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  • #313
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Quais o parâmetros para utilizar esse tipo de suspensão para "on road"?
    Entendendo os conceitos para off road, o on road é a mesma coisa.
    O q vc vai querer é um "Roll axis" próximo de zero p/ não ter sub ou sobresterçamento qdo fizer curvas.
    A altura do "roll axis" deve ser próxima do centro de gravidade, se possível até acima. Isso diminui a rolagem da carroceria nas curvas. No caso de o RA ser acima do CG, teoricamente a carroceria inclinaria pra dentro da curva, como um barco.
    Os números de anti-squat vão do gosto de cada um. A ver pela teoria eu chutaria algo como 90%.
    Sintam-se à vontade p/ discordar.

    Abraço
    Rafael Maurici

  • #314
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Isso não tem a ver com a posição dos links na tubeira?

    Essas forças podem variar e muito se os links inferiores estiverem acima, no meio ou abaixo da tubeira...

    Abs
    Bem lembrado...
    Na minha colocação parti do princípio mais usado de construção, no qual os links inferiores estão abaixo do centro do eixo e os superiores acima.
    Rafael Maurici

  • #315
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    Wot,
    Muito obrigado pelas respostas!
    Iria te perguntar, no caso que citou, sobre a marcha ré?Mas ela ocorre poucas vezes, não é?
    Estou ainda me adptando com esses termos...


    Abs

  • #316
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Wot,
    Muito obrigado pelas respostas!
    Iria te perguntar, no caso que citou, sobre a marcha ré?Mas ela ocorre poucas vezes, não é?
    Estou ainda me adptando com esses termos...


    Abs
    Exatamente, muito poucas vezes p/ ser considerado....
    Mas na ré fica ao contrário sim. O superior sob compressão e o inferior sob tração.
    Rafael Maurici

  • #317
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    Pq não consigo alterar os valores do programa Excel?
    Aparece uma mensagem dizendo que a planilha principal está travada.

    Abs

  • #318
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Pq não consigo alterar os valores do programa Excel?
    Aparece uma mensagem dizendo que a planilha principal está travada.

    Abs
    Vc pode mexer nas células em azul claro...
    Se está querendo mexer direto nos números do anti-squat não vai conseguir.
    Vc tem que inserir a posição dos links e os outros campos em azul claro, aí vc verifica quanto deu os outros números.
    P/ entender melhor como se projetar uma 4 link dá uma olhada aqui:
    http://www.4wheeloffroad.com/techart...t_1/index.html Parte 1
    http://www.4wheeloffroad.com/techart...t_2/index.html Parte 2
    Rafael Maurici

  • #319
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    Sim,
    Conheço um pouco de excel, e primeiro verifiquei as fórmulas.Constatei que os campos a serem preenchidos seriam os em azul.
    Só que não consigo mexer os links...até consigo...mas quando solto o mouse apareçe uma mens...

    Olha só:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4 link calculator-sem-titulo1.jpg  

  • #320
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    Não sei se é isso que vc está tentando fazer, mas pela posição do seu "print screen" acho q vc está tentando mudar a posição dos links direto no desenho, certo?
    Aí não dá, vc tem q mudar a posição deles nas coordenadas x, y e z lá em cima.
    Considere o ponto 0,0,0 o centro do eixo traseiro, e as medidas devem estar em polegadas (1 polegada=25,4mm)

    Abraço
    Rafael Maurici

  • #321
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    Sim, era isso que eu estana fazendo..
    Mas os valores não alteram nem os links...vou tentar colocar valores maiores, pra ver a diferença...

    Abs

  • #322
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    Agora sim!Estou conseguindo..mas ainda estou com o anti squash meio baixo...60%.
    A altura AR está bem próxima do suposto centro..
    E o númnero do AR está em 0.
    Abs

  • #323
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    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Entendendo os conceitos para off road, o on road é a mesma coisa.
    O q vc vai querer é um "Roll axis" próximo de zero p/ não ter sub ou sobresterçamento qdo fizer curvas.
    A altura do "roll axis" deve ser próxima do centro de gravidade, se possível até acima. Isso diminui a rolagem da carroceria nas curvas. No caso de o RA ser acima do CG, teoricamente a carroceria inclinaria pra dentro da curva, como um barco.
    Os números de anti-squat vão do gosto de cada um. A ver pela teoria eu chutaria algo como 90%.
    Sintam-se à vontade p/ discordar.

    Abraço
    Amigo,

    A altura do Roll axis seria o Roll center heigth?
    POis vc diz que deve ser próximo de zero e depois que deve ser próximo do centro de gravidade...é a mesma coisa?Zero é o centro?

    Abraço

  • #324
    Citação Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    6mm é suficiente para os superiores, mas os inferiores vão entortar, pelo menos 8mm!

    []'s
    negativo
    esse tamanho é dado em função do comprimento do link e peso do veiculo, pra não entortar nas pedras. Está dimensionado para suportar 1.5 vezes o peso de metade (650 kg) do jipe sem entortar (cada link)
    isso desde que se use tubo de aço duro 1026
    certo?

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