x
Convex Datacenter
Página 1 de 11 12345678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 125
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58

DIESEL, Ajudem estou perdendo a fé.

Tenho paixão pelos motores diesel desde os anos 80.
    Costumavam ser máquinas capazes de agüentar as piores condições, durante muitos km, e com baixíssimo índice de panes.
    Isso era devido a dois fatores principais:
    1-sistemas tecnologicamente simples trabalhando com pouca quantidade de peças.
    2-todas as peças superdimensionadas.
    Disso resultava uma indiscutível confiabilidade que os tornava ideais para os veículos 4x4, principalmente aqueles voltados para longas expedições.

Nos últimos 15 anos essa realidade vem mudando drasticamente. Vieram os motores diesel de alta rotação, melhor adaptados ao conforto exigido pelos veículos leves, trazendo as seguintes vantagens.
    Maior potência e elasticidade, leves, menor ruído e vibração e menos poluentes, ficando cada vez mais parecidos com os motores do ciclo Otto.
    Ocorre que essas vantagens trouxeram um preço alto a se pagar.
    Se por um lado os novos motores diesel têm conforto e desempenho de carro a gasolina, por outro lado a durabilidade e confiabilidade também ficaram muito parecidos e... pior, parece que está ficando até menor.
    Basta uma breve pesquisa nos tópicos desse fórum para ler relatos e mais relatos de retíficas com menos de 200.000 Km, cabeçotes empenados na primeira aquecida, defeitos na injeção eletrônica cujo conserto passa de R$ 5.000,00, (e eu achava caro dar uma geral numa bomba injetora por R$ 2.000).

Não sei se isso pode ser considerado sorte, mas mesmo após possuir duas dezenas de carros (a maioria comprados usados) nos últimos 25 anos, entre gasolina, alcool e diesel, nunca tive o desprazer de ter de retificar um motor, ou mesmo trocar um cabeçote, e olha que eu já ví varias vezes o ponteiro da temperatura no vermelho, já abasteci em muito posto boca-de-porco e já completei muito óleo em motor cansado.

Como fã de motores diesel, sinto muita tristeza de ver o que o modismo tecnológico e as leis anti-poluição estão fazendo com algo que já foi a prova de que a simplicidade vale mais que a sofisticação, ou seja, que o menos significa mais.

É com esse pensamento, tido como antiquado, que vários aficcionados por 4x4 ainda resistem ao “progresso” e, mesmo tendo dinheiro para comprar uma caminhonete nova, insistem em andar de Q20B, OM314, S4T, D229, convivendo com o barulho e a vibração em nome de uma sensação de confiabilidade que não está mais à venda em concessionárias há muito tempo.
    Eu, um pouco menos radical, confesso que me rendi aos encantos do diesel High Speed, com a condição de que tenha bomba injetora, cabeçote de ferro e distribuição por engrenagens (só Sprint e 14B... eu acho.). Mas esses também saíram de linha e hoje não há mais opção de mecânica de filosofia simples nem mesmo para caminhões.

Tratando-se de carro zero, hoje chego à melancólica constatação de que um motor flex pode ser mais viável para grandes expedições pelos confins do Brasil, já que têm mais tolerância aos combustíveis batizados do que os novos motores diesel com EGR que fatalmente terão que fazer vários abastecimentos com S-1800 quanto não encontrarem o S-50. E aí é bom torcer para não precisar da garantia, pois quanto a concessionária constatar o abastecimento em desacordo com o manual... perdeu! ... perdeu! (a garantia) play boy!

Minha teoria parece menos absurda quando vejo que alguns modelos de 4x4 que antes só eram oferecidos a diesel, agora têm versão flex, como as pick-up Hilux e L200 Triton.

Todo esse desabafo é para convidar os colegas para refletir e debater sobre um tema que anda espalhado aqui e alí em tópicos esparsos no fórum, e tem bastante gente com conhecimento técnico e experiência para discutir o assunto de forma centralizada.

Então amigos, com o coração apertado, pergunto-vos: CARRO (NOVO) À DIESEL AINDA VALE A PENA?

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Compartilho do mesmo sentimento, não confio muito nesta nova geração de motores diesel, porém espero que aconteça a mesma coisa ocorrida com os motores otto com injeção eletrônica. Quantos se lembram a bronca que eram no fim dos anos 80. Hoje quero distância de carburador.

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Concordo amigo!Por isso adquiri um mwm sprint que, a meu ver reúne o melhor entre a robustez dos antigoes com um pouco de melhorias num motor com BI!nem vela aquecedora tem...rsrsrs

Abraços

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Por esse motivo que fiz questao de comprar uma Xterra mais velha (2004) e com a boa e velha bomba injetora.

Da uma certa "vergonha" de parar ao lado de outro veiculo a diesel (dos novos) que nao treme, que nao faz barulho nenhum, que quando arranca só se escuta o tsssssiiiii da turbina, MAS TENHO CERTEZA DE QUE FIZ A COISA CERTA.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Agradecimentos: 0
    nós ainda estamos nos tempos da EGR, tecnologia 10 anos atrasada com o resto do primeiro mundo.
    Quer ver a merda? Espere um pouquinho até precisarmos encher o tanque de combustivel e o de DEF [Diesel Exhaust Fluid] ,acho que aqui chamam de Arla32... aí vc vai ver centrais eletronicas limitando sua velocidade, seu carro sem poder andar, seu consumo almentar 5% e vc não poder fazer nada a respeito.
    Isso sim vai ser MUITO RUIM.

a EGR é relativamente facil de deletar, agora o sistema de DEF é uma bomba!

e, realmente, não se fazem mais diesels como antigamente!

