Tópico inteiro lido. Deu trabalho!
Vamos as considerações, e para isso vou usar o que ja foi dito pelos foristas sem ficar desviando do foco p/ o qual o tópico foi criado que é CARRO (NOVO) À DIESEL AINDA VALE A PENA? Resistência/Durabilidade, Confiabilidade, Custo benefício, Manutenção...
Vou resumir, ñ precisa de muito p/ mostrar a verdade! Não adianta tapar o sol c/ a peneira!
Não confio na nova geração de motores diesel, porém espero que aconteça a mesma coisa ocorrida com os motores otto c/ injeção eletrônica.
X2. Mais vai ser mais difícil!
Por isso adquiri um c/ MWM Sprint 4.07TCA que, a meu ver reúne o melhor entre a robustez dos antigoes com um pouco de melhorias num motor com BI! X2.
Eu tenho 1 no Troller 2002 e meu pai 1 na Frontier 2003!
Da uma certa "vergonha" de parar ao lado de outro veiculo a diesel (dos novos) que nao treme, que nao faz barulho nenhum, que quando arranca só se escuta o tsssssiiiii da turbina, MAS TENHO CERTEZA DE QUE FIZ A COISA CERTA.
X2 Mais não tenho vergonha alguma mto pelo contrário, me faz lembrar q tenho um motor d 10 anos c/ msm consumo, + confiável, manutenção + barata e a 15 dias eu mesmo fiz a regularem d válv. nos 2 MWM em menos d 1hr.

Ainda estamos nos tempos da EGR, tecnologia 10 anos atrasada c/ o resto do 1º mundo.
Espere até precisarmos encher o tanque e o de DEF [Diesel Exhaust Fluid],acho que aqui chamam de Arla32... aí vc vai ver centrais eletronicas limitando sua vel., seu carro sem poder andar, seu consumo almentar 5% e vc não poder fazer nada a respeito.
Isso sim vai ser MUITO RUIM. A EGR é relativamente facil de deletar, agora o sistema de DEF é uma bomba!
Não se fazem mais motores diesels como antigamente!
X2
muito caro , seguro caro , manutenção caríssima ...
X2
Com certeza todas as vtrs diesel até 2004 serão muito bem tratadas pq vão ser alvo de compras ainda por muito tempo ...
X2.
Meus últimos carros foram todos a diesel. F1000, Troller 2001, Troller 2006 e Troller 2010.
Vendi a F1000 com quase 500 mil km, o t4 01 com quase 300 mil km, o t4 06 com 260 mil km e o t4 10 com 160.
Nenhum deles na hora da venda apresentava qualquer problema quanto a motor. Os trollers, eu afirmo que ia rodar uns 400 mil sem problema algum. A F1000 talvez tivesse que fazer alguma coisa por volta dos 500~550 e olha que ela tinha uso pesadíssimo! Assim como meus trollers que eram de trilhas ou expedições.
A F-1000 e o Troller 2001 ainda são c/ a "antiga" e ótima Bomba Injetora e carros hj c/ + d 10 anos.
Os T4 2006 e 2010 alem d serem os q menos rodaram ñ deu tempo dos sensores, conectores, plug´s, chicotes se degradarem!!!
Eu acho bobagem afirmar que os motores mais novos dão problemas que os antigos não davam
É lógico que dão. Os mais novos tem central eletrônica, sensores, conectores, plug´s, chicotes e etc!
Antigamente não tinha como se saber dos problemas, não tinha internet para espalhá-los.
Vendia-se infinitamente menos veículos, logo menos problemas.
Até concordo, porem os motores "antigos" continuam funcionando e na média todos tem + d 10 anos e ñ vejo os problemas q vejo c/ os "modernos"
Acho infantil pensar que a tecnologia chegou pra diminuir durabilidade.
Sem contar que usuário satisfeito não se dá ao trabalho de entrar na internet e informar ESTOU SATISFEITO. Por isso só se vê desgraça na rede.
