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DIESEL, Ajudem estou perdendo a fé.

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  • 11/10/2012, 11:04
    euclidesneto
    Citação:

    Postado originalmente por roberto_nascimento Ver Post
    Euclides, não entendo, que mito foi criado no passado?

    Motor diesel sempre foi mais robusto e mais forte que motor a gasolina e sempre será. Ele funciona em uma taxa de compressão muito maior. Chuto no mínimo uns 16:1 e tem motores que devem passar de 30:1

    Em gasolina ela chega a no máximo 13:1, qualquer coisa maior é excessão. A concepção do motor diesel é muito mais forte em todos os sentidos e a simplicidade também, mesmo ele sendo eletrônico.

    Talvez não tenha me expressado corretamente. O que quis dizer é que , independente do motivo, esses motores diesel modernos estão muito longe da robustez e durabilidade dos antigos. Tenho uma galloper 1999 que já superaqueceu e uma L200 2006 que acho que ainda não aconteceu o mesmo por que é usada, na maior parte do tempo como carro de passeio e muito bem tratada. Se fosse trocá-la hoje ia pensar muito num V6 flex tipo o da Triton. Tenho algumas dúvidas se não seria mais jogo. Esse negócio do carro andar e ao mesmo tempo vc não poder fazê-lo andar, não é nada bom.
  • 11/10/2012, 11:32
    Walter da Camper
    O fato do 4x4 ter virado um modismo trouxe uma vantagem e uma desvantagen.
    A vantagem é a grande oferta de modelos pelas montadoras, novos fabricantes de acessórios e oficinas especializadas, fazendo crescer um mercado que antes era muito restrito.
    A desvantagem é que com a popularização muitos compram esses veículos e não utilizam suas potencialidades off-road, o que faz com que as fabricas alterem gradativamente seus projetos reduzindo custos e reduzindo a resistência.

    O problema é que o consumidor brasileiro não tem senso crítico e acho que tudo que é mais moderno é melhor e paga muito mais do que o carro vale.

    Só para se ter uma idéia do poder do consumidor quando firma uma opinião, vou citar o exemplo do mercado de motos nos EUA:
    Nos anos 90 a Harley Davidson queria modernizar seus motores substituindo o arcaico comando de válvulas lateral (varetas e balancins) pelo sistema OHC (comando no cabeçote acionado por corrente).
    Os clientes da marca protestaram porque simplesmente não concordavam com a modernização e se assim fosse, deixariam de compar os modelos, valorizando o mercado das motos usadas.
    A ameaça de ver as vendas despencarem, o que fez a fábrica rever os planos e inventar um inédito comando duplo lateral acionado por varetas e balancins (twin can) mantendo em produção o arcaico motor V2, enquanto lançavam outros modelos com OHC para os clientes menos radicais.
    Se tivessemos essa força no Brasil (informação e opinião) as coisas seriam bem diferentes.
  • 11/10/2012, 12:07
    jeisonk
    Citação:

    Postado originalmente por roberto_nascimento Ver Post
    Sobre a durabilidade dos HSD, eles duram muito! Já vi dois MWM 2.8 com altíssimas km. Eram picapes hilux de uma senhora dona de fazenda, uma estava com 600 e poucos mil kms e o outro estava com 700 e tantos mil kms

    MWM? Em Hilux? :pensativo:
    Tem coisa errada aí.
  • 11/10/2012, 12:23
    roberto_nascimento
    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    MWM? Em Hilux? :pensativo:
    Tem coisa errada aí.

    Tem mesmo. E foi por isso que gritaram "TOYOTA é TOYOTA". Rs falei pensando na frontier! :oops:
  • 11/10/2012, 13:21
    roberto_nascimento
    Citação:

    Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Tópico inteiro lido. Deu trabalho!


    ORIONE, mais que o tempo, a forma de uso e manutenção é que vai determinar a vida útil de sensores e fios.
    O que determina a vida útil das mangueiras do motor? O tempo ou a forma de uso/mantuenção?
    Você confia num motor mecânico cheio de mangueiras ressecadas? Não é diferente com sensores e fios.
    E é de praxe fazer essas verificações logo no ínicio do diagnóstico.

    Sobre a bomba injetora mecânica: Na primeira oficina em que trabalhei vi 2 trollers 2.8 que chegaram de guincho.
    Um, o proprietário foi ao cinema com a esposa e quando voltou encontrou uma verdadeira poça de diesel embaixo do veículo, acionando o reboque. O bombista condenou 17 itens (de uns 20 e poucos), só ia ficar a carcaça. O cliente trocou a bomba inteira.
    O outro tinha apagado no meio do trânsito no horário de rush. Solenoide.

