífico maior que o outro. Por exemplo, o diesel S500 tem 10.221 Kcal/Kg contra 10.178 Kcal/Kg do S10. Estes dados a Petrobras não mostra. Como explicar a diferença de rendimento em motores puramente mecânicos que não se "adaptam" ao combustível? O motor da minha Xterra é totalmente mecânico e sente quando coloco S10.

  • #10
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    20/01/2009
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    nao sabia disso...

  • #11
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    03/12/2007
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    Amigos, eu trabalho desenvolvendo motores a diesel na Cummins, o diesel influencia em algumas coisas no seu motor: emissões (basicamente fumaça preta) e lubrificação do sistema de injeção.

    No caso emissões quanto menor o enxofre menor será a sua fumaça preta, principalmente em condições de aceleração bruscas (durante a falta de ar). Motores com injeção eletronica (pressao de injeção alta) este problema praticamente inexiste.

    Já quanto a lubrificação quanto mais enxofre melhor para as partes móveis da sua bomba injetora, das rotativas apenas, pois motores de caminhão que usam bombas em linha lubrificadas por óleo que não são afetadas pelo diesel. Ou seja em véiculos 4 cilindros diesel que normalmente tem bombas rotativas lubrificadas pelo próprio diesel use o que o manual indica, pois os engenheiros validaram a bomba (que contém pacote de aneis de vedação e peças internas feitas para o diesel disponível na época do projeto).
    Assim siga o manual do seu motor. Se vc quiser ir para um diesel com mais enxofre vai aumentar a vida da sua bomba é uma escolha sua, porem dentro do cilindro vai formar mais fuligem que com o decorrer do tempo irá encrustar nos seus aneis reduzindo a vida do seu motor. Daí depende por quantos anos vc vai querer ficar com o motor.

    Se você busca desempenho (Arranque, retomada etc...) ambos são muito próximos, então tanto faz. É totalmente psicológico achar que S10 "anda" mais, é puro marketing para vc pagar mais caro, vai acabar colocando um diesel com menor enxofre que vai desgastar a sua bomba.


    qualquer dúvida é só falar.

    abraços

  • #12
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    28/10/2009
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    Do Brasil/
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Tiago o diesel S500 é mais indicado para a sua VTR, por ter maior lubricidade na BI, mas nada impede em abastecer com o S10, tendo o cuidado de colocar junto um aditivo e nunca misturar os dois ok! Existem vários tópicos abertos discutindo esse assunto em quase todos os fóruns, pesquise pelo google que vais achar links diretos do 4x4brasil, um forte abraço.
    Mas a dele é eletronica, tanto faz!

    Citação Postado originalmente por Atila250s Ver Post
    Olá TiagoMiranda, com relação a lubricidade entre o diesel S-10 e o S-500, não há diferença pois a Petrobras adiciona 5% de biodiesel para corrigir a baixa lubricidade do S-10. Os motores MWM Sprint fabricados até 2005 que tem BI mecânica são mais sensíveis a esta baixa lubricidade, mas os motores eletrônicos como o da sua VTR poderiam usar o S-10 mesmo que não houvesse adição de biodiesel. Mas o S-10 é mais caro que o S-500.
    X2.. eu não volto para o comum nem a bala, desde quando comprei a minha vtr so usei o s-10, o escapamento da minha viatura parece de carro flex de tão limpo.
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

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