Trabalho em uma empresa onde monitores LCD por ex. são usados 24hs 30dias/mês q após 2 anos d uso, vc pega um idêntico q foi comprado junto e estava d reserva e liga um ao lado do outro, os 2 nas conf. idênticas. O usado a imagem vai estar MUITO diferente da imagem do "NOVO". Ja monitores de 6,5" ou 7" d tubo da Sony continuam c/ a imagem excelente. Nem sempre a tecnologia nova é tão boa!
Praticamente nada do que é fabricado no mundo hoje é feito para durar como antes e isso vem se tornando cada vez mais verdadeiro.
X2, vc compra uma técnilogia nova e ano q vem tem outra superior!
Hoje as economias tremem quando o povo poupa.
Tudo gira em torno de gastar para gerar PIB, agradar as estatísticas e reeleger os mesmos que continuarão com a ciranda de lobistas e empreiteiras MUNDO AFORA.
Tem a ver com menos poluição por gases e sonora, porque os governos e ONGs assim impuseram. Não é uma opção priorizar desempenho e durabilidade. Se algo tem que ser comprometido para obter os dois primeiros, que seja. Assim vai.
X2
Eu sinceramente sou fã dos mwm sprint, mas tenho que admitir que eles já perderam um pouco de sua longevidade pelo fato de serem HSD... É o que penso.
X2, porem mais modernos q os LSD e B.I., tem um sistema d refrigeração á água eficiente, 7~8L de óleo lubrif. q sendo trocado antes dos 10.000Km, usando sua elasticidade p/ ultrapassagens, e ñ ficando em alta RMP o tempo todo ñ duvivo q vão até alem dos LSD! Ja ouvi vários relatos desses motores c/ + d 500.000Km sem fazer nada! Pra mim q ñ rodo + d 15.000km/ano vai demoraaaaaaar!!!
Eletrônica com difíceis diagnósticos juntamente com uma mão de obra despreparada e caríssima ,desanimam o sujeito de ter um motor diesel moderno .
Não adianta ter sistemas eletrônicos tecnológicos , pois se os mesmos ainda são sensíveis a um diesel que não seja puríssimo.
É uma piada exigir motores Euro III, IV, V de cada vez menos emissões e vender ainda hj a maior parte sendo uma M..... d Diesel c/ 1800ppm d enxofre, talvez pq a principal empresa d extração/produção d Petróleo é a Petrobras e ela é Estatal. Pra que gastar pra oferecer um combustivel q ñ polua? Vamos exigir dos motores! Fácil né?!
Na Europa tem Diesel LIVRE DE ENXOFRE!!!
A manutenção melhorou ???
O consumo melhorou ???
A Resistência melhorou ???
A Confiabilidade melhorou ???
No meu Humilde ponto de vista não .!!!!!
X2!
Andando a 80 90 no maximo 100 km/h, assim é claro que o carro dura 500.000 km
O MWM Sprint 4.07TCA (mecânico) anda facilmente acima de 100Km/h e dura + d 500.000Km!
Para uso urbano/rodoviário considero a correia dentada uma sistema confiável. É leve, tem baixo ruído e se trocar preventivamente antes da Km recomendada (POR UMA DE QUALIDADE), ela RARAMENTE dará dor de cabeça.
X2!
Acredito que cada um escolhe seu veículo pelo gosto pessoal e condição financeira.
Exatamente por isso q tenho um Troller c/ motor HSD sem correia dentada, Mecânico, cabeçote d ferro fundido, confiável e q dura + d 500.000Km!
Tive uma triton 2009 diesel, comprei com 40 mil km e a vendi com 90 mil rodados em 8 meses, NUNCA gastei... Agora tenho um troller 2010, comprado com 35 mil km ha 2 meses e hoje esta com 45 mil km e NUNCA gastei... Será que eu tirei a sorte grande nesses dois carros a diesel.
Acredito sim q vc contou c/ um pouco d sorte. Alem d q os 2 ñ tem + d 3 anos e 100.000Km, convenhamos!
tenho um exemplo de troller 3.0 que presenciei com 384 mil km, uso severo...
Também ñ tem no máx. 6 anos sendo um 2006!
O motor da sociedade contemporânea é a inovação, por mais que estejamos sentimentalmente apegados a coisas antigas.
Todos ansiamos por computadores mais potentes e mais rápidos.