    Tem muita coisa que não se concerta no local, seja mecânico ou eletrônico. E a mairoia das pessoas não concerta nem um fusca.
    A grande maioria dos motores mecânicos e eletrônicos que vejo com problema é por filtro entupido. E claro que não precisa rebocar ou ter filtro novo pra resolver isso. E não são poucos os casos em que o filtro está lá há anos. Já vi um fiesta fazendo motor com 35 mil km! Virou chiclete! A dona nunca tinha trocado óleo. Sem falar naqueles que entram na oficina com aquele cheiro de junta e explicando que rodaram um pouco sem água pra chegar até ali, dá pena.

    A minha opinião é que veículo a diesel, seja ele de injeção mecânica ou injeção eletrônica, é um veículo excepcional.
    E ninguém precisa engolir tudo que o mercado oferece. O poder aquisitivo aqui aumentou, e as pessoas querem ficar trocando de carro todo ano. Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo.
  • 11/10/2012, 14:14
    ORIONE
    Realmente, manutenção conta muito! + o tempo também conta, ainda + se os materiais de fabricação ñ forem lá essas coisas.

    Esse T4 da BI q o dono desl. o carro normalmente e qdo voltou tinha óleo no chão, foi d reboque e a B.I tava condenada é meio estranho. Como q tava funcionando normalmente toda ruim. Era pro motor estar sem rendimento e etc.
    A Solenóide uma original tem por R$90,00 e são 15min. pra trocar.

    Realmente a maioria das pessoas ñ consertam nem fusca!
    Filtros sem troca a anos e óleo c/ 35.000Km é inaceitavem. kkk
    Rodar sem água tbm, o sensor de temp. mede em contato c/ a água (me corrigam se estiver errado), se ñ tiver água...

    Uma coisa q ñ comentei é q os motores a Gasolina e Alcool trab. c/ pressão de injeção de por ex. 4bar.
    Ja os motores a Diesel c/ pressão de ~1600bar ou 23.200psi. Não sei se existe uma certa dificultade de projetar uma Bomba/Bicos elet. p/ uma pressão tão alta...

    Abraços.
  • 11/10/2012, 15:14
    Walter da Camper
    "...Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo..."

    O problema não é fazer ou deixar de fazer manutenção.
    O fato é que em uso severo há grande risco das condições de trabalho se tornarem tão críticas quanto aquelas geradas por ausência de manutenção.

    Imagine-se a seguinte situação.
    Seu carro tem a manutenção rigorosamente em dia.
    Você sai para uma viagem em que se rode o dia todo em estradas com muita lama. A lama vai impregnando o radiador e a capacidade de refrigeração vai diminuindo e a temperatura de trabalho aumentando em função disso e da baixa velocidade, peso da carga, maior arrasto por estar com 4x4 acionado,.. etc.
    Se o motor não tiver uma certa tolerância para trabalhar acima da temperatura normal, basta uma subida um pouco mais prolongada para colocar em risco o cabeçote feito do nobre material alumínio.
    O problema, portanto, não está na manutenção e sim no uso do carro em real situação off-road, coisa que poucos fazem e por isso acham besteira se preocupar com resistencia de materiais ou margem de segurança em projetos.
  • 11/10/2012, 15:34
    roberto_nascimento
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    "...Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo..."

    O problema não é fazer ou deixar de fazer manutenção.
    O fato é que em uso severo há grande risco das condições de trabalho se tornarem tão críticas quanto aquelas geradas por ausência de manutenção.

    Imagine-se a seguinte situação.
    Seu carro tem a manutenção rigorosamente em dia.
    Você sai para uma viagem em que se rode o dia todo em estradas com muita lama. A lama vai impregnando o radiador e a capacidade de refrigeração vai diminuindo e a temperatura de trabalho aumentando em função disso e da baixa velocidade, peso da carga, maior arrasto por estar com 4x4 acionado,.. etc.
    Se o motor não tiver uma certa tolerância para trabalhar acima da temperatura normal, basta uma subida um pouco mais prolongada para colocar em risco o cabeçote feito do nobre material alumínio.
    O problema, portanto, não está na manutenção e sim no uso do carro em real situação off-road, coisa que poucos fazem e por isso acham besteira se preocupar com resistencia de materiais ou margem de segurança em projetos.