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Boa discussão meu camarada Walter , a gente vem comentando tudo isso espalhado pelo Forum , é bom juntar num tópico .
    A tendência é diesel ficar mais pra caminhão e Vans , picapes e utilitarios não vale a pena de jeito nenhum , mais gastão , muito gastão melhor dizendo , a média dificilmente chega a 8 km/l ... , muito caro , seguro caro , manutenção caríssima ...
    Tem quem compra picapes com desconto em alguns estados por conta de ser dono de fazenda , que já tem $$$$ saindo pelo ladrão e ainda é mais beneficiado ... não é nosso caso ...
    Logo não vamos achar nada de diesel a venda até 2004 , quem tiver vai guardar a 7 chaves ... rs
    O diesel está cada vez melhor e vai melhorar mais ainda , o teor de enxofre e só , os eletronicos vão ter menos problema , mas vão continuar gastões , então , não vão prestar do mesmo jeito , com a eletronica tinha que ser muito mais econômico ...
    O bom e velho Perkins aspirado fali qqer oficina mecânica , faz mais de 10 km/l , confiável em qqer situação , só mesmo o barulho como ponto negativo ...
    Carro novo a diesel , só pra quem consegue desconto ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de canzilao
    Entrada
    10/07/2010
    Local
    Goiânia/GO
    Eu tenho na familia um 314 aspro da Turbulenta e um 364 na Azeitona com turbo e intercooler e confesso que nunca me vi comprando um veiculo diesel de motor moderno de tanto ver esses motorzinhos dando pane.
    Meu patrao teve uma L200 que vivia dando problema de cabeçote e analisem vcs que ele é um cara que não passa de 100 km/hora nunca na vida, em meu restrito conhecimento ja acredito que seja o bastante pra não confiar em um motor "moderno".
    C.S Longa, 91 T.D.I. flutuante, DH, AR, EKRON, 12/35
    JIPINHO, 2000 curto, aspro, sem guincho, AR, DH, Disco nas 4, Flutuante,

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 12
    Outro dia vi uma Amarok de um amigo. Fio para todo lado, um motor 2.0 de 180CV, ligado vc não sabe se é gasolina ou diesel. Minha Band tem motor 14b 3.7 com 102 CV originais, agora com turbo deve ter entre 120 e 130 CV. Não tem almoço grátis. Para extrair mais potência, a durabilidade vai pro saco.
    E a tendência é o preço do diesel ficar cada vez mais próximo da gasolina.
    Abs
    SW4 95 caveirão

Entrada
    10/07/2010
    Local
    Goiânia/GO
    Dimasi quero ver quanto um motor desse aguenta, será que roda uns 250 mil kms???
    O MB roda 500 mil facil.

Usuário Avatar de junior888
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Cotiporã/RS
    Confio MUITO mais no meu OM364 turbo do que nesse AP 2.0 biturbo da amarok
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

Entrada
    10/07/2010
    Local
    Goiânia/GO
    Ano passado eu andei de passageiro em uma Frontier que estava com 5 mil kms, e é impressionante como chega a 190 kms de velocimetro, fato que nossos MB´s não conseguem, mais como disse o Junior 888: eu tbm confio MUITO mais no meu OM364 turbo.
    E hj as coisas não são feitas pra durarem anos ou decadas, e na capa do manual de nossas Toys tem escrito que ela é um veiculo projetado para esse fim, durar muitos anos, e sabemos que é uma verdade.
    Quantas L200 daquelas primeiras ainda se vê rodando por ai ainda, daquelas que parecem ter rodas aro 14??
    Camionetes Peugeot, alguem aqui sabe me dizer de duas ainda rodando em sua cidade???
    Nossos veiculos atingem um nivel de desvalorização que se torna inverso depois de um tempo, ao contrario das camionetes de plastico que se vão em valores como seus amiguinhos populares, em 10 anos uma Amarok não vai conseguir atingir 30% do seu valor de zero, e cada ida na oficina vai ser uma dor de cabeça enorme, e é o pricipal motivo Walter que seremos felizes daqui 10 anos com nossos carros antigos, ao tempo que donos de Amarok´s serão tristes proprietarios de carros velhos.

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    A ANP não pensa em picapes e 4x4 , o diesel é pra Van , Onibus e Caminhão ... com essas portarias que eles baixam atingem muito mais essas 3 categorias , imaginem um busão novo dando pane , se não vai ser um busão fabricado até 2004 que vai dar suporte ...
    Com certeza todas as vtrs diesel até 2004 serão muito bem tratadas pq vão ser alvo de compras ainda por muito tempo ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
      Última resposta: 22/01/2009, 12:47
    2. Estou com problemas com meu vitara ajudem!
      Por flbernardo no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 13/07/2006, 00:34
    3. estou apaixonado pelo hilux 3.0 diesel
      Por renanabraham no fórum Toyota
      Respostas: 25
      Última resposta: 25/09/2004, 10:25

Permissões de Postagem