Quais o parâmetros para utilizar esse tipo de suspensão para "on road"?
Entendendo os conceitos para off road, o on road é a mesma coisa.
O q vc vai querer é um "Roll axis" próximo de zero p/ não ter sub ou sobresterçamento qdo fizer curvas.
A altura do "roll axis" deve ser próxima do centro de gravidade, se possível até acima. Isso diminui a rolagem da carroceria nas curvas. No caso de o RA ser acima do CG, teoricamente a carroceria inclinaria pra dentro da curva, como um barco.
Os números de anti-squat vão do gosto de cada um. A ver pela teoria eu chutaria algo como 90%.
Sintam-se à vontade p/ discordar.
Isso não tem a ver com a posição dos links na tubeira?
Essas forças podem variar e muito se os links inferiores estiverem acima, no meio ou abaixo da tubeira...
Abs
Bem lembrado...
Na minha colocação parti do princípio mais usado de construção, no qual os links inferiores estão abaixo do centro do eixo e os superiores acima.
Wot,
Muito obrigado pelas respostas!
Iria te perguntar, no caso que citou, sobre a marcha ré?Mas ela ocorre poucas vezes, não é?
Estou ainda me adptando com esses termos...
Wot,
Muito obrigado pelas respostas!
Iria te perguntar, no caso que citou, sobre a marcha ré?Mas ela ocorre poucas vezes, não é?
Estou ainda me adptando com esses termos...
Abs
Exatamente, muito poucas vezes p/ ser considerado....
Mas na ré fica ao contrário sim. O superior sob compressão e o inferior sob tração.
Pq não consigo alterar os valores do programa Excel?
Aparece uma mensagem dizendo que a planilha principal está travada.
Abs
Vc pode mexer nas células em azul claro...
Se está querendo mexer direto nos números do anti-squat não vai conseguir.
Vc tem que inserir a posição dos links e os outros campos em azul claro, aí vc verifica quanto deu os outros números.
P/ entender melhor como se projetar uma 4 link dá uma olhada aqui: http://www.4wheeloffroad.com/techart...t_1/index.html Parte 1 http://www.4wheeloffroad.com/techart...t_2/index.html Parte 2
Sim,
Conheço um pouco de excel, e primeiro verifiquei as fórmulas.Constatei que os campos a serem preenchidos seriam os em azul.
Só que não consigo mexer os links...até consigo...mas quando solto o mouse apareçe uma mens...
Não sei se é isso que vc está tentando fazer, mas pela posição do seu "print screen" acho q vc está tentando mudar a posição dos links direto no desenho, certo?
Aí não dá, vc tem q mudar a posição deles nas coordenadas x, y e z lá em cima.
Considere o ponto 0,0,0 o centro do eixo traseiro, e as medidas devem estar em polegadas (1 polegada=25,4mm)
Agora sim!Estou conseguindo..mas ainda estou com o anti squash meio baixo...60%.
A altura AR está bem próxima do suposto centro..
E o númnero do AR está em 0.
Abs
Entendendo os conceitos para off road, o on road é a mesma coisa.
O q vc vai querer é um "Roll axis" próximo de zero p/ não ter sub ou sobresterçamento qdo fizer curvas.
A altura do "roll axis" deve ser próxima do centro de gravidade, se possível até acima. Isso diminui a rolagem da carroceria nas curvas. No caso de o RA ser acima do CG, teoricamente a carroceria inclinaria pra dentro da curva, como um barco.
Os números de anti-squat vão do gosto de cada um. A ver pela teoria eu chutaria algo como 90%.
Sintam-se à vontade p/ discordar.
Abraço
Amigo,
A altura do Roll axis seria o Roll center heigth?
POis vc diz que deve ser próximo de zero e depois que deve ser próximo do centro de gravidade...é a mesma coisa?Zero é o centro?
6mm é suficiente para os superiores, mas os inferiores vão entortar, pelo menos 8mm!
[]'s
negativo
esse tamanho é dado em função do comprimento do link e peso do veiculo, pra não entortar nas pedras. Está dimensionado para suportar 1.5 vezes o peso de metade (650 kg) do jipe sem entortar (cada link)
isso desde que se use tubo de aço duro 1026
certo?