Postado originalmente por
Walter da Camper
"...Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo..."
O problema não é fazer ou deixar de fazer manutenção.
O fato é que em uso severo há grande risco das condições de trabalho se tornarem tão críticas quanto aquelas geradas por ausência de manutenção.
Imagine-se a seguinte situação.
Seu carro tem a manutenção rigorosamente em dia.
Você sai para uma viagem em que se rode o dia todo em estradas com muita lama. A lama vai impregnando o radiador e a capacidade de refrigeração vai diminuindo e a temperatura de trabalho aumentando em função disso e da baixa velocidade, peso da carga, maior arrasto por estar com 4x4 acionado,.. etc.
Se o motor não tiver uma certa tolerância para trabalhar acima da temperatura normal, basta uma subida um pouco mais prolongada para colocar em risco o cabeçote feito do nobre material alumínio.
O problema, portanto, não está na manutenção e sim no uso do carro em real situação off-road, coisa que poucos fazem e por isso acham besteira se preocupar com resistencia de materiais ou margem de segurança em projetos.