Acho q os utilitários c/ motores "modernos" ñ estão andando mto + do q um utilitário c/ MWM Mecânico c/ Kit Super LDA ñ...
Estava no torneiro mecânico, e chegou um caminhão zero Olha o sistema de exaustão São 4 sensores!!!
4 sensores, 4 chicotes d sei lá qtos fios cada, plug´s..... Os "antigos ñ tem nada disso!
A modernidade e a delicadeza se casaram , para poder separar o dinheiro do bolso do sujeito .
X2!
Mas é uma pena vender um veículo mecânico e pegar um eletronico, em 12 anos de serviço, nunca mexeu na bomba,
X2!
Estavam certos os céticos da época.
Os automóveis, em seus primeiros dias de vida, por volta de 1900, certamente eram bem menos confiáveis que o ancestral do Maicou Jégueson.
Para quem vivia longe das cidades grandes, sem postos de abastecimento, sem especialistas em concertar os novíssimos motores à explosão e andando por estradas projetadas para a tração animal, era preferível continuar com o meio de transporte tradicional movido a capim.
X2. Assim como a discussão entre motores "Antigos" Mecânicos x "Modernos" e Eletrônicos.
Assim como acontece hoje. Quem está coberto pela garantia da fábrica e dentro do alcance do guincho da seguradora não precisa nem saber o que existe debaixo do capô nem como funciona.
Em se tratando de mecânica automotiva, o exercício do senso crítico é coisa para trilheiro, ou para os apaixonados por mecânica.
Quem vê o carro apenas pelo seu lado prático, como meio de transporte, realmente acha que esse tipo de discussão é perda de tempo.
X2!
Galera, eu estou no mercado automotivo há 14 anos, não me levem a mal.
Ficar em motor mecânico por que se sabe consertar apenas motor mecânico, tudo bem, é uma limitação sua. Não tem nada a ver com uso.
Se eu estivesse no MERCADO AUTOMOTIVO talvez eu tbm gostaria q todos adoracem os "NOVOS". E como a grande maioria quem conserta o carro é o Mecânico então a limitação é dele!
Agora supor que se conserta motor mecânico em qualquer lugar... desculpa, mas não dá não. Tem N problemas que pode dar no motor mecânico que é impossível consertar em uma trilha ou num deserto. Mesma coisa no eletrônico, claro.
No mecânico ñ vejo tanto problema pra dar na trilha q tenha q consertar, solenóide do Diesel ou chicote dela? Se for o chicote vc usa um pedaço d fio do polo posotivo da bateria pra solenóide e pronto, ta funcionando! A B.I ñ costuma quebrar d uma vez só!
Apesar de eu ter dado um ex. comparando tecnologias de TV´s, está fora d cogitação comparar TV´s, Celulares, Computadores e etc q são Eletrônicos c/ MOTORES, onde temos a Mecânica como parte principal!
Nas minhas comparações/observações vale levar em consideração que sou uma pessoa formada em Eletrônica em Stª Rita do Sapucaí-MG, atuo na área do Petróleo, e sou uma pessoa "Jovem" q na teoria deveria preferir as "modernidades"!
Ando relativamente bastante em áreas remotas sem movimento e cobertura de celular. Sendo assim optei p/ o q eu acho ser o motor + confiável possível e c/ um ótimo desempenho e durabilidade p/ meu uso!
Talvez se BASTANTE R$ ñ fosse um problema e eu ñ andasse em locais remotos (sem cobertura celular p/ acionar o seguro) e sozinho, eu compraria esses veículos Diesel novos c/ garantia e trocasse por outro novo de 2 em 2 anos por exemplo hehehe.
Vou parar de criticar, antes que ofenda algum colega, afinal quando alguém fala mal do carro fere o ego do sujeito, já que coloca em xeque sua escolha e por isso tenta rebater as críticas com ou sem argumentos, até por fim à conversa com aquele velho clichê: “Se souber dirigir direito e fazer manutenção ele dura pra sempre...”.
Se andar devagar e ficar trocando peças periodicamente, até um Fiat 147 pode durar pra sempre.
X2!
Abraços a todos e sem ofensas.
X2!