    Walter esse é um risco que todos correm. Tem uma oficina muito famosa em 4x4 com um poster na parede de uma land rover defender num buraco de lama. Ela é do dono da oficina e era a segunda trilha do carro. A foto não mostra, mas o cara teve um prejuízo de 22 mil reais por causa de radiador entupido com lama. Sei disso pois tenho um colega que trabalhava lá na época, antes de vir pra são paulo. E se superaquecer em situações assim, o dono não percebendo, acho difícil o fato do cabeçote não ser de alumínio ajudar em alguma coisa, pois vai trincar sim. Os eletrônicos talvez entrem em modo de segurança e evitem o prejuízo. Assim com o sensor pode falhar e colocar ele em modo de segurança sem necessidade.
    O defender é bom exemplo sobre as questões levantadas aqui sobre correia dentada também e uma bem cuidada não tem dificuldade de rodar mais de 300 ou 400 mil kms, claro se tiver manutenção.
  • 11/10/2012, 15:40
    roberto_nascimento
    Citação:

    Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Realmente, manutenção conta muito! + o tempo também conta, ainda + se os materiais de fabricação ñ forem lá essas coisas.

    Esse T4 da BI q o dono desl. o carro normalmente e qdo voltou tinha óleo no chão, foi d reboque e a B.I tava condenada é meio estranho. Como q tava funcionando normalmente toda ruim. Era pro motor estar sem rendimento e etc.
    A Solenóide uma original tem por R$90,00 e são 15min. pra trocar.

    Realmente a maioria das pessoas ñ consertam nem fusca!
    Filtros sem troca a anos e óleo c/ 35.000Km é inaceitavem. kkk
    Rodar sem água tbm, o sensor de temp. mede em contato c/ a água (me corrigam se estiver errado), se ñ tiver água...

    Uma coisa q ñ comentei é q os motores a Gasolina e Alcool trab. c/ pressão de injeção de por ex. 4bar.
    Ja os motores a Diesel c/ pressão de ~1600bar ou 23.200psi. Não sei se existe uma certa dificultade de projetar uma Bomba/Bicos elet. p/ uma pressão tão alta...

    Abraços.

    Orione, o troller 2.8 estava falhando sim e o dono já tinha trocado os bicos. Com certeza o carro dá sinal, mas muitas vezes o camarada acha que por ser diesel, não quebra fácil e leva em qualquer mané. No fim das contas acaba com prejuízo. O cara gastou mais de 6 mil reais ajeitando um troller 2.8 que não tinha nem 100 mil rodados.
  • 11/10/2012, 17:09
    Walter da Camper
    No caso dos Troller 2.8 a bomba mecânica, muito antes de parar, já começa a dar sinais de desgaste elevado, possiblitando a manutenção a tempo de não ficar na mão. Esse sim é um típico caso de falta de manutenção.

    Sobre a válvula solenóide, este é um compontente pequeno e barato, que pode ser levado na mala de ferramentas numa expedição e, em caso de pane é muito fácil substituí-la. Além disso, em caso de emergência, o negócio é sacar a válvula e dar um jeito de cortar (ou limar) a ponta da agulha que bloqueia a passagem do combustível, fazendo o motor funcionar para sair do aperto, (o problema é que não vai desligar mais na chave, tendo que matar o motor engatando marcha e soltando lentamente a embreagem).
  • 21/10/2012, 11:32
    Fabil
    na minha opniao, a durabilidade dos motores atuais é reduzida proporcionalmente ao aumento de sua pontencia.... EXPLICO;

    os motores de hj sao projetados e dimensionados trabalhando no "limite" dos materias, numa equaçao de custo x beneficio, por um lados, as fabricas querem enxugar AO MAXIMO os custos de produçao mas tb querem extrair o MAXIMO possivel dos materiais empregados

    até a decada de 70~80 viamos motores V8 com 5.0, 6.0 litros fornecendo miseros 150~200cv... motores diesel 4 litros fornecendo miseros 80 cv, 90cv raramente mais de 100cv... motores com bloco e cabeçote em ferro fundido, bielas pensado kilos, coletores em ferro, etc...

    os motores de hj? qualquer motorizonho 1.8 / 2.0 de hj 160~200cv, bloco/cabecote em aluminio, bielas parecendo palitos de tao finas, mas necessarias p/ antigir rotaçoes proximo de 7000rpm sem nenhum problema. motores diesel de hj, com apenas 2.0 litros fornecedo 200cv ( vide o motor da Amarok)

    p/ se conseguir essa potencia e torque todo, todo o conjunto trabalha proximo do limite, o que obviamente reduz a durabilidade, pode esquecer daqueles lendarios motores que duram 1.000.000 de km de retifica :mrgreen: isso nunca mais existirá

    meus 2 cents
  • 21/10/2012, 15:42
    euclidesneto
    Disse tudo. Não tem pra onde correr.
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